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Apresentação
Apresentação
A UC de Psicologia da Saúde II adota-se uma perspetiva cognitivo-comportamental e transdiagnóstica da doença crónica e terminal. Pretende capacitar os estudantes para identificar, avaliar e intervir junto de pessoas e grupos com doença crónica numa perspectiva biopsicossocial e ambiental.
Pretende-se sistematizar e formar um perfil profissional que aplique os conhecimentos e competências da psicologia clínica e da saúde de forma ecológica, inovadora e adequada a diferentes populações, nas várias faixas etárias, com diferentes doenças e contextos (família, escola, local de trabalho, instituições sociais, entre outras). Pretende-se preparar os estudantes para implementarem estratégias de intervenção psicológica empiricamente validadas, com vista à promoção da adaptação psicossocial à doença crónica e terminal.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT65-25045
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Compreensão da adaptação à doença crónica:
a. definição, fases e prevalência da doença crónica;
b. dificuldades psicossociais e ambientais associadas à doença crónica em diferentes etapas desenvolvimentais;
c. moderadores do impacto da doença crónica;
d. tarefas de adaptação à doença crónica;
e. a experiência dos cuidadores informais.
II. Intervenção cognitivo-comportamental na doença crónica:
a. avaliação psicológica;
b. formulação de caso;
c. formulação de objetivos terapêuticos;
d. modificação de pensamentos desadaptativos;
e. gestão de dificuldades cognitivas;
f. gestão de emoções;
III – Promoção de ambientes saudáveis para a pessoas com doença crónica
- contexto familiar
- escolar
- laboral
- comunitário
- Intervenção junto dos profissionais de saúde, educação e área social.
IV. Intervenção cognitivo-comportamental na doença terminal e cuidados paliativos:
a. gestão do stresse/humor;
c. promoção do apoio social;
d. promoção da qualidade de vida;
e. apoio ao processo de luto dos cuidadores informais.
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Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular, adota-se uma perspetiva cognitivo-comportamental e transdiagnóstica da doença crónica e terminal.
Pretende-se que, no final do semestre, os estudantes estejam aptos a:
• identificar as doenças crónicas mais prevalentes;
• descrever a doença crónica numa perspetiva life span;
descrever o impacto da doença crónica numa perspetiva ecológica, na pessoa e na família, na escola/trabalho e na sociedade
• compreender a comorbilidade entre doença física e doença mental;
• enumerar fatores moderadores do impacto da doença crónica;
• compreender as tarefas de adaptação à doença crónica;
• avaliar e desenvolver formulações de caso no contexto da doença crónica;
• formular objetivos terapêuticos no contexto da doença crónica;
• implementar estratégias de intervenção psicológica empiricamente validadas, com vista à promoção da adaptação psicossocial à doença crónica e terminal.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A presença nas aulas é obrigatória.
As metodologias de ensino incluem o método expositivo, apoiado em diapositivos, para apresentar os conteúdos teóricos; o método
interrogativo, para fomentar a participação dos estudantes; e métodos ativos (por exemplo, análise de casos clínicos, simulação de
interações clínicas) para promover a aquisição de competências técnicas.
A avaliação contínua consiste num teste escrito individual (ponderação: 50%), um trabalho de grupo a apresentar oralmente
(ponderação: 30%) com componente individual escrita (ponderação: 20%).
A avaliação final consiste num exame escrito individual (ponderação: 100%), sobre os conteúdos das aulas teórico-práticas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Andrasik, F., Goodie, J. L., & Peterson, A. L. (Coords) (2015). Biopsychosocial assessment in clinical health psychology. Nova Iorque:
Guilford.
Freeman, A., Ney, R., Cole, P., & Treft, G. L. (Coords) (2019). Coaching the caregivers of the chronically ill: Mentally ill, physically ill,
and disabled persons. Nova Iorque: Routledge.
Labott, S. M. (2019). Health psychology consultation in the inpatient medical setting. Washington: American Psychological
Association.
LaBuda, J., Axelrod, B. N., & Windell, J. (2018). Cognitive behavioral protocols for medical settings. Nova Iorque: Routledge.
Rolland, J. S. (2018). Helping couples and families navigate illness and disability: An integrated approach. Nova Iorque: Guilford.
Taylor, R. (2010). Cognitive Behavioral Therapy for Chronic Illness and Disability, USA, Wiley
Sperry, L. (2014). Behavioral health: Integrating individual and family interventions in the treatment of medical conditions. Nova
Iorque: Routledge
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não