-
Apresentação
Apresentação
A disciplina Teoria e Práticas de Estúdio visa favorecer a consolidação de conhecimentos e competências em torno dos equipamentos de estúdio, técnicas mistura e masterização nos contextos da produção audiovisual e musical.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-17419
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A arte e ciência do processo de mistura: elementos técnicos e artísticos do som; Escuta crítica e analítica; Análise musical de projetos discográficos; Noções de acústica: configuração estrutural e técnica de estúdios; Análise e instrumentação; Calibração de sistemas sonoros em contexto de estúdio; Técnicas de equalização corretiva; Equalização estética; Processamento dinâmico de sinal; Processadores de efeitos; Processadores de modulação; Técnicas de masterização; Mistura e masterização de projetos musicais; Técnicas de pós-produção e mistura de projetos audiovisuais em surround 5.1/ 7.1; Técnicas de mIstura em Dolby Atmos - Binaural: pós-produção e produção musical; Normalização dinâmica; Técnicas de restauro sonoro;
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina visa favorecer a aquisição de conhecimentos e competências no que respeita especificamente às tecnologias e aos processos (técnicos e estéticos) associados às práticas da mistura e masterização. A disciplina permite igualmente desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar estratégias na consolidação de projectos musicais e audiovisuais, quer através da capacidade de analisar criticamente estratégias comunicacionais e compreender o papel do som no contexto das artes dos media. Deste modo, os mestrandos deverão demonstrar autonomia quer no domínio dos processos de mistura e masterização de projetos musicais e audiovisuais quer no desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras/ criativas que acrescentem valor ao estado da arte no domínio de especialização
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno das técnicas de mistura e masterização. Estas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual e sistemas sonoros de reprodução. As aulas teorico-práticas são leccionadas em contexto de estúdio quer em contexto de mistura jusical quer em pós-produção áudio para audioviduais. Os alunos têm acesso ilimitado às salas de pós-produção para consolidação dos projetos de produção. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle. As sessões práticas serão maioritariamente leccionadas em contexto de estúdio de gravação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
IZHAKI. Roey (2023), Mixing Audio: concepts, practices and tools, Burlington, MA, Focal Press-Elsevier; KATZ, Bob (2002), Mastering Audio: the art and science, Burlington, Focal Press; MOYLAN, William (2015), Understanding and Crafting the Mix: The Art of Recording, Burlington, Focal Press ¿ Elsevier; OWSINSKI, Bobby (2022), The Mixing¿s Engineers Handbook (3rd Edition), Boston, Course Technology-Cengage Learning; SAVAGE, Steve (2014), Mixing and Mastering in the Box, Oxford University Press, Oxford; ZAK, Albin (2001), The Poetics of Rock: Cutting Tracks, Making Records, Berkeley, California University Press;
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim