filmeu

Disciplina Psicologia Cognitiva

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade procura explorar os processos mentais internos e abordar os principais paradigmas experimentais em psicologia cognitiva para estudo das funções cognitivas, i.e. como percecionamos, nos lembramos, pensamos, falamos e resolvemos problemas

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Psicologia Cognitiva

    1.1. Métodos de investigação em Psicologia Cognitiva Experimental

    2. Percepção visual e atenção

    2.1. Processos básicos de percepção visual

    2.2. Principais mecanismos atencionais

    3. Memória

    3.1. Memória e aprendizagem

    3.2. Modalidades mnésicas

    4. Linguagem

    4.1. Leitura e percepção do discurso

    4.2. Mecanismos na produção e compreensão da linguagem

    5. Funções cognitivas superiores

    5.1. Resolução de problemas

    5.2. Tomada de decisão

    6. Planeamento experimental e aplicações a problemas do mundo real

    7. Promoção de competências cognitivas

  • Objetivos

    Objetivos

    O estudante deverá ser capaz de compreender, seleccionar e aplicar os paradigmas mais apropriados para a finalidade desejada ¿ modalidade de processos mentais a ser investigada

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    De forma a proporcionar o processo ensino-aprendizagem, esta UC está organizada em aulas teóricas e práticas. As teóricas são de carácter expositivo. Para uma melhor ilustração dos conteúdos programáticos, recorre-se, nas práticas, a práticas laboratoriais. São disponibilizadas aos estudantes tutorias.A avaliação contínua desta UC contempla 2 momentos avaliativos: teste escrito (ponderação de 60%) e trabalho de grupo (ponderação de 40%) Os grupos deverão ser compostos por 2 elementos. No decorrer do semestre serão facultadas aos alunos tutorias de grupo. A presença nas aulas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como média final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 (dez) valores

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eysenck, M.W., & Keane, M.T. (2015). Cognitive psychology: A student's handbook (7ª Ed). London & NY: Psychology Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios