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Disciplina Neuropsicologia Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os estudantes fiquem a conhecer os princípios teóricos e as bases da Neuropsicologia Clínica, particularmente na sua aplicação ao sistema de justiça.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução e história da Neuropsicologia Forense
    2. Neuroanatomia estrutural: principais divisões do sistema nervoso; ontogenia do sistema nervoso; noções básicas do funcionamento neuronal.
    3. Princípios de neuroanatomia funcional das principais estruturas implicadas na Neuropsicologia Forense:
      1. Sistema límbico
      2. Neocórtex
    4. Métodos de investigação em neurociência: neurofisiologia
    5. Avaliação neuropsicológica e psicometria: fundamentos teóricos
    6. Baterias de avaliação em Neuropsicologia Forense.
    7. Quadros típicos em Neuropsicologia Forense:
      1. Perturbações de memória
      2. Funcionamento executivo
      3. Abuso de substâncias
    8. Neurobiologia da psicopatia e comportamento criminal violento.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Aquisição de conhecimento acerca da estrutura e função o sistema nervoso, bem como dos principais métodos para o seu estudo no domínio da psicologia forense.

    OA2: Explicar a relevância do estudo da estrutura e função do sistema nervoso para a compreensão do comportamento delinquente.

    OA3: Descrever e diferenciar os modos de aplicação do conhecimento derivado da neurociência cognitiva, afetiva e social, ao contexto forense.

    OA4: Reconhecer e descrever os principais métodos de avaliação neuropsicológica utilizados em contexto pericial.

    OA5: Reconhecer quadros típicos em neuropsicologia forense.

    OA6: Descrever a neurobiologia do comportamento criminal violento.

    OA7: Aplicar e integrar conhecimentos teóricos relativos à aplicação da neuropsicologia em contexto forense.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão lecionados combinando o método expositivo com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos em aula, diálogo interativo e discussão em grupo, com feedback dos docentes. Fora dos momentos expositivos, privilegiar-se-á o trabalho em pequenos grupos, onde será dada enfase particular às questões relacionadas com a avaliação neuropsicológica em contexto forense, tendo em atenção as diferentes dimensões, fases e processos avaliativos e a compreensão das principais baterias utilizadas neste contexto.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Andreassi, J. L. (2009). Psychophysiology: Human Behavior and Physiological Response. London: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

     

    Glicksohn, J. (2002). The Neurobiology of Criminal Behavior. Springer, USA.

     

    Goldstein, L. & McNeil, J. (2004). Clinical Neuropsychology: A practical guide to assessment and management for clinicians. John Wiley & Sons Ltd, England.

     

    Horton, A. M. & Hartlage, L. (2010). Handbook of Forensic Neuropsychology. 2nd Ed., Springer Publishing Company, New York, USA.

     

    Kolb, B. & Wishaw, I. (2008). Fundamentals of Human Neuropsychology. 6th Ed., Worth Publishers, USA.

     

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