filmeu

Disciplina Intervenção Psicológica com Vítimas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo a promoção de conhecimentos teórico-práticos sobre intervenção psicológica com vítimas de crime/violência, crianças, jovens e adultas. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por se constituírem essenciais ao prosseguimento de estudos e ao posterior exercício da atividade profissional.  Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover a apreensão de conhecimento teórico e o necessário treino prático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Questões conceptuais da intervenção com vítimas 1.1. Princípios básicos da intervenção  1.1.2. Especificidades da intervenção com crianças e jovens vítimas 1.2. Sistema formal e informal de intervenção: os recursos e serviços de apoio 1.3. Caracterização das modalidades de intervenção 2. Modelos e estratégias de intervenção psicológica com vítimas 2.1. Modelo de intervenção na crise 2.2. Modelo de intervenção cognitivo-comportamental 2.3. Modelo narrativo 2.4. Eficácia dos diferentes modelos de intervenção psicológica com vítimas 3. Da teoria à prática: Intervenção em formas específicas de vitimação  3.1. Intervenção em formas específicas de vitimação na idade adulta 3.1.1. Violência nas Relações de Intimidade 3.1.2. Violência Sexual 3.1.3. Stalking 3.1.4. Vitimação múltipla 3.2. Intervenção em formas específicas de vitimação na infância e adolescência 3.2.1. Maus Tratos e Negligência 3.2.2. Abuso Sexual 3.2.3. Violência Interparental  4. Desafios da intervenção com vítimas particularmente vulneráveis 
  • Objetivos

    Objetivos

    Globalmente, esta UC visa a promoção de conhecimentos teórico-práticos sobre intervenção psicológica com vítimas: princípios básicos, modelos e estratégias em diferentes modalidades de vitimação. Especificamente, destacam-se os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OAs): OA1: Demonstrar e aplicar conhecimento teórico-prático acerca dos principais modelos, estratégias e técnicas de intervenção psicológica com vítimas; OA2: Discutir e refletir, crítica e aprofundadamente, sobre a adequação e aplicabilidade de diferentes modelos, estratégias e técnicas de intervenção psicológica em casos específicos de vitimação;  OA3: Demonstrar aptidões comunicacionais, orais e escritas, tecnicamente adequadas à descrição de casos e à sistematização da intervenção psicológica com vítimas; OA4: Demonstrar atitude profissional crítica e reflexiva nesta área de conhecimento;  OA5: Demonstrar autonomia, normas de conduta ética e de responsabilidade nos diferentes contextos de intervenção com vítimas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a diferentes metodologias, designadamente: exposição oral, diálogo interativo, atividades de pequeno grupo, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Feather, J., Ronan, K., & Innes, D. (2010).Cognitive behavioural therapy for child trauma and abuse: A step-by-step approach. Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers. Gonçalves, R., & Machado, C. (2008). Violência e vítimas de crimes (Vol. II – Crianças). Braga: Psiquilibrios. Machado, C. & Gonçalves, R. A. (2002). Violência e vítimas de crimes (Vol. I – Adultos). Coimbra: Quarteto. Matos, M. (Coord.) (2014). Vítimas de crime e violência. Práticas de intervenção. Braga: Psiquilibrios Edições. Sani, A. I. & Caridade, S. (2013) (Coords.). Violência, agressão e vitimação: Práticas para a intervenção. Coimbra: Almedina.    
  • Avaliação

    Avaliação

    Como referido no ponto ‘Funcionamento da unidade curricular’ deste documento, a UC adota Avaliação Contínua (AC) e independência de avaliação das componentes teórica e prática. Cada componente integra instrumentos de avaliação específicos, a saber:

    - Instrumentos de avaliação na componente teórica: duas provas escritas individuais, cada uma das quais com ponderação de 30% no nota final. Ponderação da componente teórica na nota final: 60%;

    - Instrumentos de avaliação na componente prática: um trabalho prático final, realizado em grupo e com ponderação de 40% na nota final - 10% relativos ao relatório final e 30% relativos à discussão/defesa. Os objetivos e especificações do trabalho serão publicadas no Moodle. A nota atribuída à componente escrita considerará o grupo como um todo; a nota atribuída à discussão/defesa será atribuída individualmente. Ponderação da componente prática na nota final: 40%.

    É obrigatória a realização de todos os elementos de avaliação e classificação não inferior a 9.5 em ambas as componentes para aprovação à UC. Para cada componente, a classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da méia ponderada das classificações obtidas nos instrumentos de avaliação que a integram.

    Estudantes sem aprovação em avaliação contínua podem submeter-se a exame de avalição final (em época de recurso e/ou especial) de acordo com as normativas previstas para o efeito no Regulamento Geral de Avaliação. Os estudantes podem aprovar a uma das componentes e conservar essa nota, sendo-lhes exigido que realizem prova de exame correspondente à componente sem aprovação em AC; a nota final considerará a proporcionalidade prevista para cada componente. Os estudantes podem decidir não conservar a nota da componente com aprovação em AC, voltando a ser avaliados a ambas; nesse caso, as classificações obtidas na AC deixam de ser consideradas na classificação em exame.

    A melhoria de classificação é efetuada através da realização de exame que abarca a totalidade dos conteúdos programáticos. 

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios