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Disciplina Métodos de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde I

  • Apresentação

    Apresentação

    A prática baseada na evidência constitui um imperativo ético nos contextos aplicados da Psicologia. Isto implica que os profissionais compreendam, analisem e apliquem a informação resultante de investigação científica. Selecionando tópicos relacionados com a área clínica e a saúde, esta unidade curricular pretende fomentar a autonomia dos estudantes na análise crítica de investigações da área, bem como no planeamento de estudos rigorosos. Tal implica o conhecimento de diferentes desenhos de investigação, dos tipos de validade e suas ameaças, das diversas técnicas de amostragem, entre outros tópicos. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    S1 Especificidades da investigação em Psicologia Clínica e da Saúde. A relevância da prática baseada na evidência. S2 Validade:     S2.1 Tipos: interna, externa, de construto e de avaliação dos dados;     S2.2 Ameaças. S3 Questões de investigação:     S3.1 Revisão da literatura.     S3.2 Definição de hipóteses.     S3.3 Operacionalização de variáveis.     S3.4 Classificação de variáveis. S4 Desenhos de investigação:     S4.1 Investigação experimental com grupos:         S4.1.1 desenhos experimentais;         S4.1.2 desenhos quasi-experimentais;         S4.1.3 grupos de controlo e grupos de comparação.       S4.2 Investigação observacional:          S4.2.1 estudos de caso-controlo;          S4.2.2 estudos de coortes. S4.3 Estudos experimentais de caso único. S5 Participantes:      S5.1 Seleção:         S5.1.1 população -alvo;         S5.1.2 enviesamentos e representatividade;         S5.1.3 tamanho da amostra.     S5.2 Populações vulneráveis.     S5.3 Questões éticas.
  • Objetivos

    Objetivos

    No primeiro semestre, esta unidade curricular incide sobre as primeiras etapas do processo de investigação em Psicologia Clínica e da Saúde, destacando as especificidades dos estudos desta área e salientando a necessidade de basear a prática clínica na evidência científica. Pretende-se que, no final do semestre, os estudantes estejam aptos a: OA1. justificar a relevância da prática baseada na evidência; OA2. identificar os diferentes tipos de validade das investigações e as suas ameaças; OA3. definir questões de investigação; OA4. elaborar hipóteses de investigação com base na revisão da literatura; OA5. operacionalizar variáveis; OA6. categorizar variáveis; OA7. indicar os diferentes tipos de desenhos de investigação; OA8. selecionar um desenho de investigação adequado à questão e às hipóteses de investigação; OA9. selecionar uma amostra adequada à questão e às hipóteses de investigação; OA10. adotar procedimentos congruentes com as orientações éticas da profissão
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teórico-práticas, são utilizados o método expositivo (para apresentação dos conteúdos) e interrogativo (para fomentar a participação dos estudantes). Para consolidar os conhecimentos, o foco será centrado na resolução de problemas, numa abordagem colaborativa, em formato b-learning. Acentuando a vertente prática, é privilegiado o método ativo, através da análise de artigos científicos e de exercícios práticos incidindo sobre as diversas etapas do processo de investigação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Areán, P. A., & Kraemer, H. C. (2013). High-quality psychotherapy research: From conception to piloting to national trials. Oxford: Oxford University Press. Barker, C., Pistrang, N., & Elliott, R. (2015). Research methods in clinical psychology: An introduction for students and practitioners (3.ª ed.). Chichester: Wiley. Kazdin, A. (2023). Research design in clinical psychology (6th ed.). Cambridge: Cambridge University Press. Lilienfeld, S. O., Lynn, S. J., & Lohr, J. M. (Coords.) (2015). Science and pseudoscience in clinical psychology (2.ª ed.). Nova Iorque: Guilford.  Makel, M. C., & Plucker, J. A. (Coords.) (2017). Toward a more perfect psychology: Improving trust, accuracy, and transparency in research. Washington, DC: American Psychological Association. McLeod, J. (2011). Qualitative research in counselling and psychotherapy (2.ª ed.). Londres: SAGE. Morley, S. (2018). Single-case methods in clinical psychology: A practical guide. Londres: Routledge.
INSCRIÇÃO AVULSO
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