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Disciplina Laboratório de Competências Clínicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Ao longa da UC serão adotadas propostas transteóricas e integrativas da psicoterapia, bem como modelos interpessoais focados no desenvolvimento pessoal do/a terapeuta e nas competências clínicas para o estabelecimento, manutenção e reparação da aliança terapêutica. Procurar-se-á proporcionar uma discussão e reflexão crítica estruturante do pensamento clínico e da capacidade de pensar a prática clínica de forma ajustada às especificidades do caso e do setting (e.g., cliente, problemática, recursos), responsivamente. De modo a facilitar o treino destas competências serão implementadas modalidades de treino de competências com recurso à: visualização de vídeos de (excertos de) sessões de psicoterapia, análise de vinhetas clínicas, elaboração de formulações de caso e realização de encenações de caso em sala de aula ou videogravadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Perspectiva histórica da intervenção psicológica e da psicoterapia na psicologia clínica A eficácia da psicoterapia Do modelo único aos fatores comuns Integração técnica e supra-paradigmática CP2. Mudança em psicoterapia Momentos de inovação e ambivalência face à mudança terapêutica A desistência em psicoterapia CP3. A relação terapêutica como elemento de intervenção e fator de mudança Aliança terapêutica: ruturas na aliança e estratégias de resolução Empatia, alteridade e competência multicultural CP4. Competências transversais e competências e intervenções focadas no afecto Microcompetências em psicoterapia Construção e gestão da aliança e relação terapêutica Escuta e organização das dimensões narrativas e afetivas CP5. História clínica e formulação de caso A entrevista clínica Planeamento, monitorização e avaliação do processo terapêutico Elementos, procedimentos e tomadas de decisão CP6. Desenvolvimento pessoal e competências metacognitivas do/a terapeuta
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA) são: (OA1) Discutir criticamente os conceitos e a evidência empírica em torno da eficácia e sucesso terapêutico dos fatores comuns e da complementaridade técnica e teórica (OA2) Pensar criticamente os processos de mudança psicológica e ambivalência (OA3) Refletir aprofundadamente sobre as dinâmicas inerentes à aliança e relação terapêutica e desenvolver estratégias para a sua construção e manutenção (OA4) Desenvolver o autoconhecimento relativamente às características individuais relevantes para a prática clínica (OA5) Refletir acerca da interceção entre as facetas pessoal, conceptual e técnica das competências clínicas (OA6) Desenvolver competências metacognitivas para refletir criticamente e monitorizar a qualidade da relação e o progresso terapêuticos (OA7) Desenvolver um repertório comportamental, relacional e comunicacional de competências macro e micro ajustadas às especificidades de uma relação de ajuda (OA8) Treinar a formulação clínica de caso
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da UC, incluindo: treino e reflexão crítica em torno das competências clínicas de estabelecimento, manutenção e reparação da relação e da aliança terapêuticas; autorreflexão e feedback qualitativo entre pares; enfâse na participação ativa e na reflexão e discussão conjuntas; e, recurso a exemplos de casos clínicos reais e ficcionais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cochran, J. L., & Cochran, N. H. (2020). The heart of counseling: Practical counseling skills through therapeutic relationships (3rd edition). Routledge: Taylor & Francis, Ltd. Ivey, A., Ivey, M., & Zalaquett, C. (2018). Intentional interviewing and counseling: Facilitating client development in a multicultural society (9th edition). Nelson Education. Norcross, J. C., & Lambert, M. J. (2019). Psychotherapy relationships that work: Evidence-based therapist contributions (Volume 1, 3rd edition). Oxford University Press. Norcross, J. C., & Lambert, M. J. (2019). Psychotherapy relationships that work: Evidence-based therapist responsiveness (Volume 2, 3rd edition). Oxford University Press.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações:

    (i) encenação de caso (70%); e,

    (ii) formulação de caso (30%).

    A avaliação em época de recurso implica realizar individualmente um exercício teórico-prático por escrito (100%).

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