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Disciplina Estágio em Psicologia Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Estágio em Psicologia Forense tem por objetivo dotar os estudantes de ferramentas que permitam uma correta aplicação em contexto prático dos conhecimentos adquiridos nas UCs lecionadas ao longo do primeiro ano de Mestrado. Disponibiliza aos estudantes um acompanhamento permanente no decorrer da realização dos seus estágios curriculares, desenvolvendo em contexto de sala-de-aula atividades que vão desde a formulação de casos à proposta e implementação de programas de
    prevenção/intervenção, no âmbito da Psicologia Forense, tendo em conta as características das instituições de acolhimento, bem como do público-alvo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Regulamento do estágio, definição das funções do estagiário, ética e deontologia;
    CP2. Elaboração do plano de estágio;
    CP3. Apresentação das atividades supervisionadas e casos práticos com integração de fundamentação
    teórica em Psicologia Forense;
    CP4. Prática de avaliação psicológica forense;
    CP5. Formulação de propostas de intervenção ou de prevenção;
    CP6. Avaliação da eficácia dos programas de intervenção;
    CP7. Relatórios de estudo de caso;
    CP8. Elaboração do relatório de estágio.

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Desenvolver competências de observação e identificação das especificidades dos contextos,
    avaliação das necessidades e reflexão em torno das competências para a prática da psicologia forense.
    OA2. Desenvolver competências de comunicação e estabelecimento da relação inerentes à intervenção
    e ao trabalho em equipa multidisciplinar.
    OA3. Reconhecer relevância da investigação para o aperfeiçoamento das práticas profissionais.
    OA4. Demonstrar competências de compreensão de alvos/objetivos de avaliação e integração da
    informação para o planeamento da intervenção.
    OA5. Aplicar os métodos e instrumentos de avaliação e as estratégias de intervenção, ajustadas às
    especificidades dos casos e baseadas na evidência.
    OA6. Promover a reflexão ética e análise crítica da eficácia da intervenção.
    OA7. Demonstrar competências de reflexão crítica sobre a sua prática e de desenvolvimento pessoal e
    profissional.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias inovadoras de ensino, como Aprendizagem baseada em problemas, Aprendizagem colaborativa e Aprendizagem reflexiva, preparam os estudantes para a transição e adaptação ao mercado de trabalho. Essas abordagens promovem a aplicação prática do conhecimento, a colaboração entre os alunos e a reflexão sobre experiências de aprendizagem, desenvolvendo competências essenciais para a prática profissional na psicologia forense.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Goldfinger, K. & Pomerantz, A. (2014). Psychological assessment and report writing. Sage.
    Lab, Steven P.(2014). Crime prevention, approaches, practices, an evaluation. Elsevier.
    Landy, S., Menna, R. (2006). Early Intervention with multi-risk families: An integrative approach. Brookes Publishing Company.
    Matos, M. (Ed.). (2014.). Vítimas de crime e violência: Práticas de intervenção. Psiquilíbrios.
    Matos, M., Gonçalves, R., & Machado, C. (2011) (Coords.). Manual de Psicologia Forense. Psiquilibrios.
    Ordem dos Psicólogos Portugueses (2016). Código Deontológico da OPP. Lisboa: OPP.
    Rijo, D., Brazão, N., Ribeiro da Silva, D., & Vagos, P. (2017). Intervenção psicológica com agressores juvenis. Pactor.
    Tafrate, R. C. & Mitchell, D. (2014). Forensic CBT: A handbook for clinical practice. Wiley Blackwell.

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