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Apresentação
Apresentação
A UC de Neuropatologia Clínica é um componente fundamental do mestrado em Neuropsicologia Aplicada, fornecendo aos estudantes conhecimentos essenciais sobre a patologia do sistema nervoso. Com um programa abrangente que aborda diversos diagnósticos, esta UC capacita os estudantes com a expertise necessária para compreender e desenvolver capacidade de raciocínio clínico sobre doenças neurológicas. Ao longo da UC, os estudantes irão aprofundar os principais tipos de patologia que afetam o sistema nervoso (neurodegenerativas, traumáticas, cerebrovasculares, etc.), bem como o campo emergente do treino cognitivo para patologias cerebrais. O conhecimento adquirido através da UC de Neuropatologia Clínica proporciona aos estudantes uma base sólida para a sua prática futura, permitindo-lhes compreender a neuropatologia e, em última instância, capacitando estes profissionais para desenvolver planos de reabilitação eficazes e apoiarem o bem-estar global dos seus pacientes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT789-10979
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O diagnóstico - A avaliação do défice neurológico através do exame neurológico
2. Perturbações vasculares
3. Traumatismos crânio-encefálicos
4. Epilepsias
5. Tumores do sistema nervoso
6. Infecções do sistema nervoso
7. Desmielinização no SNC e Esclerose Múltipla
8. Alterações do sono
9. Perturbações demenciais e síndromas degenerativas
10. Cefaleias e outras síndromas dolorosas
11. Treino cognitiva para a neuropatologia
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os mestrandos adquiram conhecimentos básicos de patologia do sistema nervoso. Os formandos deverão adquirir os conhecimentos sobre os principais tipos de patologia do sistema nervoso, bem como desenvolverem competências básicas para perceber a doença neurológica e a sua avaliação semiológica. Além disso, os estudantes deverão ainda ser capazes de compreender alguns métodos emergentes de treino cognitivo para os principais tipos de neuropatologia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão lecionadas de acordo com o método expositivo e demonstrativo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Blumenfeld, H. (2010). Neuroanatomy through clinical cases. Sunderland, Mass: Sinauer Associates. Hilton, D. A., & Shivane, A. G. (2015). Neuropathology simplified: a guide for clinicians and neuroscientists. Springer.
Lezak, M. D., Howieson, D. W., Bigler, E.D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment. NY: Oxford University Press.
Kadosh, R. C. (2014). The Stimulated Brain. Elsevier Science. http://www.totalboox.com/book/id-9048373513484951705
Wassermann, E. M., Peterchev, A. V., Ziemann, U., Lisanby, S. H., Siebner, H. R., & Walsh, V. (Eds.). (2021). The Oxford Handbook of Transcranial Stimulation, Second Edition (2nd ed.). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198832256.001.0001
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não