-
Apresentação
Apresentação
O que e ser curador de uma colecao audiovisual hoje?
O fator experiencial e fundamental para considerar adequadamente os desafios enfrentados pela curadoria audiovisual na contemporaneidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6353-23339
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A unidade curricular oferece um olhar em ampla escala sobre a histo¿ria, teoria e pra¿tica da curadoria audiovisual.
Do ponto de vista historico, abordar-se-a o complexo contexto sociocultural dentro do qual nasceu o conceito de “cultura filmica”.
Sao analisados eventos, parcerias e ciclos de projecoes fundamentais para o exercicio da curadoria audiovisual. Por exemplo, o Congresso da FIAF em 1978 permitiu uma reescrita profunda da historia do cinema a partir de uma nova "programacao" cinematografica. A disponibilizacao de conteudos online veio mudar as modalidades de exibicao dos materiais de arquivo, ao mesmo tempo que permitiu uma aproximacao de novos publicos e estudiosos.O papel de curador nas artes evoluiu ao longo do se¿culo passado hoje associado as multiplas questoes conceptuais, esteticas e politicas implicadas na sua atividade. Il Cinema Ritrovato, Le Giornate del Cinema Muto, o MoMA International Festival of Film Preservation, sao eventos relevantes.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular pretende formar os estudantes a partir do conhecimento disponivel mais relevante e atualizado sobre as varias facetas que compoem a atividade de curadoria audiovisual.
Em primeiro lugar, os estudantes irao aprender quais foram as condicoes historicas que permitiram o surgimento deste tipo particular de curadoria.Em segundo lugar, irao adquirir competencias de interpretacao e pensamento critico, sendo capazes de navegar os desafios conceptuais, esteticos e politicos apresentados pelo exercicio contemporaneo de curadoria.
Finalmente, serao capazes de formular propostas informadas e criativas que lhes permitam por em pratica o conhecimento adquirido.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BILTEREYST, D., MALTBY, R. & MEERS, P. (2013), Cinema, audiences and modernity: new perspectives on European cinema history, London: Routledge.
BOSMA, P. (2005), Film programming: curating for cinemas, festivals, archives, Londron & New York: Wallflower.
DE VALCK, M., KREDELL, B. & LOIST, S. (2016), Film festivals: history, theory, method, practice, London: Routledge.HAGENER, M. (2014), The emergence of film culture: knowledge production, institution building, and the fate of the avant-garde in Europe, 1919–1945, New York: Berghahn Books.
LOIPERDINGER, M. (2012), Early cinema today, KINtop 1: the art of programming and live performance, Bloomington: Indiana University Press.
LUCIA, C. & HAMID, R. (2017), Cineaste on film criticism, programming, and preservation in the new millennium, Austin: University of Texas Press.
MEMORIAV. 2017. Digital Archiving of Film and Video: Principles and Guidance. Berna: MEMORIAV. http://memoriav.ch/recommendations-digital-archiving-film-video/
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim