-
Apresentação
Apresentação
Pretende-se proporcionar aos estudantes um contacto estruturado com temáticas aprofundadas de investigação que lhes permitam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica. Neste sentido, pretende-se acompanhar os estudantes no planeamento e concretização dos seus projetos de investigação, que culminarão na elaboração da dissertação final.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT65-14573
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Revisão da literatura, com recurso a bases de dados e outras fontes bibliográficas cientificamente válidas; Formulação do problema e hipóteses de investigação, devidamente fundamentada no estado da arte e tendo por base a identificação das lacunas de conhecimento/necessidades de investigação; Seleção/reflexão acerca das metodologias que mais se adequam às perguntas de investigação e aos requisitos éticos da investigação com seres humanos em Psicologia; Quando aplicável, contacto com a realização de um estudo empírico (recolha de dados) e análise estatística dos dados; Interpretação dos resultados à luz da revisão da literatura efetuada; Divulgação dos resultados de investigação à comunidade científica, através da redacção de uma dissertação final em formato de artigo científico, de acordo com as normas da APA, bem como de outros produtos científicos, tais como comunicações em congressos científicos de relevo para a área de investigação em causa.
-
Objetivos
Objetivos
Integrando-se em linhas e temas de investigação pré-definidos de acordo com a área de competência do/as orientadore/as, pretende-se que os estudantes desenvolvam, com acompanhamento tutorial, uma parte substancial do plano de trabalhos que sustenta a elaboração da dissertação: a revisão da literatura; a definição dos objetivos, das hipóteses de investigação e das opções metodológicas; a realização do estudo empírico e a interpretação dos resultados; e a redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. Pretende-se igualmente proporcionar aos estudantes um contacto estruturado com temáticas aprofundadas de investigação que lhes permitam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular é anual, pressupondo um acompanhamento constante da parte do docente relativamente ao trabalho do estudante. As aulas iniciais são dedicadas ao trabalho introdutório relativo a todo o processo da elaboração e apresentação da dissertação. Posteriormente, as aulas são dedicadas ao apoio às diversas atividades inerentes a um processo de investigação subjacentes à dissertação (e.g., elaboração do pedido à comissão de ética, revisão de literatura, seleção de tema e instrumentos, recolha de dados e elaboração do documento). O docente é também participante ativo durante todo o processo, sendo capaz de avaliar continuamente não só a qualidade do projeto de investigação, mas também na aquisição de conteúdos e competências por parte do estudante. A unidade curricular termina com a defesa da dissertação e com a atribuição da respetiva nota final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7.ª ed). Washington: Author. Comer, J. S., & Kendall, P. C. (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology. New York: Oxford University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não