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Apresentação
Apresentação
O programa desta UC atravessa os últimos cem anos e coloca em relação as várias culturas, proporcionando a construção de um espírito analítico relativista e teoricamente fundamentado sobre as várias disciplinas das artes, também nos seus cruzamentos e abordagens híbridas e processuais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT7008-26049
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Arte e Cultura Visual 1.1. Noções aprofundadas de arte e cultura visual; 1.2. Análise crítica das culturas europeia e americana no século XX: estudo das questões relacionadas com a modernidade e as vanguardas: a ação efémera, a rutura com a tradição e a hibridez; 1.3. Apresentação, análise e discussão da noção de contemporaneidade e a crise do museu. 2. Cultura Visual e os debates políticos e estéticos contemporaneous; 2.1. A produção artística e os movimentos da contemporaneidade: direitos civis, feminismo, migrações, comunitarismo e minorias, queer culture, pós-colonialismo e decolonialismo; 2.2. As disciplinas e a hibridização comunicacional e tecnológica. 3. Metodologias de produção artística 3.1. A sociedade da comunicação global e a web: particularismos e hegemonias estéticas; documentação e apropriacionismo; transmedialidade; 3.2. Os processos teóricos e laboratoriais dos projetos individuais: organização da informação, experimentação e possibilidade de formalização e exposição.
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Objetivos
Objetivos
Cada tópico do programa é estudado com apoio na observação de objetos culturais e artísticos (textos, filmes,...) na aula e no exercício de redação de textos críticos. O objetivo da disciplina foca-se na capacitação de reflexão sobre o contexto da arte contemporânea, de boa observação e interpretação dos elementos culturais produzidos por diferentes mundos sociais, o aprofundamento da relação com as artes nos vários domínios e as várias instâncias da comunicação.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Estudo teórico-prático assente na observação analítica e crítica de obras paradigmáticas da arte contemporânea, acompanhadas pelo estudo contextualizado de círculos de produção artística comunitária, minoritária ou periférica no contexto global; estudo e análise de textos seminais da contemporaneidade de autores, teóricos e artistas do nosso tempo, explorando a sua relação com a história da cultura visual e da história político-social; estudo de documentos e filmes documentais sobre a produção artística e a sua relação com os novos media e modos de comunicação na economia digital; estudo da web, redes sociais e realidade virtual como novas plataforma de criação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ALPERS, S. (1999) “The Museum as a Way of Seeing” in Exhibiting Cultures: The Poetics and Politics of Museum Display. Ivan Karp & Steven D.Lavine (eds.). London: Smithsonian Institution Press, (25-32.). BERMAN, M. (1982) “Modernidade Ontem, Hoje e Amanhã” in Tudo o que é Sólido Dissolve-se no Ar. A Aventura da Modernidade. Lisboa: Edições 70, ( 15-40). YOUNGBLOOD, E. (1970) “The Artist as Ecologist” in Expanded Cinema, (345-351).
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Avaliação
Avaliação
Os estudantes devem realizar um trabalho de investigação teórico-prático com vista ao desenvolvimento de um projeto pessoal de criação artística, documentando o processo de reunião de informação, estabelecimento de uma metodologia, ensaios e inflexões no processo.
O trabalho final deve ser apresentado à turma e defendido teoricamente pelo estudante, valendo o trabalho produzido 30% da avaliação final e a apresentação pública 30% da avaliação final; os restantes 40% referem-se à qualidade de participação nas aulas, sobretudo nos momentos de debate crítico e reflexão conjunta com o docente ao longo do semestre.
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Students must carry out theoretical-practical research work with a view to developing a personal artistic creation project, documenting the process of gathering information, establishing a methodology, testing and inflections in the process.
The final work must be presented to the class and theoretically defended by the student, with the work produced being worth 30% of the final evaluation and the public presentation being worth 30% of the final evaluation; the remaining 40% refers to the quality of participation in classes, especially in moments of critical debate and joint reflection with the teacher throughout the semester.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




