-
Apresentação
Apresentação
m.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6353-23334
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- História da TV e rivalidade com a indústria do cinema
- História da TV portuguesa e papel impulsionador para nova vaga cineastas
- A TV vista pelo cinema
- Publicidade
- Filmes para a TV e produção serial
- As plataformas streaming
- A divulgação do património cinematográfico através da TV
- Síntese da história tecnologica de TV e a convergência com o Cinema
- Conceitos básicos – Formatos. Estruturas de arquivos audiovisuais
- Normas e tecnologias de Áudio e de Víde
- As Melhores práticas - Ecossistemas e fluxos de trabalho. Armazenamento. Metadados. Transcrições. Captura e validação de ficheiro
- Considerações jurídicas e ética
- Estudos de caso – O Arquivo Broadcast e de Conteúdos Adaptados com Audiodescrição ou Teletexto.
- A Inteligência Artificial no Arquivo audiovisual
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular propoe, como principal objetivo, fornecer aos alunos conhecimentos de historia das imagens em movimento e tecnologias que foram marcantas no desenvolvimento da televisao em todo o mundo e em particular em Portugal que seguiu a norma Europeia da EBU/UER.
Os alunos vao apreender terminologias, competencias e conceitos necessarios para adquirir valencias cruciais que permitam reconhecer os diferentes formatos cinematograficos, generos de conteudos de arquivo de televisao, que sao transversais desde o nascimento do cinema e da TV até aos dias de hoje.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barata, Júlio C. (2017). A Re(E)volucão do Vídeo no Cinema e na TV. Lisboa. Edições Universitárias Lusófonas.
Casey, M. 2015. 'Why Media Preservation Can't Wait: The Gathering Storm' IASA Journal 44, pp. 14–22. Acessível em: https://web.archive.org/web/20200906155506/https://mdpi.iu.edu/doc/storm.pdf last Acedido em 2023/08/09
Cocciolo, A. 2017. Moving Image and Sound Collections for Archivists. Chicago: Society of American Archivists.
Cury, Ivan (2011) Directing and Producing for Television: A Format Approach. Oxford: Fourth Edition, Focal Press.
Ernst, W. & Parikka, J. (2012) Digital Memory and the Archive. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press.
Hilmes, Michele (2003). The Television History Book. London. British Film Institute
Gracy, K. 2007. Film Preservation: Competing Definitions of Value, Use, and Practice. Chicago: Society of American Archivists.
Poynton, C. (2003). A Technical Introduction to Digital Video. New York: J. Wiley.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim