-
Apresentação
Apresentação
Teoria aplicada e praticas do restauro analogico para os filmes em pelicula e suportes magneticos - imagem e som. As aulas serão principalmente dadas por Tiago Alexandre Mimoso Ganhão e Franco Bosco que trabalham na Cinemateca Portuguesa - Arquivi Nacional das Imagens em Movimento (ANIM).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6353-23338
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Teoria do restauro e evolucao do conceito
- As etapas e os desafios do restauro cinematografico e audiovisual – deontologia proposta pela FIAF
- A reconstituicao de uma obra a partir dos elementos existentes (imagem e som)
- Inspecao e identificacao das deterioracoes e diagnostico da obra
- Restauro fisico da pelicula: restituicao das suas capacidades mecanicas
- Tratamento quimico (secagem/flexibilizacao/hidratacao)
- Limpeza por ultra-sons
- Calibracao ou correcao de cor (analogico)
- Duplicacao por via optica ou por contacto (optical printing/contact printing)
- Revelacao e processamento quimico dos elementos restaurados (internegativos ou interpositivos ou outros) - Comparacao
- Documentacao de todas as etapas e catalogacao na base de dados
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo desta disciplina é dar aos alunos as ferramentas teoricas, tecnicas, praticas e criticas necessarias para serem capazes de determinar as opcoes de restauro das obras e tratamentos analogicos adequados, em funcao do estado geral do filme - do tipo de elementos existentes ate as especificidade de deterioracoes encontradas, alteracao dos materiais, e do projeto de utilizacao futura das obras audiovisuais. Os alunos irao ter as competencias para aplicar os seus conhecimentos na analise e na pratica, em contextos profissionais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BUSCHE, Andreas. (2006). Just another form of ideology? Ethical and Methodological Principles in Film Restoration. The Moving Image, Vol. 6, no2, pp. 1- 29.
CASTRO, Natália de, Revisão de filmes Manual Básico, 2023, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.IASA. (2017). A Salvaguarda do Patrimonio Audiovisual. Etica, Principios e Estrategia de Preservacao. Will Prentice e Lars Gastaud (ed.). Londres: IASA. 4a ed. https://www.iasa-web.org/iasa-special-and-technical-publications.
PRICE, N. S., TALLEY, M., VACCARO A. (Eds.) (1996): Historical and philosophical issues in the conservation of cultural heritage. Los Angeles: The Getty Conservation Institute.READ, Paul. MEYER, Mark. (2000). “Principles of film restoration and film reconstruction”, in Restoration of Motion Picture Film, Butterworth-Heinemann, pp. 69-79.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim