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Disciplina Psicologia da Saúde II - Avaliação e Intervenção na Doença

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Psicologia da Saúde II adota-se uma perspetiva cognitivo-comportamental e transdiagnóstica da doença crónica e terminal. Pretende capacitar os estudantes para identificar, avaliar e intervir junto de pessoas e grupos com doença crónica numa perspectiva biopsicossocial e ambiental.

    Pretende-se sistematizar e formar um perfil profissional que aplique os conhecimentos e competências da psicologia clínica e da saúde de forma ecológica, inovadora e adequada a diferentes populações, nas várias faixas etárias, com diferentes doenças e contextos (família, escola, local de trabalho, instituições sociais, entre outras). Pretende-se preparar os estudantes para implementarem estratégias de intervenção psicológica empiricamente validadas, com vista à promoção da adaptação psicossocial à doença crónica e terminal.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Compreensão da adaptação à doença crónica:

    a. definição, fases e prevalência da doença crónica;

    b. dificuldades psicossociais e ambientais associadas à doença crónica em diferentes etapas desenvolvimentais;

    c. moderadores do impacto da doença crónica;

    d. tarefas de adaptação à doença crónica;

    e. a experiência dos cuidadores informais.

    II. Intervenção cognitivo-comportamental na doença crónica:

    a. avaliação psicológica;

    b. formulação de caso;

    c. formulação de objetivos terapêuticos;

    d. modificação de pensamentos desadaptativos;

    e. gestão de dificuldades cognitivas;

    f. gestão de emoções;

    III – Promoção de ambientes saudáveis para a pessoas com doença crónica 

    1. contexto familiar
    2. escolar
    3. laboral
    4. comunitário
    5. Intervenção junto dos profissionais de saúde, educação e área social.

    IV. Intervenção cognitivo-comportamental na doença terminal e cuidados paliativos:

    a. gestão do stresse/humor;

    c. promoção do apoio social;

    d. promoção da qualidade de vida;

    e. apoio ao processo de luto dos cuidadores informais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular, adota-se uma perspetiva cognitivo-comportamental e transdiagnóstica da doença crónica e terminal.

    Pretende-se que, no final do semestre, os estudantes estejam aptos a:

    • identificar as doenças crónicas mais prevalentes;

    • descrever a doença crónica numa perspetiva life span;

    descrever o impacto da doença crónica numa perspetiva ecológica, na pessoa e na família, na escola/trabalho e na sociedade

    • compreender a comorbilidade entre doença física e doença mental;

    • enumerar fatores moderadores do impacto da doença crónica;

    • compreender as tarefas de adaptação à doença crónica;

    • avaliar e desenvolver formulações de caso no contexto da doença crónica;

    • formular objetivos terapêuticos no contexto da doença crónica;

    • implementar estratégias de intervenção psicológica empiricamente validadas, com vista à promoção da adaptação psicossocial à doença crónica e terminal.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A presença nas aulas é obrigatória.

    As metodologias de ensino incluem o método expositivo, apoiado em diapositivos, para apresentar os conteúdos teóricos; o método

    interrogativo, para fomentar a participação dos estudantes; e métodos ativos (por exemplo, análise de casos clínicos, simulação de

    interações clínicas) para promover a aquisição de competências técnicas.

    A avaliação contínua consiste num teste escrito individual (ponderação: 50%), um trabalho de grupo a apresentar oralmente

    (ponderação: 30%) com componente individual escrita (ponderação: 20%).

    A avaliação final consiste num exame escrito individual (ponderação: 100%), sobre os conteúdos das aulas teórico-práticas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrasik, F., Goodie, J. L., & Peterson, A. L. (Coords) (2015). Biopsychosocial assessment in clinical health psychology. Nova Iorque:

    Guilford.

    Freeman, A., Ney, R., Cole, P., & Treft, G. L. (Coords) (2019). Coaching the caregivers of the chronically ill: Mentally ill, physically ill,

    and disabled persons. Nova Iorque: Routledge.

    Labott, S. M. (2019). Health psychology consultation in the inpatient medical setting. Washington: American Psychological

    Association.

    LaBuda, J., Axelrod, B. N., & Windell, J. (2018). Cognitive behavioral protocols for medical settings. Nova Iorque: Routledge.

    Rolland, J. S. (2018). Helping couples and families navigate illness and disability: An integrated approach. Nova Iorque: Guilford.

    Taylor, R. (2010). Cognitive Behavioral Therapy for Chronic Illness and Disability, USA, Wiley 

    Sperry, L. (2014). Behavioral health: Integrating individual and family interventions in the treatment of medical conditions. Nova

    Iorque: Routledge

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