filmeu

Disciplina Seminário de Investigação em Artes

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa desta UC atravessa os últimos cem anos e coloca em relação as várias culturas, proporcionando a construção de um espírito analítico relativista e teoricamente fundamentado sobre as várias disciplinas das artes, também nos seus cruzamentos e abordagens híbridas e processuais. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Arte e Cultura Visual 1.1. Noções aprofundadas de arte e cultura visual; 1.2. Análise crítica das culturas europeia e americana no século XX: estudo das questões relacionadas com a modernidade e as vanguardas: a ação efémera, a rutura com a tradição e a hibridez; 1.3. Apresentação, análise e discussão da noção de contemporaneidade e a crise do museu. 2. Cultura Visual e os debates políticos e estéticos contemporaneous; 2.1. A produção artística e os movimentos da contemporaneidade: direitos civis, feminismo, migrações, comunitarismo e minorias, queer culture, pós-colonialismo e decolonialismo; 2.2. As disciplinas e a hibridização comunicacional e tecnológica. 3. Metodologias de produção artística 3.1. A sociedade da comunicação global e a web: particularismos e hegemonias estéticas; documentação e apropriacionismo; transmedialidade; 3.2. Os processos teóricos e laboratoriais dos projetos individuais: organização da informação, experimentação e possibilidade de formalização e exposição.
  • Objetivos

    Objetivos

    Cada tópico do programa é estudado com apoio na observação de objetos culturais e artísticos (textos, filmes,...) na aula e no exercício de redação de textos críticos. O objetivo da disciplina foca-se na capacitação de reflexão sobre o contexto da arte contemporânea, de boa observação e interpretação dos elementos culturais produzidos por diferentes mundos sociais, o aprofundamento da relação com as artes nos vários domínios e as várias instâncias da comunicação.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Estudo teórico-prático assente na observação analítica e crítica de obras paradigmáticas da arte contemporânea, acompanhadas pelo estudo contextualizado de círculos de produção artística comunitária, minoritária ou periférica no contexto global; estudo e análise de textos seminais da contemporaneidade de autores, teóricos e artistas do nosso tempo, explorando a sua relação com a história da cultura visual e da história político-social; estudo de documentos e filmes documentais sobre a produção artística e a sua relação com os novos media e modos de comunicação na economia digital; estudo da web, redes sociais e realidade virtual como novas plataforma de criação.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ALPERS, S. (1999) “The Museum as a Way of Seeing” in Exhibiting Cultures: The Poetics and Politics of Museum Display. Ivan Karp & Steven D.Lavine (eds.). London: Smithsonian Institution Press, (25-32.). BERMAN, M. (1982) “Modernidade Ontem, Hoje e Amanhã” in Tudo o que é Sólido Dissolve-se no Ar. A Aventura da Modernidade. Lisboa: Edições 70, ( 15-40). YOUNGBLOOD, E. (1970) “The Artist as Ecologist” in Expanded Cinema, (345-351).  
  • Avaliação

    Avaliação

    Os estudantes devem realizar um trabalho de investigação teórico-prático com vista ao desenvolvimento de um projeto pessoal de criação artística, documentando o processo de reunião de informação, estabelecimento de uma metodologia, ensaios e inflexões no processo.

    O trabalho final deve ser apresentado à turma e defendido teoricamente pelo estudante, valendo o trabalho produzido 30% da avaliação final e a apresentação pública 30% da avaliação final; os restantes 40% referem-se à qualidade de participação nas aulas, sobretudo nos momentos de debate crítico e reflexão conjunta com o docente ao longo do semestre.

     

    ____________________________

     

    Students must carry out theoretical-practical research work with a view to developing a personal artistic creation project, documenting the process of gathering information, establishing a methodology, testing and inflections in the process.

    The final work must be presented to the class and theoretically defended by the student, with the work produced being worth 30% of the final evaluation and the public presentation being worth 30% of the final evaluation; the remaining 40% refers to the quality of participation in classes, especially in moments of critical debate and joint reflection with the teacher throughout the semester.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios