-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC teórico-prática que incide especificamente sobre a Pintura, procura-se estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, incentivando o estudante a formular e a articular as suas próprias interpretações e análises, o que sucede através de leituras, análise e interpretação de imagens, recursos audiovisuais, organização de debates e calendarização de apresentações individuais em que cada estudante fica responsável por pesquisar e apresentar um conteúdo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT7008-26400
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Genealogia ocidental da noção de pintura Pictura e etimologias Ut pictura poesis: textos fundamentais Movimentos e valoração II. Pintar: necessidade, pulsão, gesto Auto-representação Espelho, especularidade, visualidade Genealogias do atelier Auto-telia e escritos de artista III. Pintura expandida Os corpos da pintura: pigmento e luz, pedras e paredes, tábuas, pranchas e retábulos, páginas, tecido, quadro, tela, fotografia, artes performativas, cinema
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos gerais: Aprofundar e consolidar um conjunto de conhecimentos e conceitos da tradição pictórica ocidental que forneça ao estudante uma grelha para interpretar e analisar criticamente obras pictóricas modernas e contemporâneas à luz das grandes questões teóricas que historicamente se têm vindo a desdobrar em torno da prática da pintura, nas suas múltiplas dimensões histórica, estética e conceptual. Objetivos específicos: Analisar criticamente a evolução da teoria e prática da pintura desde a Antiguidade à contemporaneidade, destacando as principais mudanças e continuidades ao longo do tempo. Interrogar e reformular ideias pré-concebidas do que se entende por pintura, de forma a ampliar o horizonte de atuação do estudante no contexto da sua pesquisa académica e da sua prática artística. Estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, incentivando o estudante a formular e articular as suas próprias interpretações e análises de obras pictóricas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nesta Unidade Curricular adota-se uma perspetiva transdisciplinar, procurando um diálogo entre a teoria da arte e outras áreas do conhecimento, como a literatura, a filosofia, a sociologia, a psicologia e a política. Durante as aulas, a análise e discussão de pinturas e dos textos teóricos convocados são complementadas com recursos audiovisuais, através da projeção de imagens, fragmentos de filmes, vídeos ou entrevistas. Procura-se estimular o pensamento crítico e a capacidade de argumentação, incentivando o estudante a formular e a articular as suas próprias interpretações e análises, o que sucede através da organização de debates e da calendarização de apresentações individuais em que cada estudante fica responsável por pesquisar e apresentar um conteúdo previamente acordado.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADORNO, T. (2017) A arte e as artes. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 14-48. BATAILLE, G. (2015) O Nascimento da Arte. Lisboa: Sistema Solar. BECKETT, S. (1989) Le monde et le pantalon. Paris: Les Éditions de Minuit. BERGER, J. (2018) Modos de ver. Lisboa: Antígona. BERGER, J. (2015) Portraits: John Berger on artists. London: Verso.DUCHAMP, M. (2002) Engenheiro do tempo perdido. Lisboa: Assírio & Alvim. GASQUET, J. (2012) O que ele me disse… Lisboa: Sistema Solar. FOSTER, H.; KRAUSS, R.; BOIS, Yves-Alain; BUCHLOH, B. (2004) Art Since 1900: Modernism, Antimodernism and Postmodernism. London: Thames & Hudson. HARRISON & WOOD (Ed.) (2000; 2002; 2003) Art in Theory, 3 vol. Oxford: Blackwell. HOLANDA, F. (2019). Do Tirar pelo Natural. Lisboa: Sistema Solar | Documenta. MONDZAIN, Marie-José (2015) Homo Spectator. Lisboa: Orfeu Negro. STILES & SELZ (Ed.) (2012) Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists? Writings. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press.
-
Avaliação
Avaliação
Avaliação contínua - 20% Assiduidade e pontualidade
10%
Presença obrigatória em aula
Estudantes regulares: 75%
Trabalhadores-estudantes: 30%
Participação nos debates propostos
10%
Avaliação periódica - 80% Exercícios realizados em aula
10%
Apresentação oral em aula
30%
Trabalho escrito
40%
Avaliação contínua (20%):
Assiduidade e pontualidade (10%).
Alunos regulares: 75% presenças em aula obrigatória.
Alunos trabalhadores-estudantes: 30% presenças obrigatórias.
Participação nos debates propostos (10%).
Avaliação periódica (80%):
1a Avaliação periódica (10%) - Conjunto de exercícios propostos em aula ao longo do semestre. Os exercícios devem ser entregues dentro do prazo e através do meio solicitado pela docente.
2a Avaliação periódica (30%) - Apresentação oral em sala de aula (15 minutos) sobre um tema escolhido e previamente discutido com a docente. Cada mestrando deve concluir a sua apresentação com um conjunto de questões à turma para iniciar um debate.
Avaliação presencial e obrigatória.
3a Avaliação periódica (40%) - Escrita de artigo (5 a 6 páginas), tomando como ponto de partida a apresentação elaborada na 2a avaliação periódica, para a aprofundar. O trabalho é obrigatório e deve ser entregue por e-mail na última semana de aulas.
Continous assessment - 20% Attendance and punctuality
10%
Mandatory attendance
Regular students: 75%
Student-workers: 30%
Participation in proposed discutions
10%
Periodic assessment - 80% Exercises proposed in class
10%
Oral presentation
30%
Written article
40%
Continuous Assessment (20%):
Attendance and punctuality (10%).
Regular students: 75% mandatory class attendance.
Student-worker: 30% mandatory attendance.
Participation in proposed discussions (10%).
Periodic Assessment (80%):
1st Periodic Assessment (10%) - A set of exercises proposed in class throughout the semester. The exercises must be submitted on time and by the means requested by the professor.
2nd Periodic Assessment (30%) - Oral presentation in class (15 minutes) on a topic chosen and previously discussed with the professor. Each master's student must conclude their presentation with a set of questions for the class to initiate a discussion.
Mandatory in-person assessment.
3rd Periodic Assessment (40%) - Writing an article (5 to 6 pages), building on the presentation prepared in the 2nd Periodic Assessment and developing it in depth. The work is mandatory and must be submitted by email during the last week of class.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




