-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa dar início ao documento de dissertação de mestrado e continuidade ao projeto artístico. A dissertação de Mestrado pode articular um corpo de trabalho artístico e investigativo (dissertação teórico-prática) ou não (dissertação exclusivamente teórica). Dever-se-á descobrir ou confirmar a pergunta estrutural, compreender e desenvolver uma escrita em coerência com as regras institucionais de formatação do documento, no que respeita à estrutura, desenvolver os tópicos e a respetiva bibliografia e casos de estudo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT7008-26401
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Dar início à estrutura do documento de dissertação de mestrado em Pintura. Descobrir ou confirmar a pergunta estrutural. Desenvolver uma escrita em coerência com as regras institucionais de formatação do documento, no que respeita à estrutura (capa, declarações de originalidade, índice, desenvolvimento, conclusão, indicação dos dados bibliográficos segundo as normas indicadas e legendas das imagens). No índice, desenvolver os tópicos e a respetiva bibliografia e casos de estudo. Desenvolver o projeto artístico em Pintura, com a respetiva documentação visual para inclusão no documento de dissertação. Desenvolver o pensamento instalativo das obras considerando a sua especificidade e as condições expositivas.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC visa dar início ao documento de dissertação de mestrado e continuidade ao projeto artístico. A dissertação de Mestrado pode articular um corpo de trabalho artístico e investigativo (dissertação teórico-prática) ou não (dissertação exclusivamente teórica). Os objetivos de aprendizagem são: - Encontrar e aplicar uma estrutura adequada ao modo criativo de pensar de cada estudante para dar início à criação do documento de dissertação, de acordo com as regras académicas; - Continuar a desenvolver o projeto artístico e o seu modo de instalar; - Aplicar procedimentos e metodologias de investigação sobre as e através das artes na pesquisa individual; - Compreender as implicações filosóficas, éticas, estéticas, em consciência das ligações entre contexto, teoria e prática na investigação artística; - Planeamento e calendarização dos trabalhos ao longo do ano letivo.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Esta fase da investigação do mestrado é realizada com tutorias semanais de três horas por parte de um professor e dos orientadores para garantir que o estudante tem um acompanhamento intelectual, quer na escrita, quer na produção de obra. Este acompanhamento assegura que a estrutura do documento de dissertação é pertinente e adequada ao projeto de investigação do estudante, que tem a originalidade requerida e está escrito conforme as normas exigidas. Assegura também que o estudante continue o seu projeto artístico de modo coerente com a sua investigação teórico-conceptual, sem o tornar ilustrativo, garantindo a qualidade plástica da obra e a sua autonomia relativamente a qualquer explicação ou descrição. A avaliação do trabalho de investigação teórico-prático (ou teórico, caso seja esta a opção do estudante) é feita através da estruturação do documento de dissertação. (Ver informação mais detalhada em: Funcionamento da unidade curricular)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, L. S. (2019). The Methodologies of Art: An Introduction – 2nd Edition. Abingdon: Routledge. CALLAWAY, H. (1981).” Women's perspectives: Research as re-vision”. In Human inquiry: A sourcebook of new paradigm research, pp. 457-471. NY: Wiley & Sons. CANDY, L., EDMONDS, E (2018). “Practice-Based Research in the Creative Arts: Foundations and Futures from the Front Line”. Leonardo 51 (1): 63–69. DAICHENDT, G. J. (2011). Artist Scholar: Reflections on Writing and Research. Bristol: Intellect Ltd. EAVY, P. (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. NY: The Guilford Press. FORMAGGIO, D. (1985). Arte. Oeiras: Editorial Presença. Williams, G. (2014). How to Write About Contemporary Art. Londres: Thames & Hudson. SCHEURICH, J. J. (1997). Research method in the postmodern. Londres: The Falmer Press. SULLIVAN, G. (2005). Art practice as research: Inquiry in the Visual Arts. Thousand Oaks, CA: Sage.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação contínua é realizada em sala de aula e aferida pela participação ativa dos estudantes na apresentação dos seus trabalhos e nos debates temáticos, na apresentação dos projetos artísticos em desenvolvimento e na análise SWAT que devem tecer face aos projetos dos colegas - 30%
A avaliação final tem dois momentos:
1) Apresentação da exposição do projeto artístico (presencial, mediada por plataformas digitais, etc.) - 30%
2) Apresentação oral com um discurso explicativo e resumido do trabalho de dissertação perante os colegas em sala de aula, o professor responsável e o orientador e a entrega do documento (meta-dissertação) - 40%
____________________________
Continuous assessment is carried out in the classroom and measured by the active participation of students in the presentation of their work and in thematic debates, in the presentation of artistic projects in development and in the SWAT analysis that they must perform in relation to their colleagues' projects - 30%
The final assessment has two moments1) Presentation of the artistic project exhibition (in person, mediated by digital platforms, etc.) - 30%
2) Oral presentation with an explanatory and summarized speech of the dissertation work before colleagues in the classroom, the responsible professor and the supervisor and delivery of the document (meta-dissertation) - 40%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




