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Disciplina Modelo Cognitivo- Comportamental de Intervenção Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC procura abordar os elementos fundamentais da intervenção psicológica em contexto clínico, nomeadamente na identificação, seleção e implementão de estratégias, tarefas e técnicas terapêuticas enquadradas nas características dos pacientes e em diversos quadros clínicos. Estes elementos da tomada de decisão clínica serão avaliados segundo cada faixa etária, sendo a 1ª parte do semestre dirigia a crianças e adolescentes e a 2ª parte do semestre dirigida aos adultos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      1. Fundamentos da Intervenção clínica com crianças/adolescentes e adultos 2. Fases e estruturação da psicoterapia com crianças/adolescentes e adultos 3. Estruturação dos objetivos terapêuticos em psicoterapia: especificidades com crianças/adolescentes e adultos 4. Tomada de decisão clínica, responsividade, processos e mecanismos de mudança 5. Orientações práticas para intervenção clínica com crianças/adolescentes: Perturbações de internalização: ansiedade, depressão, POC Perturbações de externalização: PHDA, oposição e comportamento Perturbações do sono e eliminação 6. Orientações práticas para a intervenção clínica com adultos: Perturbações de ansiedade, humor e ciclo vigília-sono Perturbações do comportamento alimentar e adições Perturbações dissociativas e esquizofrenia Perturbações de personalidade 7. Intervenção online                   
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo principal da UC é transmitir conhecimentos técnico-científicos e desenvolver competências de tomada de decisão clínica e implementação de intervenções responsivas às características dos pacientes e dos quadros clínicos. Especificamente, pretende-se que os estudantes aprendam a: OA1: Conhecer e compreender os fundamentos da intervenção psicológica com crianças/adolescentes e adultos OA2: Compreender as especificidades da intervenção com crianças/adolescentes e adultos OA3: Identificar as variáveis fundamentais para a tomada de decisão clínica (e.g., objetivos, fase da terapia, etapa motivacional). OA4: Compreender os mecanismos, processos e princípios de mudança associados à intervenção psicológica. OA5: Identificar e selecionar diversas estratégias, tarefas e técnicas em função das características dos pacientes. OA6: Elaborar e aplicar planos de intervenção psicológica em função de quadros clínicos. OA7: Conhecer e aplicar os princípios básicos da intervenção psicológica on-line.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Nas aulas teóricas, será usado o método expositivo e interrogativo. Nas aulas práticas, serão usadas metodologias demonstrativas e participativas, tais como: análise de casos clínicos, reflexão sobre estratégias e técnicas de intervenção, adequação e elaboração de planos de intervenção, role-play e treino de competências de intervenção específicas, entre outros. A avaliação contínua será realizada por: a) 2 mini-testes escritos sobre os conteúdos programáticos lecionados nas aulas teóricas (teste 1: crianças/adolescentes; teste 2: adultos), com a cotação de 25% cada um. b) Trabalho de grupo com duas componentes: 1. Apresentação de um caso clínico e role-play realizados em aula (25%), e documento escrito submetido no Moodle 5 dias após a apresentação (25%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Barlow, D. H. (Coord.) (2014). Clinical handbook o f psychological disorders: A step-by-step treatment manual (5.ª ed.). Nova Iorque: Guilford. Dobson, D., & Dobson, K. (2018). Evidence-based practice of cognitive-behavioral therapy (2.ª ed.). Nova Iorque: Guilford. Dobson, K., & Dozois, D. J. (Coords.) (2019). Handbook of cognitive-behavioral therapies (4.ª ed.). Nova Iorque: Guilford. Kendall, P.C. (Ed.). (2017). Cognitive Therapy with Children and Adolescents, 3rd edition: A casebook for clinical practice. Guilford Press. Stallard, P. (2021). A Clinician’s Guide to CBT for Children to Young Adults. Wiley. Weisz, J. R., & Kazdin, A. E. (2017). Evidence-based psychotherapies for children and adolescents (3rd Ed.). New York, NY: Guilford.    
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação da UC será dividida em dois componentes:

    A entrega dos trabalhos será feita em dois momentos distintos em função do trabalho, caso seja com crianças/adolescentes ou adultos. Cerca de metade da turma fará trabalhos dedicados a crianças e adolescentes, enquanto a outra metade da turma fará trabalhos dedicados aos adultos. Os trabalhos escritos serão submetidos cerca de 5 dias após a apresentação na plataforma Moodle.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Mini-teste 1 (Individual: conteúdos dirigidos à intervenção com crianças e adolescentes)

    -

    25%

    Mini-teste 1 (Individual: conteúdos dirigidos à intervenção com adultos)

    -

    25%

    Elaboração de um caso clínico e plano de intervenção com crianças/adolescentes ou adultos, com duas componentes: (a) apresentação e role-play e (b) trabalho escrito.

     

    25%

    25%

     

    Os estudantes terão acesso aos critérios de avaliação do trabalho, bibliografia essencial e complementar, dispositivos e links relevantes através da plataforma Moodle.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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