-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem por objetivo a concretização de uma dissertação de mestrado pelo estudante, sob a orientação de um professor e, eventualmente, a coorientação de outros professores pertinentes para o(s) assunto(s) em investigação. Visa a construção do documento de dissertação de acordo com as regras académicas e os procedimentos da investigação artística. O estudante terá 2h semanais de acompanhamento tutorial com o docente orientador, para o auxiliar no planeamento, concretização e defesa pública da dissertação de mestrado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT7008-3157
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Desenvolver, concluir e defender a dissertação teórica de mestrado em Pintura, incluindo a respetiva documentação visual. Redação do documento de dissertação obedecendo às regras institucionais de escrita (correção do português), formatação, citação e estrutura (capa, declarações de originalidade, índice, desenvolvimento, conclusão, indicação dos dados bibliográficos segundo as normas indicadas, as legendas das imagens, anexos). Provas de Defesa pública da investigação.
-
Objetivos
Objetivos
Objetivos gerais: Esta UC visa a concretização de uma dissertação de mestrado (por cada estudante) exclusivamente teórica, sob a orientação de um professor e, eventualmente, a coorientação de outros professores pertinentes para o(s) assunto(s) em investigação. Objetivos específicos: Construção do documento de dissertação de acordo com as regras académicas onde se afere a aplicação dos procedimentos da investigação sobre as artes e suas implicações filosóficas, éticas, estéticas, em consciência das ligações entre contexto, teoria e prática na investigação artística. Planeamento, concretização e defesa pública da dissertação de mestrado como um projeto de investigação académica de caráter teórico que se alinha com critérios de qualidade e originalidade, relevantes no domínio da arte contemporânea e da cultura visual atual.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Esta fase da investigação é realizada com tutorias semanais de 2h por parte do orientador para que o estudante tenha acompanhamento intelectual no desenvolver da sua pesquisa. Este acompanhamento assegura que o documento de dissertação tem a qualidade exigida para ser defendido e está escrito conforme as normas institucionais. A avaliação do trabalho de investigação teórico-prático é feita através de provas públicas e com um júri de três ou mais elementos cuja formação está ligada à área científica principal do ciclo de estudos ou é pertinente no âmbito do assunto investigado. Para esta prova, o estudante tem de preparar a apresentação da investigação, de modo resumido (20 min.), para apresentar ao júri e ao público de forma a contextualizar quem ouve, pela primeira vez, o que que está a ser avaliado. A preparação da apresentação deve ser realizada pelo estudante, mesmo que supervisionada pelo orientador, de modo a aferir a autonomia e confiança do estudante face ao trabalho desenvolvido.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ADAMS, L. S. (2019). The Methodologies of Art: An Introduction – 2nd Edition. Abingdon: Routledge. CALLAWAY, H. (1981).” Women's perspectives: Research as re-vision”. In Human inquiry: A sourcebook of new paradigm research, pp. 457-471. NY: Wiley & Sons. CANDY, L., EDMONDS, E (2018). “Practice-Based Research in the Creative Arts: Foundations and Futures from the Front Line”. Leonardo 51 (1): 63–69. DAICHENDT, G. J. (2011). Artist Scholar: Reflections on Writing and Research. Bristol: Intellect Ltd. EAVY, P. (2017). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. NY: The Guilford Press. FORMAGGIO, D. (1985). Arte. Oeiras: Editorial Presença. WILLIAMS, G. (2014). How to Write About Contemporary Art. Londres: Thames & Hudson. SCHEURICH, J. J. (1997). Research method in the postmodern. Londres: The Falmer Press. SULLIVAN, G. (2005). Art practice as research: Inquiry in the Visual Arts. Thousand Oaks, CA: Sage.
-
Avaliação
Avaliação
A apresentação de Provas públicas é oral com um discurso explicativo e resumido do trabalho de dissertação perante um júri de avaliação e um público. A avaliação final da Prova pública é dada pelo júri numa escala de zero a vinte que tem uma equivalência qualitativa. As provas públicas são precedidas por uma reunião com todos os elementos do júri para decidirem se o documento de dissertação está em condições para ser defendido. Em caso afirmativo seguem-se as provas; em caso negativo, o estudante é informado das alterações de melhoria que deve fazer e voltar a apresentar o documento numa data posterior. Nesta altura, é novamente realizada uma reunião com todos os elementos do júri para decidirem se o documento de dissertação já se encontra em condições para ser defendido.
Caso um membro do júri ou o estudante se encontre ausente do país ou impedido de estar presente na Prova de Defesa, é possível, com o acordo de todos (júri e estudante), realizar a prova a distância. Os critérios de avaliação da prova pública são:
- Capacidade de comunicar;
- Capacidade de responder a questões de modo esclarecedor e pertinente;
- Capacidade de realizar um documento audiovisual explicativo da pesquisa;
- Rigor na escrita do documento, na aplicação de normas de escrita, de citação e de formatação do documento;
- Pertinência e atualidade do assunto investigado.
_________________________
Public examinations are presented orally with an explanatory speech summarizing the dissertation work before an evaluation panel and an audience. The final evaluation of the public exam is given by the jury on a scale of zero to twenty, which has a qualitative equivalence.
The public examinations are preceded by a meeting with all the members of the jury to decide whether the dissertation document is ready to be defended. If so, the exams follow; if not, the student is informed of the changes they should make and resubmit the document at a later date. At this point, a meeting is again held with all the members of the jury to decide whether the dissertation document is ready to be defended.If a member of the jury or the student is out of the country or unable to attend the Defense Test, it is possible, with the agreement of everyone (jury and student), to hold the test remotely.
The assessment criteria for the public exam are:- Ability to communicate;
- Ability to answer questions in an enlightening and pertinent manner;
- Ability to produce an audiovisual document explaining the research;
- Rigor in writing the document, applying the rules of writing, citing and formatting the document; - Relevance of the subject investigated in the actual days.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




