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Disciplina Exognosia e Identificação Animal

  • Apresentação

    Apresentação

    Características morfológicas das principais espécies de animais domésticos e novos animais de
    companhia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • Conceito e nomenclatura das regiões do exterior do animal
    • Classificação das estruturas anatómicas de cobertura de pele
    • Pelagens
    • Determinação da idade
    • Métodos e sistemas de identificação animal
    • Aprumos e atitudes de movimento

    Espécies abordadas:

    • Aves e Répteis
    • Coelhos e mamíferos exóticos
    • Equinos
    • Cães
    • Gatos
    • Bovinos
    • Ovinos e Caprinos
  • Objetivos

    Objetivos

    1 - Adquirir conhecimentos sobre as principais características morfológicas dos diferentes grupos de animais;
    2 - Reconhecer as diversas raças das espécies domésticas e identificar as regiões do exterior, os tipos, as variedades e as particularidades das pelagens dos animais, as suas atitudes e aprumos;
    3 - Capacitar o aluno a determinar a idade aproximada do animal;
    4 - Saber realizar uma correta identificação animal recorrendo à metodologia apropriada (métodos de identificação naturais, analíticos ou implantados);
    5 - Saber realizar uma identificação por resenha;
    6 - Conhecer as principais raças portuguesas e exóticas de animais das espécies bovina, equina, ovina, caprina, suína, canina, felina, de leporídeos e de aves. Conhecer as suas aptidões e formas de exploração (quando aplicável);
    7 - Adquirir conhecimentos sobre as principais espécies de aves, répteis e mamíferos exóticos de companhia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino empregues baseiam-se em aulas teóricas magistrais com exposição de conhecimento, recorrendo a exemplos práticos. Esta será complementada com recurso a metodologias ativas que se baseiam no princípio da aquisição de conhecimento de forma autónoma, de forma a complementar as aprendizagens. São aplicadas metodologias de ensino ativas nas aulas práticas. São ainda utilizadas metodologias de ensino híbrido com recurso a plataformas de ensino on-line como: zoom, moodle e genially.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Warren, D. M. (2016). Small animal care and management. Cengage.
    • Ekarius, C. (2008). Storey's illustrated breed guide to sheep, goats, cattle, and pigs . Storey Pub..
    • Edwards, E. H. (2016). The horse Encyclopedia . DK
    • Club, A. K. (2017). The new complete dog book. Companionhouse books.
    • Rixon, A. (2020). The illustrated encyclopedia of cats. Chartwell Books.
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