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Disciplina Psicologia da Saúde II - Avaliação e Intervenção na Doença

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Psicologia da Saúde II adota-se uma perspetiva cognitivo-comportamental e transdiagnóstica da doença crónica e terminal. Pretende capacitar os estudantes para identificar, avaliar e intervir junto de pessoas e grupos com doença crónica numa perspectiva biopsicossocial e ambiental. Pretende-se sistematizar e formar um perfil profissional que aplique os conhecimentos e competências da psicologia clínica e da saúde de forma ecológica, inovadora e adequada a diferentes populações, nas várias faixas etárias, com diferentes doenças e contextos (família, escola, local de trabalho, instituições sociais, entre outras). Pretende-se preparar os estudantes para implementarem estratégias de intervenção psicológica empiricamente validadas, com vista à promoção da adaptação psicossocial à doença crónica e terminal.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Compreensão da adaptação à doença crónica: a. definição, fases e prevalência da doença crónica; b. dificuldades psicossociais e ambientais associadas à doença crónica em diferentes etapas desenvolvimentais; c. moderadores do impacto da doença crónica; d. tarefas de adaptação à doença crónica; e. a experiência dos cuidadores informais. II. Intervenção cognitivo-comportamental na doença crónica: a. avaliação psicológica; b. formulação de caso; c. formulação de objetivos terapêuticos; d. modificação de pensamentos desadaptativos; e. gestão de dificuldades cognitivas; f. gestão de emoções; III – Promoção de ambientes saudáveis para a pessoas com doença crónica  contexto familiar escolar laboral comunitário Intervenção junto dos profissionais de saúde, educação e área social. IV. Intervenção cognitivo-comportamental na doença terminal e cuidados paliativos: a. gestão do stresse/humor; c. promoção do apoio social; d. promoção da qualidade de vida; e. apoio ao processo de luto dos cuidadores informais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Nesta unidade curricular, adota-se uma perspetiva cognitivo-comportamental e transdiagnóstica da doença crónica e terminal. Pretende-se que, no final do semestre, os estudantes estejam aptos a: • identificar as doenças crónicas mais prevalentes; • descrever a doença crónica numa perspetiva life span; descrever o impacto da doença crónica numa perspetiva ecológica, na pessoa e na família, na escola/trabalho e na sociedade • compreender a comorbilidade entre doença física e doença mental; • enumerar fatores moderadores do impacto da doença crónica; • compreender as tarefas de adaptação à doença crónica; • avaliar e desenvolver formulações de caso no contexto da doença crónica; • formular objetivos terapêuticos no contexto da doença crónica; • implementar estratégias de intervenção psicológica empiricamente validadas, com vista à promoção da adaptação psicossocial à doença crónica e terminal.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A presença nas aulas é obrigatória. As metodologias de ensino incluem o método expositivo, apoiado em diapositivos, para apresentar os conteúdos teóricos; o método interrogativo, para fomentar a participação dos estudantes; e métodos ativos (por exemplo, análise de casos clínicos, simulação de interações clínicas) para promover a aquisição de competências técnicas. A avaliação contínua consiste num teste escrito individual (ponderação: 50%), um trabalho de grupo a apresentar oralmente (ponderação: 30%) com componente individual escrita (ponderação: 20%). A avaliação final consiste num exame escrito individual (ponderação: 100%), sobre os conteúdos das aulas teórico-práticas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andrasik, F., Goodie, J. L., & Peterson, A. L. (Coords) (2015). Biopsychosocial assessment in clinical health psychology. Nova Iorque: Guilford. Freeman, A., Ney, R., Cole, P., & Treft, G. L. (Coords) (2019). Coaching the caregivers of the chronically ill: Mentally ill, physically ill, and disabled persons. Nova Iorque: Routledge. Labott, S. M. (2019). Health psychology consultation in the inpatient medical setting. Washington: American Psychological Association. LaBuda, J., Axelrod, B. N., & Windell, J. (2018). Cognitive behavioral protocols for medical settings. Nova Iorque: Routledge. Rolland, J. S. (2018). Helping couples and families navigate illness and disability: An integrated approach. Nova Iorque: Guilford. Taylor, R. (2010). Cognitive Behavioral Therapy for Chronic Illness and Disability, USA, Wiley  Sperry, L. (2014). Behavioral health: Integrating individual and family interventions in the treatment of medical conditions. Nova Iorque: Routledge
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