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Disciplina Neuropatologia Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Neuropatologia Clínica é um componente fundamental do mestrado em Neuropsicologia Aplicada, fornecendo aos estudantes conhecimentos essenciais sobre a patologia do sistema nervoso. Com um programa abrangente que aborda diversos diagnósticos, esta UC capacita os estudantes com a expertise necessária para compreender e desenvolver capacidade de raciocínio clínico sobre doenças neurológicas. Ao longo da UC, os estudantes irão aprofundar os principais tipos de patologia que afetam o sistema nervoso (neurodegenerativas, traumáticas, cerebrovasculares, etc.), bem como o campo emergente de métodos de neuromodulação não-invasiva para patologias cerebrais. O conhecimento adquirido através da UC de Neuropatologia Clínica proporciona aos estudantes uma base sólida para a sua prática futura, permitindo-lhes compreender a neuropatologia e, em última instância, capacitando estes profissionais para desenvolver planos de reabilitação eficazes e apoiarem o bem-estar global dos seus pacientes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O diagnóstico - A avaliação do défice neurológico através do exame neurológico 

    2. Perturbações vasculares

    3. Traumatismos crânio-encefálicos

    4. Epilepsias

    5. Tumores do sistema nervoso

    6. Infecções do sistema nervoso

    7. Desmielinização no SNC e Esclerose Múltipla

    8. Alterações do sono

    9. Perturbações demenciais e síndromas degenerativas

    10. Cefaleias e outras síndromas dolorosas

    11. Neuromodulação não-invasive para neuropatologia.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os mestrandos adquiram conhecimentos básicos de patologia do sistema nervoso. Os formandos deverão adquirir os conhecimentos sobre os principais tipos de patologia do sistema nervoso, bem como desenvolverem competências básicas para perceber a doença neurológica e a sua avaliação semiológica.  Além disso, os estudantes deverão ainda ser capazes de compreender alguns métodos emergentes de neuromodulação não-invasiva para os principais tipos de neuropatologia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino será de natureza expositiva, combinada com alguns exercícios práticos para a aquisição de competências na interpretação de dados neuroimagiológicos relacionados com neuropatologia e experimentação de técnicas de neuromodulação não-invasiva.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blumenfeld, H. (2010). Neuroanatomy through clinical cases. Sunderland, Mass: Sinauer Associates. Hilton, D. A., & Shivane, A. G. (2015). Neuropathology simplified: a guide for clinicians and neuroscientists. Springer.

     

    Lezak, M. D., Howieson, D. W., Bigler, E.D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment. NY: Oxford University Press.

     

    Kadosh, R. C. (2014). The Stimulated Brain. Elsevier Science. http://www.totalboox.com/book/id-9048373513484951705

     

    Wassermann, E. M., Peterchev, A. V., Ziemann, U., Lisanby, S. H., Siebner, H. R., & Walsh, V. (Eds.). (2021). The Oxford Handbook of Transcranial Stimulation, Second Edition (2nd ed.). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oxfordhb/9780198832256.001.0001

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