filmeu

Disciplina Práticas de Restauro Analógico

  • Apresentação

    Apresentação

    Teoria aplicada e praticas do restauro analogico para os filmes em pelicula e suportes magneticos - imagem e som. As aulas serão principalmente dadas por Tiago Alexandre Mimoso Ganhão e Franco Bosco que trabalham na Cinemateca Portuguesa - Arquivi Nacional das Imagens em Movimento (ANIM).

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Teoria do restauro e evolucao do conceito
    - As etapas e os desafios do restauro cinematografico e audiovisual – deontologia proposta pela FIAF
    - A reconstituicao de uma obra a partir dos elementos existentes (imagem e som)
    - Inspecao e identificacao das deterioracoes e diagnostico da obra
    - Restauro fisico da pelicula: restituicao das suas capacidades mecanicas
    - Tratamento quimico (secagem/flexibilizacao/hidratacao)
    - Limpeza por ultra-sons
    - Calibracao ou correcao de cor (analogico)
    - Duplicacao por via optica ou por contacto (optical printing/contact printing)
    - Revelacao e processamento quimico dos elementos restaurados (internegativos ou interpositivos ou outros) - Comparacao
    - Documentacao de todas as etapas e catalogacao na base de dados

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo desta disciplina é dar aos alunos as ferramentas teoricas, tecnicas, praticas e criticas necessarias para serem capazes de determinar as opcoes de restauro das obras e tratamentos analogicos adequados, em funcao do estado geral do filme - do tipo de elementos existentes ate as especificidade de deterioracoes encontradas, alteracao dos materiais, e do projeto de utilizacao futura das obras audiovisuais. Os alunos irao ter as competencias para aplicar os seus conhecimentos na analise e na pratica, em contextos profissionais.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BUSCHE, Andreas. (2006). Just another form of ideology? Ethical and Methodological Principles in Film Restoration. The Moving Image, Vol. 6, no2, pp. 1- 29.
    CASTRO, Natália de, Revisão de filmes Manual Básico, 2023, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

    IASA. (2017). A Salvaguarda do Patrimonio Audiovisual. Etica, Principios e Estrategia de Preservacao. Will Prentice e Lars Gastaud (ed.). Londres: IASA. 4a ed. https://www.iasa-web.org/iasa-special-and-technical-publications.
    PRICE, N. S., TALLEY, M., VACCARO A. (Eds.) (1996): Historical and philosophical issues in the conservation of cultural heritage. Los Angeles: The Getty Conservation Institute.

    READ, Paul. MEYER, Mark. (2000). “Principles of film restoration and film reconstruction”, in Restoration of Motion Picture Film, Butterworth-Heinemann, pp. 69-79.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios