Disciplina Laboratório de Competências Profissionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC procurar fornecer competências específicas em Neuropsicologia Aplicada, quer competências clínicas de avaliação, quer de intervenção.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Ética e deontologia na intervenção em neuropsicologia 2. História clínica
    2.1. Contextos neuropsicológicos
    2.2. Comunicação e linguagem
    2.3. Modelos estruturados de história clínica
    3. Baterias fixas de avaliação neuropsicológica vs. Bateria flexíveis de avaliação neuropsicológica 4. Novas tecnologias na intervenção em neuropsicologia
    5. Roleplay da intervenção neuropsicológica
    6. Observação e prática de avaliação neuropsicológica
    7. Regras para a preparação de um relatório de avaliação neuropsicológica

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular (UC) pretende promover o contacto e a integração dos estudantes em contexto real com população clínica e não clínica. É prioritária a integração de conhecimentos e competências adquiridas nas diferentes UC deste ciclo de estudos com o objetivo de os aplicar a situações práticas de intervenção neuropsicológica. Mais concretamente, pretende: 1) fomentar o conhecimento sobre a preparação da história clínica; 2) gerar competências relativas à aplicação, cotação e interpretação de resultados de provas neuropsicológicas; 3) fornecer conhecimentos e aptidões relativas à aplicação, cotação e interpretação de outros instrumentos de avaliação cognitiva com utilização das novas tecnologias; 4) aperfeiçoar as competências relacionadas com a elaboração de relatórios de avaliação neuropsicológica.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo e demonstrativo. Numa primeira fase expositiva, serão abordados os aspetos teóricos relacionados com a ética e deontologia na intervenção em neuropsicologia. Na fase demonstrativa, o ensino inclui necessariamente aulas práticas dentro e fora do campus universitário. As aulas no exterior estão direcionadas para a observação e iniciação ao saber-fazer em contextos reais, sob supervisão. Nas aulas práticas privilegia-se o roleplay, exercícios de cotação de provas e interpretação de resultados.
    A avaliação contínua contempla: um relatório de avaliação neuropsicológica decorrente das atividades práticas (50%) e um relatório final de atividades (50%). O Exame final tem a ponderação de 100%, incidindo nos conteúdos das aulas teóricas e práticas. A presença nas aulas é obrigatória. Espera-se que o desempenho nos diferentes momentos de avaliação garanta a aquisição de competências necessárias para a aprovação na UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association. (2017). Ethical principles of psychologists and code of conduct (2002, Amended June 1, 2010 and January 1, 2017). http://www.apa.org/ethics/code/index.aspx
    D’Amato, R.C., & Hartlage, L.C. (2008). Essentials of Neuropsychological Assessment: Treatment Planning for Rehabilitation (2nd Ed.). Springer Pub Co.
    Elias, L. & Saucier, D. (2018). Neuropsychology: Clinical and experimental foundations. Harlow: Person Education Limited.
    Lezak, M. D., Howieson, D. W., Bigler, E.D., & Tranel, D. (2012). Neuropsychological Assessment. NY: Oxford University Press.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios filmeu