-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade procura explorar os processos mentais internos e abordar os principais paradigmas experimentais em psicologia cognitiva para estudo das funções cognitivas, ou seja, como percecionamos, nos lembramos, pensamos, falamos e resolvemos problemas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT789-15949
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Cognitiva 1.1. Métodos de investigação em Psicologia Cognitiva Experimental 2. Percepção visual e atenção 2.1. Processos básicos de percepção visual 2.2. Principais mecanismos atencionais 3. Memória 3.1. Memória e aprendizagem 3.2. Modalidades mnésicas 4. Linguagem 4.1. Leitura e percepção do discurso 4.2. Mecanismos na produção e compreensão da linguagem 5. Funções cognitivas superiores 5.1. Resolução de problemas 5.2. Tomada de decisão 6. Planeamento experimental e aplicações a problemas do mundo real 7. Promoção de competências cognitivas
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Explicar os principais paradigmas de investigação utilizados no estudo dos processos mentais (e.g., experimental, correlacional, qualitativo). OA2: Explicar os pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes a cada paradigma de estudo dos processos mentais. OA3: Desenhar e aplicar um paradigma de investigação (e.g., um desenho experimental específico) para abordar uma questão de investigação em Psicologia Cognitiva. OA4: Diferenciar as vantagens e desvantagens inerentes a cada paradigma na investigação de uma modalidade específica de processo mental (e.g., memória de trabalho versus tomada de decisão). OA5: Justificar a seleção do paradigma mais apropriado para uma finalidade de estudo específica, com base nos recursos e limitações apresentados.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
De forma a proporcionar o processo ensino-aprendizagem, esta UC está organizada em aulas teóricas e práticas (e.g., recurso ao Psychopy). As teóricas são de carácter expositivo. Para uma melhor ilustração dos conteúdos programáticos, recorre-se a práticas laboratoriais (e.g., aprendizagem baseada em projetos, simulações de decisão metodológica). São disponibilizadas aos estudantes tutorias ao longo do semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2020). Cognitive psychology: A student's handbook (8th ed.). Psychology Press. Goldstein, E. B. (2015). Cognitive psychology: Connecting mind, research and everyday experience (4th ed.). Wadsworth.
-
Avaliação
Avaliação
Duas apresentações orais (PowerPoint), nas quais todos os membros devem participar (com um peso de 20%, cada apresentação, na nota final em avaliação contínua). Dois relatórios escritos em formato Word (com um peso de 20%, cada relatório, na nota final). Apresentação, em formato poster, de um artigo científico publicado em revista com revisão por pares (Q1 ou Q2) de estudo empírico na área da psicologia cognitiva (ponderação de 20% na nota em avaliação contínua).
Nota: estudantes com estatuto especial que não possam comparecer às avaliações marcadas devem sinalizar a situação, atempadamente, de forma a agendar uma avaliação em tudo semelhante à prevista, mantendo a equidade de avaliação entre estudantes.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




