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Disciplina Teoria e Práticas de Estúdio

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina Teoria e Práticas de Estúdio visa favorecer a consolidação de conhecimentos e competências em torno dos equipamentos de estúdio, técnicas mistura e masterização nos contextos da produção audiovisual e musical.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A arte e ciência do processo de mistura: elementos técnicos e artísticos do som;
    2. Escuta crítica e analítica;
    3. Análise musical de projetos discográficos;
    4. Noções de acústica: configuração estrutural e técnica de estúdios;
    5. Análise e instrumentação;
    6. Calibração de sistemas sonoros em contexto de estúdio;
    7. Técnicas de equalização corretiva;
    8. Equalização estética;
    9. Processamento dinâmico de sinal;
    10. Processadores de efeitos;
    11. Processadores de modulação;
    12. Técnicas de masterização;
    13. Mistura e masterização de projetos musicais;
    14. Técnicas de pós-produção e mistura de projetos audiovisuais em surround 5.1/ 7.1;
    15. Técnicas de mIstura em Dolby Atmos - Binaural: pós-produção e produção musical;
    16. Normalização dinâmica;
    17. Técnicas de restauro sonoro;
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina visa favorecer a aquisição de conhecimentos e competências no que respeita especificamente às tecnologias e aos processos (técnicos e estéticos) associados às práticas da mistura e masterização. A disciplina permite igualmente desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar estratégias na consolidação de projectos musicais e audiovisuais, quer através da capacidade de analisar criticamente estratégias comunicacionais e compreender o papel do som no contexto das artes dos media. Deste modo, os mestrandos deverão demonstrar autonomia quer no domínio dos processos de mistura e masterização de projetos musicais e audiovisuais quer no desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras/ criativas que acrescentem valor ao estado da arte no domínio de especialização

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno das técnicas de mistura e masterização. Estas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual e sistemas sonoros de reprodução. As aulas teorico-práticas são leccionadas em contexto de estúdio quer em contexto de mistura jusical quer em pós-produção áudio para audioviduais. Os alunos têm acesso ilimitado às salas de pós-produção para consolidação dos projetos de produção. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle. As sessões práticas serão maioritariamente leccionadas em contexto de estúdio de gravação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    IZHAKI. Roey (2023), Mixing Audio: concepts, practices and tools, Burlington, MA, Focal Press-Elsevier;

    KATZ, Bob (2002), Mastering Audio: the art and science, Burlington, Focal Press;

    MOYLAN, William (2015), Understanding and Crafting the Mix: The Art of Recording, Burlington, Focal Press ¿ Elsevier;

    OWSINSKI, Bobby (2022), The Mixing¿s Engineers Handbook (3rd Edition), Boston, Course Technology-Cengage Learning;

    SAVAGE, Steve (2014), Mixing and Mastering in the Box, Oxford University Press, Oxford;

    ZAK, Albin (2001), The Poetics of Rock: Cutting Tracks, Making Records, Berkeley, California University Press;

     

     

     

     

     

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