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Disciplina Intervenção Clínica em Grupos e na Comunidade

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC aborda a intervenção do Psicólogo Clínico da Saúde em contextos comunitários e em grupos. Pretende capacitar os estudantes para intervir junto de pessoas e grupos com dificuldades ao nível biopsicossocial e contextual.

    Pretende-se sistematizar e formar um perfil profissional que aplique os conhecimentos e competências da psicologia clínica e da saúde de forma ecológica, inovadora e adequada a diferentes necessidades de saúde, social e culturais muitas vezes associadas a situações de doença mental, exclusão e discriminação social. Pretende-se capacitar os estudantes para planear, executar e avaliar intervenções clínicas promotoras de participação, empowerment e mudança psicossocial.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.         Psicologia Clínica em contexto Comunitário

    Fundamentos da Psicologia em Contexto Comunitário

    Modelos de intervenção psicológica em contexto comunitário

    Avaliação e intervenção em psicologia clínica em contexto comunitário

    Intervenção em equipa multidisciplinar, em parceria e em rede

     

    2.         Abordagens de Intervenção Clínica em Grupos

    Corrente Humanista

    Modelo Internacional de Yalom

    Modelos comportamentais/cognitivos

     

    3.         Intervenção Clínica em Psicologia dos Grupos e Psicologia Comunitária

    Processos do grupo (comunicação, liderança, coesão, conflitos, identidade, etc.)

    Dinâmicas do grupo

    Tipos de Grupos

    Competências socioemocionais (Competências cognitivas, comportamentais, emocionais e expetativas/motivações)

    Mudança no grupo e comunidade

    Grupos terapêuticos 

     

    4.         Intervenção Clínica em diferentes grupos e comunidades (perspetiva de tratamento e reabilitação psicossocial)

    Grupos em diversas faixas etárias

    Diferentes populações e Contextos:

  • Objetivos

    Objetivos

    1. OA1. Identificar e descrever os princípios-chave da psicologia clínica e da saúde em contexto comunitário
    2. OA2. Identificar e descrever os processos e dinâmicas de grupos
    3. OA3. Comparar as diferentes perspetivas teóricas no âmbito da psicologia clínica e da saúde e psicologia comunitária, e aplicá-las na explicação da intervenção clínica em diferentes contextos e problemáticas psicossociais
    4. OA4. Discutir criticamente as vantagens e desvantagens das diferentes intervenções clinicas em diferentes grupos em diferentes comunidades
    5. OA5. Planear, implementar e avaliar intervenção clínicas e de grupo em contexto comunitário.
    6. OA6. Reconhecer a importância dos diversos contextos onde o desenvolvimento humano ocorre
    7. OA7. Demonstrar competências de observação, análise e intervenção com diferentes grupos, tais como pessoas com doença mental, minorias culturais, sem abrigo, toxicodependentes entre outros.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos demonstrarão uma compreensão dos aspectos teóricos e experimentais do objetivo, desenvolvimento, dinâmica, teorias, métodos e competências de grupo e outras abordagens de grupo numa sociedade multicultural, incluindo princípios de dinâmica de grupo, componentes do processo de grupo, liderança de grupo ou estilos e abordagens de facilitação, e teorias e métodos de aconselhamento de grupo. A interação na sala de aula é concebida para proporcionar aos alunos oportunidades de desenvolver proficiência na aplicação de competências fundamentais de intervenção clínica em grupo e comunidade. Criar condições para tornar os alunos mais sensíveis a diferenças individuais e culturais (e.g., género, raça, orientação sexual) e a práticas mais inclusivas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bradler & Roman (2016). Group work. Skills and Strategies for Effective Interventions (3rd ed.). Routledge

    Corey (2015). Theory and Practice of Group Counseling (9th edition) 

    Yalom, I. D. & Leszcz, M. (2005). The theory and practice of group psychotherapy (5th ed.). New York: Basic Books. // Yalom, I. D. & Leszcz, M. (2020). The theory and practice of group psychotherapy (6th ed.). New York: Basic Books. 

    Jason, L. A., & Aase, D. M. (2016). Community-clinical psychology. In J. C. Norcross, G. R. VandenBos, D. K. Freedheim, & M. M. Domenech Rodríguez (Eds.), APA handbook of clinical psychology: Roots and branches (pp. 201–222). American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/14772-011

    Scott, V. & Wolfe, S. (2014). Community Psychology: Foundations for Practice, SAGE Publications,

    Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Case, A., Scott, V. & Wandersman, A.. (2021). Community Psychology: Linking Individuals and Communities, American Psychological Association

     

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