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Disciplina Modelo Cognitivo- Comportamental de Intervenção Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC procura abordar os elementos fundamentais da intervenção psicológica em contexto clínico, nomeadamente na identificação, seleção e implementão de estratégias, tarefas e técnicas terapêuticas enquadradas nas características dos pacientes e em diversos quadros clínicos. Estes elementos da tomada de decisão clínica serão avaliados segundo cada faixa etária, sendo a 1ª parte do semestre dirigia a crianças e adolescentes e a 2ª parte do semestre dirigida aos adultos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. Fundamentos da Intervenção clínica com crianças/adolescentes e adultos

    2. Fases e estruturação da psicoterapia com crianças/adolescentes e adultos

    3. Estruturação dos objetivos terapêuticos em psicoterapia: especificidades com crianças/adolescentes e adultos

    4. Tomada de decisão clínica, responsividade, processos e mecanismos de mudança

    5. Orientações práticas para intervenção clínica com crianças/adolescentes:

    • Perturbações de internalização: ansiedade, depressão, POC
    • Perturbações de externalização: PHDA, oposição e comportamento
    • Perturbações do sono e eliminação

    6. Orientações práticas para a intervenção clínica com adultos:

    • Perturbações de ansiedade, humor e ciclo vigília-sono
    • Perturbações do comportamento alimentar e adições
    • Perturbações dissociativas e esquizofrenia
    • Perturbações de personalidade

    7. Intervenção online

     

                

     

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo principal da UC é transmitir conhecimentos técnico-científicos e desenvolver competências de tomada de decisão clínica e implementação de intervenções responsivas às características dos pacientes e dos quadros clínicos. Especificamente, pretende-se que os estudantes aprendam a:

    OA1: Conhecer e compreender os fundamentos da intervenção psicológica com crianças/adolescentes e adultos

    OA2: Compreender as especificidades da intervenção com crianças/adolescentes e adultos

    OA3: Identificar as variáveis fundamentais para a tomada de decisão clínica (e.g., objetivos, fase da terapia, etapa motivacional).

    OA4: Compreender os mecanismos, processos e princípios de mudança associados à intervenção psicológica.

    OA5: Identificar e selecionar diversas estratégias, tarefas e técnicas em função das características dos pacientes.

    OA6: Elaborar e aplicar planos de intervenção psicológica em função de quadros clínicos.

    OA7: Conhecer e aplicar os princípios básicos da intervenção psicológica on-line.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teóricas, será usado o método expositivo e interrogativo. Nas aulas práticas, serão usadas metodologias demonstrativas e participativas, tais como: análise de casos clínicos, reflexão sobre estratégias e técnicas de intervenção, adequação e elaboração de planos de intervenção, role-play e treino de competências de intervenção específicas, entre outros.

    A avaliação contínua será realizada por:

    a) 2 mini-testes escritos sobre os conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas (teste 1:
    crianças/adolescentes; teste 2: adultos), com a cotação de 25% cada um.

    b) Trabalho de grupo com duas componentes: 1. Apresentação de um caso clínico e role-play
    realizados em aula (25%), e documento escrito submetido no Moodle 5 dias após a apresentação (25%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Barlow, D. H. (Coord.) (2014). Clinical handbook o f psychological disorders: A step-by-step treatment manual (5.ª ed.). Nova Iorque: Guilford.

    Dobson, D., & Dobson, K. (2018). Evidence-based practice of cognitive-behavioral therapy (2.ª ed.). Nova Iorque: Guilford.

    Dobson, K., & Dozois, D. J. (Coords.) (2019). Handbook of cognitive-behavioral therapies (4.ª ed.). Nova Iorque: Guilford.

    Kendall, P.C. (Ed.). (2017). Cognitive Therapy with Children and Adolescents, 3rd edition: A casebook for clinical practice. Guilford Press.

    Stallard, P. (2021). A Clinician’s Guide to CBT for Children to Young Adults. Wiley.
    Weisz, J. R., & Kazdin, A. E. (2017). Evidence-based psychotherapies for children and adolescents (3rd Ed.). New York, NY: Guilford.

     

     

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