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Apresentação
Apresentação
Pensar e praticar a vitalidade do arquivo nao como uma massa documental inerte, mas como materia criativa de analise e arti¿stica de modo a que o acontecimento que o arquivo refere nao caia no esquecimento e seja constantemente activado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6353-23341
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Teoria
1. Introducao: a obsessao pelo arquivo
2. O arquivo como materia viva
3. As marcas do tempo: o “found footage”
4. O arquivo como materia prima para a criacao artistica
5. O uso do arquivo como realizacao de futuros possiveis
6. Analise de exemplos: Harum Farocki, Jean-Luc Godard, Bill Morrison, Peter Delpeut, Gustav Deutch, Peter Tcherkassy, Pietro Marcello...Prática
Realizacao de um filme-ensaio / curta metragem de ficcao ou documental a partir de material audio-visual de arquivo
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Objetivos
Objetivos
Analisar os filmes que utilizam imagens de arquivo (os “filmes de arquivo”) e a relacao que estabelecem com o tempo e a memoria de modo a compreender a sua vitalidade.Discutir e criar a partir do arquivo, para compreender o arquivo como organismo vivo a que o cinema da novas possibilidade de pensar o presente e o futuro.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
N/A
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BEAUVAIS, Y. (2003). Films d’archives. 1895, 41, pp. 57-70
DERRIDA, J. (2008). Mal d’Archive. Paris: Galile¿e
DOANE, M.A. (2002). The Emergence of Cinematic Time: Modernity, Contingency and the Archive. Cambridge MA: Harvard University Press
FOSSATI, G. ed. (2012). Found Footage, Cinema Exposed. Amsterdam: Amsterdam University Press
FOSTER, H. (2004). An Archival Impulse. October, 110, pp.4-5Gil, I. (2012), “Desfiguracao e Transfiguracao: da pintura de Francis Bacon aos filmes de Bill Morrison”, Caleidoscopio, Vol. 11/12. Ed. Lusofonas, pp. 271-280.
FOUCAULT, M. (2005). A Arqueologia do Saber. Coimbra: Almedina
JONG, F.D. (2016). At work in the archive: introduction to special issue. World Art, 6 (1), pp. 3-17
SIMON, S. (2002). Introduction: Following the Archival Turn. Visual Resources, 18, pp 101-107
VIVEIROS, P. (2018). A Work of Chaos: Gianluigi Toccafondo’s Animated Paintings. Cinema: Journal of Philosophy and the Moving Images, 10, pp. 97-110
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim