filmeu

Disciplina Patologia e Intervenção Nutricional I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular pretende fornecer aos alunos compete¿ncias no a¿mbito da intervenção nutricional, em contexto clinico, assim como desenvolver compete¿ncias interpessoais fundamentais para a abordagem cli¿nica na a¿rea das Cie¿ncias da Nutric¿a¿o.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Etiopatogenia da diabetes. Aspetos da Nutrigenómica. Genética da diabetes. Etiopatogenia da DM1. Aspetos clínicos. Complicações. Tratamento farmacológico da DM tipo1 Etiopatogenia da obesidade. Aspetos clínicos e tratamentos Nutricionais, cirúrgico e farmacológico. Síndrome metabólica: etiopatogenia e aspetos clínicos. Tratamento farmacológico da DM tipo2 Dislipidemias: Prevalência e incidência, etiologia e fisiopatologia. Tratamento farmacológico.  Doenças Cardiovasculares: Prevalência e incidência, fisiopatologia e tratamento farmacológico.  Hipertensão Arterial: Definição, classificação, causas primárias e secundárias.  Recomendações nutricionais para a hipertensão e dislipidemias.  Doenças neurológicas.  Doenças Metabólicas.  Alergias Alimentares Prevalência, fisiopatologia, como diagnosticar.  Interpretação de parâmetros bioquímicos em Nutrição.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender e aprofundar os conhecimentos nas diversas situações clínicas explanadas nesta UC de forma a exponenciar as suas aptidões como profissional. Pretende-se ainda contribuir para que os alunos sejam capazes de:  Dominar e aplicar o cálculo das necessidades nutricionais tendo em conta o estado clínico e fases do ciclo de vida. Interpretar parâmetros bioquímicos em Nutrição Prescrever terapêutica alimentar e nutricional personalizada (oral, entérica, parentérica e suplementação nutricional) de acordo com a avaliação nutricional, diagnósticos clínicos e nutricionais e situação clínica. Monitorizar a evolução do estado nutricional, da ingestão e do comportamento alimentar e o aporte nutricional. Avaliar a efetividade da intervenção. Promover a adesão à terapêutica nutricional, ajustando a prescrição sempre que necessário. Estabelecer e comunicar ao cliente os critérios de encaminhamento/alta.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada permite o aprofundamento do conhecimento teórico, enquanto associado à prática e experiência clínica dos docentes/especialistas convidados. O recurso à resolução de estudos de caso facilita a interligação do conhecimento teórico com a prática, transpondo-o para casos reais que o estudante com segurança tentará solucionar.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Mahan, L. K., Raymond, J. L., & Escott-Stump, S. (2020). Krause's food & the nutrition care process (15th ed.). Elsevier. Evert, A. B., Dennison, M., Gardner, C. D., Garvey, W. T., Lau, K. H. K., MacLeod, J., Mitri, J., Pereira, R. F., Rawlings, K., Robinson, S., Saslow, L., Uelmen, S., Urbanski, P., & Yancy, W. S. (2023). Nutrition therapy for adults with diabetes or prediabetes: A consensus report from the American Diabetes Association. Diabetes Care, 46(1), 275–300. https://doi.org/10.2337/dci22-0043 Ruscica, M., Sirtori, C. R., & Corsini, A. (2023). Dietary interventions for hyperlipidemia: Present and future perspectives. Journal of Clinical Lipidology, 17(2), 213-228. https://doi.org/10.1016/j.jacl.2023.01.006 Bellido, D., Bellido, V., & Pi-Sunyer, X. (2023). Nutritional interventions in metabolic syndrome: Current approaches and future directions. Nutrients, 15(3), 547. https://doi.org/10.3390/nu15030547
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios