-
Apresentação
Apresentação
A disciplina Teoria e Práticas de Estúdio visa favorecer a consolidação de conhecimentos e competências em torno dos equipamentos de estúdio, técnicas mistura e masterização nos contextos da produção audiovisual e musical.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2722-17419
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- A arte e ciência do processo de mistura: elementos técnicos e artísticos do som;
- Escuta crítica e analítica;
- Análise musical de projetos discográficos;
- Noções de acústica: configuração estrutural e técnica de estúdios;
- Análise e instrumentação;
- Calibração de sistemas sonoros em contexto de estúdio;
- Técnicas de equalização corretiva;
- Equalização estética;
- Processamento dinâmico de sinal;
- Processadores de efeitos;
- Processadores de modulação;
- Técnicas de masterização;
- Mistura e masterização de projetos musicais;
- Técnicas de pós-produção e mistura de projetos audiovisuais em surround 5.1/ 7.1;
- Técnicas de mIstura em Dolby Atmos - Binaural: pós-produção e produção musical;
- Normalização dinâmica;
- Técnicas de restauro sonoro;
-
Objetivos
Objetivos
Esta disciplina visa favorecer a aquisição de conhecimentos e competências no que respeita especificamente às tecnologias e aos processos (técnicos e estéticos) associados às práticas da mistura e masterização. A disciplina permite igualmente desenvolver e potenciar a criatividade, quer na capacidade para inovar e aprofundar estratégias na consolidação de projectos musicais e audiovisuais, quer através da capacidade de analisar criticamente estratégias comunicacionais e compreender o papel do som no contexto das artes dos media. Deste modo, os mestrandos deverão demonstrar autonomia quer no domínio dos processos de mistura e masterização de projetos musicais e audiovisuais quer no desenvolvimento de estratégias e soluções inovadoras/ criativas que acrescentem valor ao estado da arte no domínio de especialização
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina organiza-se segundo sessões teóricas de exposição oral para consolidação de conhecimentos teorico-práticos em torno das técnicas de mistura e masterização. Estas sessões são apoiadas através de equipamentos de projeção audiovisual e sistemas sonoros de reprodução. As aulas teorico-práticas são leccionadas em contexto de estúdio quer em contexto de mistura jusical quer em pós-produção áudio para audioviduais. Os alunos têm acesso ilimitado às salas de pós-produção para consolidação dos projetos de produção. Materiais bibliográficos de apoio ao estudo e informação complementar associado ao funcionamento das aulas são disponibilizados através da plataforma e-Learning Moodle. As sessões práticas serão maioritariamente leccionadas em contexto de estúdio de gravação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
IZHAKI. Roey (2023), Mixing Audio: concepts, practices and tools, Burlington, MA, Focal Press-Elsevier;
KATZ, Bob (2002), Mastering Audio: the art and science, Burlington, Focal Press;
MOYLAN, William (2015), Understanding and Crafting the Mix: The Art of Recording, Burlington, Focal Press ¿ Elsevier;
OWSINSKI, Bobby (2022), The Mixing¿s Engineers Handbook (3rd Edition), Boston, Course Technology-Cengage Learning;
SAVAGE, Steve (2014), Mixing and Mastering in the Box, Oxford University Press, Oxford;
ZAK, Albin (2001), The Poetics of Rock: Cutting Tracks, Making Records, Berkeley, California University Press;
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não