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Apresentação
Apresentação
Características morfológicas das principais espécies de animais domésticos e novos animais de
companhia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT478-6020
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Conceito e nomenclatura das regiões do exterior do animal
- Classificação das estruturas anatómicas de cobertura de pele
- Pelagens
- Determinação da idade
- Métodos e sistemas de identificação animal
- Aprumos e atitudes de movimento
Espécies abordadas:
- Aves e Répteis
- Coelhos e mamíferos exóticos
- Equinos
- Cães
- Gatos
- Bovinos
- Ovinos e Caprinos
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Objetivos
Objetivos
1 - Adquirir conhecimentos sobre as principais características morfológicas dos diferentes grupos de animais;
2 - Reconhecer as diversas raças das espécies domésticas e identificar as regiões do exterior, os tipos, as variedades e as particularidades das pelagens dos animais, as suas atitudes e aprumos;
3 - Capacitar o aluno a determinar a idade aproximada do animal;
4 - Saber realizar uma correta identificação animal recorrendo à metodologia apropriada (métodos de identificação naturais, analíticos ou implantados);
5 - Saber realizar uma identificação por resenha;
6 - Conhecer as principais raças portuguesas e exóticas de animais das espécies bovina, equina, ovina, caprina, suína, canina, felina, de leporídeos e de aves. Conhecer as suas aptidões e formas de exploração (quando aplicável);
7 - Adquirir conhecimentos sobre as principais espécies de aves, répteis e mamíferos exóticos de companhia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino empregues baseiam-se em aulas teóricas magistrais com exposição de conhecimento, recorrendo a exemplos práticos. Esta será complementada com recurso a metodologias ativas que se baseiam no princípio da aquisição de conhecimento de forma autónoma, de forma a complementar as aprendizagens. São aplicadas metodologias de ensino ativas nas aulas práticas. São ainda utilizadas metodologias de ensino híbrido com recurso a plataformas de ensino on-line como: zoom, moodle e genially.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Warren, D. M. (2016). Small animal care and management. Cengage.
- Ekarius, C. (2008). Storey's illustrated breed guide to sheep, goats, cattle, and pigs . Storey Pub..
- Edwards, E. H. (2016). The horse Encyclopedia . DK
- Club, A. K. (2017). The new complete dog book. Companionhouse books.
- Rixon, A. (2020). The illustrated encyclopedia of cats. Chartwell Books.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não