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Disciplina Introdução à Curadoria

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC optativa de caráter teórivo-prático serão realizadas aulas expositivas e os alunos apresentam estudos de caso (sala de aula invertida) que consideram úteis para o seu percurso artístico, de modo a desenvolverem pensamento criativo, crítico e (in)dependente na prática artística. Estas ações são complementadas com visita a instituições onde é evidente o trabalho do curador. Nas apresentações e nas visitas o diálogo está em aberto, gerando debate e questionamento e participação dos estudantes. Para compreender a curadoria como mediação, os estudantes são desafiados a conceber um projeto curatorial hipotético, assumendo o papel de curador.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O papel do curador na perspetiva da história da arte contemporânea dos anos 80 do século XX até hoje. 2. Inter-relações entre práticas artísticas e curatoriais: o 'artista como curador' e 'o curador como artista'. 3. A nova importância do curador-artista para o desenvolvimento da arte como prática de ação no espaço social e urbano. Análise de projetos curatoriais. 4. Visitas a instituições de arte em Lisboa: museus de arte (e arquitetura), galerias de arte, outras instituições culturais. Encontros organizados com vários curadores, responsáveis pela produção da exposição, responsáveis pelas relações públicas e institucionais, assessores culturais que apresentam as suas áreas de atividades e os seus projetos atuais.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Introduzir os estudos curatorias no ensino da arte contemporânea. - Desenvolver pensamento criativo, crítico e independente na prática artística. - Mediação: juntar aptidões teóricas com habilidades práticas e aprender a transmitir um conteúdo cultural para um público abrangente. - Curadoria: comunicar ideias complexas de forma atrativa e socialmente relevante, de acordo com as necessidades e interesses da população. - Aprender a descodificar a produção artística recente, compreendendo a história da arte dos anos 80 do século XX até aos dias de hoje. - Aplicar este conhecimento para a interpretação de eventos artísticos e arquitectónicos da cena recente portuguesa e internacional.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Nesta UC são realizadas aulas expositivas e os alunos apresentam estudos de caso (sala de aula invertida) que consideram úteis para o seu percurso artístico de modo a desenvolverem pensamento criativo, crítico e (in)dependente na prática artística. Estas ações são complementadas com visita a instituições onde é evidente o trabalho do curador. Nas apresentações e nas visitas o diálogo está em aberto, gerando debate e questionamento e participação dos estudantes. Para compreender a curadoria como mediação, os estudantes são desafiados a transmitir um conteúdo cultural para um público abrangente, através da concepção de um projeto curatorial hipotético. Assumem o papel de curador, ao apresentar esse projeto onde devem mostrar que sabem comunicar ideias complexas de forma atrativa e socialmente relevante, de acordo com as necessidades e interesses de uma população também hipotética ou para um público determinado, por exemplo, pelo lugar onde se situa o projeto ou pelo tema que aborda.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    OBRIST, H. U. (2011). Everything you ever wanted to know about curating. Sternberg Press, Berlin. BALZER, B. (2014). Curationism. How Curating Took Over the Art World and Everything Else. Toronto: Coach House Books. McCARTHY, C.; SCHORCH, P. (Eds.) (2018). Curatopia. Museums and the Future of Curatorship. Manchester University Press. MARTINON, J-P. (2013). The Curatorial. A Philosophy of Curating. Bloomsbury Publishing.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e presencial.

    20% Apresentação de estudos de caso em lógica de sala de aula invertida.

    20% Participação nos debates em sala de aula e exterior – capacidade de dialogar, justificar posições de modo crítico e educadamente.

    20% Participação nas visitas de estudo – Capacidade de participar em ações fora da sala de aula que mostram o envolvimento e o interesse pela UC e pelos intervenientes; Capacidade de comunicar com outras pessoais fora do círculo de familiaridade mantendo os princípios de um diálogo democrático e humanista.

    40% Projeto curatorial hipotético:

    - Concepção da maqueta digital (que espaço arquitectónico? que lugar?);

    - Concepção da exposição (seleção de obras e modo de instalar) através da maqueta

    - Concepção da documentação inerente ao curador (textos comunicacionais, críticos).

    - Apresentação oral do projeto.

    São avaliadas as soluções para comunicar ideias complexas de forma atraente e socialmente relevante, a pertinência do discurso (se está de acordo com as necessidades e interesses de uma população hipotética ou do público pre-determinado pelo estudante), o conteúdo informativo (compreendendo a história da arte dos anos 80 do século XX até aos dias de hoje) e acordo com os princípios que regem o trabalho curatorial na atualidade (ou justificadamente em desacordo), de integrar lógicas interdisciplinares nos procedimentos e nas escolhas.

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    Assessment is continuous and in person.
    20% Presentation of case studies in flipped classroom logic.
    20% Participation in debates in the classroom and outside – ability to dialogue, justify positions critically and politely.
    20% Participation in study visits – Ability to participate in activities outside the classroom that show involvement and interest in the CU and those involved; Ability to communicate with others outside the circle of familiarity while maintaining the principles of democratic and humanistic dialogue.
    40% Hypothetical curatorial project:
    - Conceive of the digital model (what architectural space? what place?);
    - Drawing installation of the exhibition (selection of works and installation method) using the model
    - Produce the documentation inherent to the curator (communicational, critical texts).
    - Oral presentation of the project. Solutions are evaluated to communicate complex ideas in an attractive and socially relevant way, the pertinence of the speech (whether it is in accordance with the needs and interests of a hypothetical population or the audience pre- determined by the student), the informative content (understanding the history from art from the 80s of the 20th century to the present day) and in agreement with the principles that govern curatorial work today (or justifiably in disagreement), of integrating interdisciplinary logics in procedures and choices.

INSCRIÇÃO AVULSO
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