-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular no âmbito do desenvolvimento de um projeto audiovisual.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 15
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2174-15933
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A iniciação à investigação que se articula com a formação em metodologia de investigação e o aprofundamento do saber teórico fundamental em estudos cinematográficos, onde se inclui a análise de filmes, de argumentos, de géneros, de estilos e de autores, e a própria criação artística e experimental. Este mestrado visa formar para investigação avançada em cinema e contribuir para o desenvolvimento da criação cinematográfica, na escolha do seu tema de projeto final o aluno deverá, à parte do tratamento das questões filmológicas, trabalhar conteúdos das ciências da arte em geral, incluindo contributos de ordem filosófica, estética, antropológica e sociológica. A iniciação à investigação que culmina neste projeto final e articula-se com a formação em metodologia de investigação e o aprofundamento do saber teórico fundamental em estudos cinematográficos, onde inclui a análise de filmes, de argumentos, de géneros, de estilos e de autores, e a própria criação.
-
Objetivos
Objetivos
Considerando que este mestrado visa formar para investigação avançada em cinema e contribuir para o desenvolvimento da criação cinematográfica, na escolha do seu tema de tese o aluno deverá, à parte do tratamento das questões filmológicas, trabalhar conteúdos das ciências da arte em geral, incluindo contributos de ordem filosófica, estética, antropológica e sociológica. Pretende-se com o trabalho de projeto final fomentar a reflexão teórica sobre o cinema do ponto de vista da história das formas fílmicas, do ponto de vista do funcionamento antropológico e sociológico do cinema e do ponto de vista dos regimes de criação e receção do cinema.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em cada sessão um grupo de alunos faz a apresentação pública do seu projeto individual de dissertação recebendo um feedback de colegas e professor e eventuais convidados ligados à área e natureza dos temas de trabalho que discutirão o estado da investigação teórica ou produção/realização do filme. Ao longo da UC os alunos terão ciclicamente de apresentar o work in progress do seu trabalho num mínimo de 5 apresentações públicas aos colegas, professores e eventuais convidados. Cada uma dessas etapas é avaliada em relação à capacidade de resolução de problemas levantados na discussão anterior sem, no entanto, que se descaracterize o projeto individual transformando-o num projeto coletivo. O modelo metodológico desta UC vai de encontro à vanguarda que diversos centros de investigação e laboratórios de criação artística têm desenvolvido, como é o caso do Torino Film Lab (http://www.torinofilmlab.it)
Avaliação: submissão e discussão pública de dissertação
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
A acrescentar em função do objeto de estudo.
BARSAM RICHARD - Non Fiction Films - Theory and Criticism
BUSCH, NOEL (1973) - Praxis do Cinema Lisboa, Estampa.
FIELD, Syd (1982) - SCREENPLAY - The Foundations of Screenwriting - NOVA YORK / Dell Publishing
KATZ, Steven D. (1992) ¿ Film Directing, Cinematic motion ¿ Studio City CA, Michael Wiese Produtions
KATZ, Steven D. (1991) ¿ Film Directing, shot by shot ¿ Studio City CA, Michael Wiese Produtions
MANBAR STEPHEN (1974) - Cinema Verité in America, Studies in UncomtroledDreamaers ¿ Boston / MIT Press
MCKEE, Robert (1997)- STORY: Substance, Structure, Style and Principles of Screenwriting ¿ Nova York / Dell Publishing
MARTIN, Marcel (1994) LE LANGAGE CINÉMATOGRAPHIQUE Paris / les editions du cerf
SALT, BARRY (1983) - Film Style and Technology, History and Analysis Londres / London
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não