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Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular tem como principal objectivo dar a conhecer e promover a prática da avaliação e intervenção psicológica e farmacológica nos principais quadros psicopatológicos.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP785-22170
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Características clínicas, avaliação, modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações mentais: 1.1 Perturbações de Ansiedade, Obsessivo-Compulsivas, Depressivas, e Disfunções Sexuais CP2: A Intervenção farmacológica: 2.1 Sistema nervoso central e processos neurofisiológicos 2.3 Neurotransmissores, doença mental e ações farmacológicas 2.4 Regras básicas do tratamento psicofarmacológico 2.5 Psicofármacos na depressão e ansiedade, distúrbios de sono, psicoses e Esquizofrenia e na Demência 2.6 Farmacoterapia/Psicoterapia, alternativa ou associação CP3: Avaliação, conceptualização de caso e elaboração do protocolo de intervenção em casos clínicos específicos CP4: Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo de avaliação e intervenção
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Objetivos
Objetivos
OA1: Avaliar as principais características clínicas dos principais quadros psicopatológicos. OA2: Examinar e aplicar, com base em casos clínicos, os principais modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados, nas principais perturbações mentais e problemas psicológicos. OA3: Identificar as bases neuroanatómicas e neurofisiológicas da farmacologia clínica, bem como os sistemas neurotransmissores, o seu papel mediador de situações psicopatológicas e como alvo da ação de psicofármacos. OA4: Identificar as diferentes classes de psicofármacos e a sua aplicação em entidades clínicas específicas. OA5: Relacionar as abordagens psicofarmacológicas e psicoterapêuticas no tratamento das doenças psiquiátricas. AO6: Avaliar, conceptualizar, planear e aplicar estratégias de intervenção terapêutica em casos clínicos específicos. OA7: Aplicar uma estratégia multidimensional junto das diferentes perturbações mentais e gerar a tomada de decisão no contexto clínico.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja avaliação clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play permitirá um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Antony, M. M., & Barlow, D. H. (2020). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (3rd edition). Guilford Press. Barlow, D. H. (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual (6th edition). Guilford Press. Castonguay, L. G., & Beutler, L. E. (2005). Principles of therapeutic change that work. Oxford University Press. Guimarães, S., Moura, D., & Silva, P. S. (2014). Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas: Manual de farmacologia e farmacoterapia (6ª edição). Porto Editora. Sajja, S., & Mortimer, A. M. (2011). Practice questions in Psychopharmacology (Vol 2). Springer Healthcare.
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Avaliação
Avaliação
Descrição
Ponderação
Teste de avaliação 1
35%
Teste de Avaliação 2
35%
Relatório Clínico
30%
A aprovação final na avaliação contínua implicará uma classificação igual ou superior a 9,5 valores cada uma das componentes (teórica e prática). A classificação final será obtida pela média ponderada dos elementos de avaliação. Os estudantes que reprovem a uma das componentes da avaliação contínua deverão realizar a prova de exame, sendo apenas exigida a avaliação da componente reprovada. A componente aprovada será considerada para efeitos de classificação final.
The final approval in the continuous evaluation will imply a score equal to or higher than 9.5 values in both the components (theoretical and practical). The weighted average of the evaluation elements will obtain the final grade. Students who fail one of the components of the continuous assessment must take an exam. Only the failed component will be evaluated. The previously approved component will be considered for final classification.
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Mobilidade
Mobilidade
Não




