filmeu

Disciplina Crime e Delinquência

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC fornece uma visão geral atual, abrangente e compreensível dos principais tópicos, teorias e controvérsias no âmbito da criminalidade.   Considera as diversas perspectivas teóricas, articulando-as com as respostas ao nível da prevenção e da intervenção. Integra a teoria e a investigac¿a¿o, permitindo que os estudantes compreendam melhor como a teoria se relaciona com vários tipos de crime e respostas, de forma empiricamente fundamentada; Integra uma perspectiva comparativa, quando apropriado, e exemplos ou estudos de caso.  Trata-se de uma UC essencial e complementar à vitimologia, concorrendo para uma perspectiva holística da vitimologia. Vitimação e crime não podem ser consideradas isoladamente mas conjuntamente, contribuindo a presente UC para esta análise conjunta.  Esta UC proprociona conhecimentos essencias para uma melhor compreensão da intervenção psicológica com ofensores, bem como da avaliação foresense com agressores (juvenis e adultos). 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Abordagem conceptual ao crime e à delinquência 1.1. A mutabilidade do conceito de crime: complexidade na(s) definição (ões) 1.2. Transgressão, comportamento antissocial, comportamento desviante, crime e delinquência juvenil - definição e clarificação de conceitos CP2: Teorias explicativas do crime  2.1. A escola clássica e a escola positivista  2.2. Teorias biológicas  2.3. Teorias sociológicas 2.4. Teorias psicológicas  2.5. Teorias desenvolvimentais  2.6. O modelo biopsicossocial vs. Perspetiva integradora 2.7. Os principais factores de risco resultantes dos modelos teóricos e da investigação CP3: Enquadramento conceptual e caracterização dos principais tipos de crime e ofensores  3.1. Ofensores conjugais (VRI) 3.2. Stalkers  3.3. Ofensores sexuais 3.4. Ofensores violentos e psicopatia  3.5. Ofensores juvenis  3.6. Outros tipos de crime  CP4: Questões ético-deontológicas na articulação entre o ofensor e o sistema de justiça e na investigação com ofensores 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Compreender e explicar o modo como o crime e a delinquência têm sido concetualizados. OA2: Reconhecer e diferenciar as diferentes teorias explicativas do crime e da delinquência, nomeadamente os seus antecedentes, princípios, implicações e limitações; OA3: Refletir criticamente sobre a capacidade explicativa das diferentes teorias sobre o crime e a delinquência OA4: Reconhecer e refletir criticamente sobre os factores de risco resultantes dos modelos teóricos e da investigação sobre o crime e a delinquência OA5: Reconhecer os principais tipos de crime e compreender a sua prevalência, características dos ofensores,  fatores de risco, modelos conceptuais e reincidência. OA6: Aplicar e integrar os conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos;  OA7: Refletir criticamente sobre as questões ético-deontológicas na articulação entre o ofensor e o sistema de justiça e na investigação com ofensores 
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino (ME) focam a construção e aplicação prática de conhecimentos, fornecendo simultaneamente bases teóricas sólidas, capacitando os estudantes para resolverem problemas reais próximos da prática profissional.  Destacam-se as seguintes ME:  - Exposição interativa (ME1) e Diálogo Interativo (ME2) fornecem uma base teórica sólida e promovem a reflexão e questionamento ativos.  - Mapas conceituais (ME3) permitem que os estudantes organizem e visualizem os conhecimentos adquiridos, facilitando a sua compreensão e sintetização .  - Análise de casos (ME4) permite aplicar teorias a situações reais.  - Discussões em grupo (ME5) promovem a troca de perspetivas e aprofundam a reflexão crítica sobre as diferentes teorias e abordagens.  - Debates estruturados (ME6) favorecem a capacidade crítica e argumentativa dos estudantes.  - Aprendizagem colaborativa/jigsaw (ME7), em que cada estudante contribui para o conhecimento do grupo, construindo e partilhando conhecimentos. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Edwards, B.D., & Travis, L.F. (2024). Introduction to Criminal Justice. London: Routledge. Hagan, F., & Daigle, D. (2023). Introduction to Criminology: Theories, Methods, and Criminal Behavior (edition 11). London: Sage. Howitt, D. (2022). Introduction to Forensic and Criminal Psychology. (7th edition). London: Pearson Roberson, C., & Azaola, E. (2021). Juvenile delinquency: Why do youths commit crime? London: Rowman & Littlefield. Vitale, J. E. (2022). Dangerous Behavior in Clinical and Forensic Psychology - The complexity of psychopathy. Gewerbestrasse: Springer Nature Switzerland.      
  • Avaliação

    Avaliação

    A UC adota Avaliação Contínua. A frequências às aulas  é obrigatória para aprovação à UC e, para o seu controlo, será mantido um registo de assiduidade. 

    A avaliação contínua integra uma componente teórica e uma componente prática, dada a natureza teórico-prática da UC. Especificamente:

    • Componente teórica - ponderação de 50% da classificação final; será avaliada através da realização de duas provas escritas (MA1), cada uma delas com uma ponderação de 25% para classificação final. É de indicar que ambos integrarão vários tipos de questões (escolha múltipla, correspondência, abertas e estudos de caso), de modo a assegurar que os estudantes demonstrem compreensão, análise, reflexão crítica e aplicação prática dos conhecimentos, de acordo com os objetivos de aprendizagem.
    • Componente prática - ponderação de 50% da classificação final; será avaliada através da realização de um trabalho em grupo escrito (MA2) (20%), na sua apresentação e defesa oral do trabalho (MA3) (30%). O trabalho prático final é feito em articulação com a UC de Vitimologia. Os objetivos e orientações para o trabalho serão, antecipadamente, publicados no Moodle para conhecimento dos/as estudantes. O trabalho envolve uma revisão bibliográfica e a redação de um artigo científico teórico sobre uma tipologia de crime específica (não incluída nos conteúdos programáticos). A nota atribuída a¿ apresentação e a nota atribuída à defesa oral será individual, enquanto a nota atribuída ao artigo científico será atribuída ao grupo.

    .O trabalho assenta na técnica jigsaw da aprendizagem colaborativa, em que os estudantes são divididos em pequenos grupos e cada grupo estuda um tipo específico de crime, tornando-se especialista nesse tipo de crime para partilhar e discutir com os colegas os conhecimentos que adquiriram. Esta forma de aprendizagem estimula a apropriação, compreensão e análise crítica dos conteúdos através da cooperação e partilha, como também promove a responsabilidade e a corresponsabilização pelos resultados de aprendizagem do grupo.

    As componentes da UC (teórica e prática) são independentes e a classificação final da UC requer a aprovação independente em cada uma destas componentes, que resultará da média ponderada de todos os elementos de avaliação (= ou > 9,5).

    Os estudantes que reprovem na avaliação contínua irão à avaliação final que integra uma prova escrita de conhecimentos (ponderação de 100%) e que envolverá as componentes teórica e prática independentes; os elementos de avaliação contínua com classificação positiva a uma das componentes (teórica ou prática) poderão ser congelados e transitar para a ponderação das classificações em exame de recurso.  

    Para além das especificidades descritas, a avaliação da Unidade Curricular obedecerá ao Regulamento de avaliação da Universidade Lusófona, bem como a quaisquer orientações adicionais que venham a ser emitidas pelos órgãos competentes da universidade.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios