filmeu

Disciplina Apropriação do Filme de Arquivo: Memória Criativa

  • Apresentação

    Apresentação

    Pensar e praticar a vitalidade do arquivo nao como uma massa documental inerte, mas como materia criativa de analise e arti¿stica de modo a que o acontecimento que o arquivo refere nao caia no esquecimento e seja constantemente activado.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teoria

    1. Introducao: a obsessao pelo arquivo
    2. O arquivo como materia viva
    3. As marcas do tempo: o “found footage”
    4. O arquivo como materia prima para a criacao artistica
    5. O uso do arquivo como realizacao de futuros possiveis
    6. Analise de exemplos: Harum Farocki, Jean-Luc Godard, Bill Morrison, Peter Delpeut, Gustav Deutch, Peter Tcherkassy, Pietro Marcello...

     

    Prática

    Realizacao de um filme-ensaio / curta metragem de ficcao ou documental a partir de material audio-visual de arquivo

  • Objetivos

    Objetivos


    Analisar os filmes que utilizam imagens de arquivo (os “filmes de arquivo”) e a relacao que estabelecem com o tempo e a memoria de modo a compreender a sua vitalidade.

    Discutir e criar a partir do arquivo, para compreender o arquivo como organismo vivo a que o cinema da novas possibilidade de pensar o presente e o futuro.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BEAUVAIS, Y. (2003). Films d’archives. 1895, 41, pp. 57-70
    DERRIDA, J. (2008). Mal d’Archive. Paris: Galile¿e
    DOANE, M.A. (2002). The Emergence of Cinematic Time: Modernity, Contingency and the Archive. Cambridge MA: Harvard University Press
    FOSSATI, G. ed. (2012). Found Footage, Cinema Exposed. Amsterdam: Amsterdam University Press
    FOSTER, H. (2004). An Archival Impulse. October, 110, pp.4-5

    Gil, I. (2012), “Desfiguracao e Transfiguracao: da pintura de Francis Bacon aos filmes de Bill Morrison”, Caleidoscopio, Vol. 11/12. Ed. Lusofonas, pp. 271-280.
    FOUCAULT, M. (2005). A Arqueologia do Saber. Coimbra: Almedina
    JONG, F.D. (2016). At work in the archive: introduction to special issue. World Art, 6 (1), pp. 3-17
    SIMON, S. (2002). Introduction: Following the Archival Turn. Visual Resources, 18, pp 101-107
    VIVEIROS, P. (2018). A Work of Chaos: Gianluigi Toccafondo’s Animated Paintings. Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Images, 10, pp. 97-110

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios