filmeu

Disciplina Projeto de Dissertação em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    Dado o estatuto científico da Psicologia, é essencial que os estudantes dominem um conjunto de competências práticas relacionadas com a gestão de informação científica neste campo de estudo. O objetivo central da unidade curricular prende-se com o desenvolvimento de um conjunto de competências inerentes à elaboração de um projeto de investigação, essencial para o desenvolvimento de uma dissertação. Incluem-se aqui competências relativamente à tomada de decisão relacionada com a preparação de uma investigação, ao planeamento de todas as etapas da investigação e à escrita científica. Esta unidade curricular pretende promover estas competências através da realização de exercícios práticos (com tutoria), assentes em conteúdos teóricos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Planeamento de uma investigação: Pesquisa de informação científica. Perguntas e hipóteses de investigação. Objetivo do estudo (exploratório, descritivo ou explanatório). Abordagem do estudo (quantitativa, qualitativa ou mista). Estudos quantitativos: conceitos, construtos e variáveis. Desenho de investigação (experimental, quasiexperimental, transversal, longitudinal, qualitativo). População, amostra e técnicas de amostragem (probabilística e não-probabilística). Recolha de dados: desenvolvimento e avaliação de medidas de autorrelato; observação; entrevista. Tarefas de planeamento de recolha e disseminação  Validade da investigação: ameaças e procedimentos de investigação para as minimizar. Elaboração de um projeto de investigação: Características da escrita científica. Normas de formatação da American Psychological Association. Estrutura de um projeto de investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências inerentes à elaboração de um projeto de investigação em psicologia clínica e da saúde. Especificamente, pretende-se que, no final do semestre, os estudantes estejam aptos a: selecionar fontes científicas adequadas aos temas em estudo; estruturar perguntas de investigação relevantes e hipóteses de investigação sustentadas; definir os objetivos e abordagens de um estudo; planear o desenho de investigação de um estudo; definir a população, a amostra e as técnicas de amostragem a utilizar; avaliar, selecionar e aplicar os métodos de recolha de dados a usar; escolher procedimentos de investigação que minimizem as ameaças à validade de um estudo; aplicar as características da escrita científica; utilizar as normas de formatação da American Psychological Association; elaborar projetos de investigação originais na área da psicologia clínica e da saúde.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

      A unidade curricular é constituída por aulas laboratoriais com tutoria. Os estudantes devem fazer os exercícios individualmente ou em pares, recebendo, posteriormente, orientações personalizadas do docente. A avaliação contínua consiste no projeto escrito (60%), o pitch (25%) e empenho e autonomia (15%), avaliando participação, cumprimento de tarefas e evolução. Avaliação final: um exame escrito individual (peso: 100%). A presença nas aulas práticas é obrigatória.  O recurso a ferramentas de IA não é permitido, pois o objetivo desta unidade curricular é desenvolver habilidades de pensamento crítico e metodológico, incentivando a compreensão e aplicação dos princípios fundamentais de um processo de investigação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Frey, B. B. (2015). 100 questions (and answers) about tests and measurement. Thousand Oaks: SAGE. Kail, R. V. (2019). Scientific writing for psychology: Lessons in clarity and style (2.ª ed.). Londres: SAGE . MacInnes, J. (2018). Know your variables. Londres: SAGE. McLeod, J. (2015). Doing research in counseling and psychotherapy (3.ª ed.). Thousand Oaks: SAGE. O’Leary, Z. (2018). Research question. Londres: SAGE. Ruel, E. (2019). 100 questions (and answers) about survey research. Thousand Oaks: SAGE. Silvia, P. J. (2018). How to write a lot: A practical guide to productive academic writing (2.ª ed .). Washington: American Psychological Association. Sullivan, C., Gibson, S., & Riley, S. E. (Coords.) (2012). Doing your qualitative psychology project. Londres: SAGE. Urban, J. B., & van Eeden-Moorefield, B. M. (2018). Designing and proposing your research project. Washington: American Psychological Association.
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    dd-mm-yyyy

    30%

    Portfolio

    dd-mm-yyyy

    40%

    (...)

     

     

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria