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Disciplina Arte e Direitos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    UC teórica optativa, cujo programa incide sobre os conceitos fundadores, problemas e dilemas dos Direitos Humanos. Propõe-se uma abordagem teórico-prática, articulando a análise dos direitos humanos e a reflexão sobre o papel da arte na sociedade.  Os alunos são encorajados a desenvolver um trabalho alinhado com os seus interesses e projetos de investigação e incentivados a explorar conceitos como: liberdade, justiça social e multiculturalismo, examinando de que modo estes se articulam com identidades diversas, tensões sociais e desigualdades.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      O percurso desta UC conduz os alunos à reflexão sobre as seguintes questões: 1. O que entendemos por direitos humanos universais e quais são os desafios e os limites do seu reconhecimento em diferentes contextos?  2. De que forma pode a arte questionar desigualdades e estimular a consciência social sobre a liberdade, a justiça e a responsabilidade coletiva? 3. Que artistas, movimentos e práticas artísticas, tanto históricas como contemporâneas, problematizam questões ligadas aos direitos humanos? 4. De que maneira é que arte nos pode aproximar de diferentes formas de vulnerabilidade? 5. Até que ponto o compromisso com causas sociais e políticas pode condicionar a autonomia estética do trabalho do artista?
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta UC o estudante desenvolverá conhecimentos, aptidões e competências para:  Identificar os direitos humanos universais e das suas principais problemáticas na atualidade, reconhecendo os desafios e os limites da sua aplicação global. Reconhecer os principais artistas, movimentos artísticos e pensadores que contribuem para uma problematização dos direitos humanos através do seu trabalho. Compreender de que modo a prática artística pode intervir em questões de direitos humanos, explorando estratégias que promovam reflexão, empatia e consciência coletiva. Fomentar a atenção e o cuidado do mundo em que vivemos, bem como a lucidez social e o papel do artista socialmente comprometido. Produzir um trabalho de investigação artística que demonstre a capacidade do aluno para integrar problemáticas discutidas na UC no âmbito do seu próprio projeto.   
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A primeira metade do semestre é composta por aulas de carácter expositivo sobre os conteúdos programáticos anteriormente mencionados, nas quais o docente recorre a meios audiovisuais para partilhar imagens, vídeos ou citações. Após a exposição inicial, os alunos são convidados a intervir ativamente, discutindo as obras e os textos apresentados, podendo realizar-se leituras acompanhadas e debates que transitam de uma aula para a outra. A segunda metade do semestre é dedicada à elaboração de um trabalho teórico-prático, devendo os alunos tirar partido do tempo da aula para o desenvolver com acompanhamento docente. Este trabalho deverá ir ao encontro aos interesses do aluno e às especificidades do seu projeto de investigação, podendo já encará-lo como um contributo para a futura dissertação. Durante este período, serão agendadas apresentações orais acerca dos trabalhos em desenvolvimento, às quais os colegas assistem de forma ativa, utilizando o método de análise SWOT.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BESHTY, Walead – Ethics [Documents of Contemporary Art]. Londres: Whitechapel Gallery, 2015.   CARDOSO, Fernando da Silva – Direitos humanos: Reflexões a partir da arte, gênero(s) e movimentos sociais. Maringá: Viseu, 2018.  CASTELLANO, Carlos Garrido; RAPOSO, Paulo – Textos para uma História da Arte Socialmente Comprometida. Lisboa: Sistema Solar, 2019.  FREEMAN, Michael – Human Rights [Key Concepts]. Cambridge: Polity Press, 2022. MBEMBE, Achille – A Comunidade Terrestre. Lisboa: Antígona, 2024.  LE GUIN, Ursula K. – The Ones Who Walk Away From Omelas [1973]. in The Winds Twelve Quarters & The Compass Rose. Londres: Gollancz, 2015.  KILOMBA, Grada – Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Quotidiano. Lisboa: Orfeu Negro, 2022 KRENAK, Ailton – Ideias para Adiar o Fim do Mundo. Lisboa: Antígona, 2025
  • Avaliação

    Avaliação

    De modo a alcançar a concretização dos objetivos e a integração dos conteúdos programáticos acima expostos, os instrumentos de avaliação são os seguintes: 

    1. Trabalho teórico-prático em conformidade com a opção escolhida pelo aluno, ficando o tema a seu critério, desde que justificado no âmbito da UC. Opção 1: ensaio com aproximadamente 3500 palavras; a avaliação terá em conta a clareza e a relevância do tema, a capacidade para desenvolver uma linha de argumentação própria, estruturada e fundamentada por fontes bibliográficas credíveis, bem como a coerência geral e a conclusão. Opção 2: obra plástica no contexto da pintura ou de outras expressões das artes visuais, acrescida de um texto com aproximadamente 1000 palavras; a avaliação terá em conta a originalidade e pertinência do tema, a expressividade, o rigor técnico e/ou conceptual, e a riqueza do processo. Este trabalho será entregue no final do semestre, valendo 60% da nota final na UC. 

    2. Apresentação oral acerca do trabalho em desenvolvimento, com uma contextualização do tema escolhido e da proposta de trabalho em relação ao enquadramento teórico e artístico da UC. A avaliação terá em conta a capacidade do aluno para expor ideias e argumentar, valendo 20% da sua nota final na UC. 

    3. Durante a apresentação dos colegas, cada aluno realiza a sua análise SWOT (clássico modelo de registo manuscrito das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades), podendo intervir e expor as razões pelas quais considera benéficos ou ineficazes alguns dos pontos expostos. No final de cada sessão, as análises SWOT são entregues e guardadas pelo docente enquanto base concreta de avaliação (auto e hétero) da UC. Este material escrito de cada aluno vale 20% da sua nota final na UC.

    Esta UC inspira-se no Regulamento específico da ECATI enquanto modelo deontológico académico. Prevê o funcionamento de cada Aula, concretamente, esperando em cada uma das sessões: pontualidade docente e discente; manutenção do respeito e dignidade (própria/alheia); responsabilidade e diligência; trato cordial, honestidade intelectual, pensamento crítico saudável.

    São considerados e protegidos nesta UC enquanto «Direitos da Pessoa» todas as situações humanas previstas na lei e na moral europeia. Alunos Trabalhadores-Estudantes, grávidas, pais e/ou mães, cuidadores, portadores de qualquer disfuncionalidade ou necessitados de maior acompanhamento académico podem requerer, individualmente, avaliação alternativa adequada ao seu caso.

    Os alunos com NEE, dislexia ou outras questões de foro médico possuem o prazo alargado previsto (tolerância na execução das provas). Não serão permitidas intolerâncias à liberdade pessoal, liberdade de aprendizagem e liberdade de expressão.

    Do mesmo modo, não é permitida a usurpação dos Direitos de Autor ou da propriedade intelectual, punindo-se academicamente qualquer forma de plágio.

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    In order to achieve the objectives and integrate the program content outlined above, the evaluation instruments are as follows:

    1. Theoretical-practical work in accordance with the option chosen by the student, with the topic at their discretion, provided that it is justified within the scope of the UC. Option 1: essay of approximately 3500 words; the evaluation will take into account the clarity and relevance of the topic, the ability to develop a personal, structured, and substantiated line of argument using credible bibliographic sources, as well as the overall coherence and conclusion. Option 2: a plastic work within the context of painting or other expressions of visual arts, accompanied by a text of approximately 1000 words; the evaluation will consider the originality and relevance of the theme, expressiveness, technical and/or conceptual rigor, and the richness of the process. This work will be submitted at the end of the semester, accounting for 60% of the final grade in the UC. 

    2. Oral presentation about the ongoing work, with a contextualization of the chosen theme and work proposal in relation to the theoretical and artistic framework of the course. The evaluation will take into account the student's ability to express ideas and argue, accounting for 20% of their final grade in the course. 3. During the presentations of their peers, each student conducts their SWOT analysis (a classic handwritten record of strengths, weaknesses, threats, and opportunities), being able to intervene and explain why they consider some of the presented points beneficial or ineffective. At the end of each session, the SWOT analyses are collected and kept by the teacher as a concrete basis for evaluation (self and peer) of the course. This written material from each student counts for 20% of their final grade in the course.

    This CU is inspired by the specific ECATI Regulation as an academic ethical model. foresees the functioning of each Class, specifically, expecting in each of the sessions: punctuality of teachers and students; maintaining respect and dignity (one's own/others'); responsibility and diligence; friendly treatment, intellectual honesty, healthy critical thinking.

    All human situations provided for in European law and morality are considered and protected in this UC as “Personal Rights”. Working- Student Students, pregnant women, fathers and/or mothers, caregivers, those with any dysfunction or in need of greater academic support may individually request an alternative assessment appropriate to their case.

    Students with SEN, dyslexia or other medical issues have an extended deadline (tolerance in the execution of tests). Intolerance to personal freedom, freedom of learning and freedom of expression will not be permitted.

    Likewise, the usurpation of Copyright or intellectual property is not permitted, academically punishing any form of plagiarism.

INSCRIÇÃO AVULSO
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