-
Apresentação
Apresentação
Nesta UC serão apresentados exemplos de autores e projetos culturais que fazem uso de abordagens artísticas interdisciplinares. Os cruzamentos observados e estudados dirão respeito a intersecções, quer entre diferentes áreas artísticas, quer em diferentes áreas científicas. Pretende-se que o estudante seja capaz de construir de um projeto interdisciplinar, através do entrecruzar de áreas do conhecimento e de abordagens plásticas/visuais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT7008-26404
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Abordagens artísticas interdisciplinares. Exemplos: Artes e Ciência: Ciências Naturais e Exatas (Biologia, Física, Química, Matemática) Ciências Sociais (Antropologia, Economia, História, Geografia Humana) Arte e Natureza (Crise Climática, Ambiente, Sustentabilidade, Paisagem, Território) Arte e Comunidades (Minorias, Migrações, Teorias Pós-coloniais) Construção de um projeto interdisciplinar, cruzando áreas do conhecimento e abordagens artísticas.
-
Objetivos
Objetivos
Explorar o campo expandido da pintura através de uma experimentação que cruza diversos formatos e campos da cultura visual. Identificar e aceitar a experimentação exaustiva, o risco e o erro como condições necessárias à prática artística. Motivar para incursões a diferentes campos do conhecimento que transcendem o domínio artístico (Antropologia, História, Teoria Pós-Colonial, Ecologia, Geografia, etc.). Promover o projeto artístico enquanto prática que acolhe, investiga, problematiza, debate e age sobre fenómenos e/ou problemas culturais e sociais, em colaboração com especialistas e entidades externas à universidade. Explorar práticas colaborativas em diferentes contextos revertendo para o projeto artístico e para o(s) grupo(s)/entidade(s) envolvido(s).
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As aulas são teórico-práticas e contemplam as seguintes metodologias/estratégias pedagógicas: Contacto com entidade(s) externa(s) à Universidade, gerador da identificação de fenómenos ou problemas a serem explorados através da investigação e experimentação acompanhada. Casos de estudo - técnicas, métodos e problemáticas presentes em referências na arte contemporânea, caracterizados pelo cruzamento entre: diferentes áreas artísticas (Pintura, Performance, Design, Cinema, Vídeo, Fotografia, Desenho, Escultura, Som, entre outros); diferentes áreas científicas (Pintura, Antropologia, História,Teoria Pós-Colonial, Ecologia, Geografia, Biologia, etc.); Debates sobre temas implicados em projetos desenvolvidos em aula; Avaliação contínua do trabalho desenvolvido em aula e monitorização do trabalho autónomo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AUGSBURG,T. (2017). “Interdisciplinary Arts”. In FRODEMAN, R. (ed.) (2017). The Oxford Handbook of Interdisciplinarity. Oxford University Press, pp. 131-143. BOLTER, J. D.; GRUSIN, R. (2000). Remediation: Understanding New Media. MIT Press. CECCHETTO, D.; CUTHBER, N.; LASSONDE, J.; ROBINSON, D. (ed.) (2008). Collision: Interarts Practice and Research. Cambridge Scholars Publishing. MITCHELl, W. J. T. (1995). “Interdisciplinarity and Visual Culture”. In Art Bulletin, December 1995, Vol. LXXVII, Number 4, pp. 540-544. PENNY, S. (2013). "What do we mean by interdisciplinarity and why do we care?". In RESEARCH ARTS, sept 2013. REESE, T. (1995) “Mapping Interdisciplinarity”. In Art Bulletin, December 1995, Vol. LXXVII, Number 4, pp. 544-49.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e presencial, consistindo em:
1. Exercícios de avaliação contínua/qualidades conceptuais, visuais e plásticas do projeto artístico (80%)
2. Participação e atitude em aula, empenho nos debates e o envolvimento nos fenómenos abordados (20%).
Adicionalmente, no Moodle, poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho plástico ou escrito.
Assessment is ongoing and in-person, consisting of:
1. Continuous assessment exercises/conceptual, visual, and artistic qualities of the artistic project (80%)
2. Class participation and attitude, engagement in discussions, and involvement in the topics discussed (20%).
Additionally, general information may be included in Moodle, such as information on the type of support to be provided to students during their work; bibliographical references and useful websites; and instructions for writing visual or written work.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




