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Disciplina Intervenção Psicológica com Vítimas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa o desenvolvimento de conhecimentos teóricos e práticos específicos no ãmbito da intervenção psicológica com vítimas, designadamente: princípios básicos, modelos e modalidades de intervenção. Pretende-se abordar o processo de intervenção psicológica com vítimas, proporcionando conhecimentos acerca dos princípios básicos da intervenção, competências-chave de atendimento, componentes centrais no processo de intervenção, dilemas, desafios, e respostas/serviços de apoio às vítimas. É ainda objetivo abordar diferentes abordagens e modalidades de intervenção psicológica com vítimas (e.g., intervenção em crise, terapias cognitivo-comportamentais e narrativas, intervenção em grupo), documentando a sua eficácia. Os alunos irão treinar ainda competências de atendimento e avaliação/intervenção específicas de intervenção em diferentes tipos de vitimação e populações-alvo, na infância/adolescência e na idade adulta.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Processo de intervenção psicológica com vítimas Conceitos de partida Princípios, dilemas, dificuldades e desafios Competências-chave e perfil do profissional de apoio Recursos e serviços de apoio à vítima Especificidades na intervenção com populações vulneráveis Especificidades da formulação de caso   CP2. Modelos e modalidades de intervenção psicológica com vítimas baseados na evidência Componentes de eficácia Intervenção em crise Intervenção cognitivo-comportamental Intervenção narrativa Intervenção em grupo   CP3. Intervenção em tipos específicos de vitimação Vitimação na infância e adolescência Abuso físico/psicológico e negligência Abuso sexual Violência interparental e conflito coparental pós-divórcio Vitimação na idade adulta Violência nas relações de intimidade Violência sexual Vitimação múltipla CP4. Desafios da intervenção com vítimas particularmente vulneráveis (e.g., idosos, população LGBT, portadores de deficiência, imigrantes)
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Demonstrar e aplicar conhecimentos teórico-práticos envolvendo conceitos-chave, princípios orientadores, dilemas, desafios e especificidades da concetualização e intervenção psicológica com vítimas; OA2: Adquirir e desenvolver conhecimentos e competências no âmbito de diferentes modelos e modalidades de intervenção psicológica baseadas na evidência, atendendo às diferentes especificidades dos casos de vitimação; OA3: Aplicar os diferentes modelos e modalidades de intervenção psicológica a diferentes tipologias de vítimas; OA4: Manifestar competências comunicacionais, orais e escritas, tecnicamente adequadas à descrição de casos e à sistematização da intervenção psicológica com vítimas; OA5: Compreender e refletir, critica e aprofundadamente, sobre as implicações éticas e deontológicas relacionadas com o exercício de intervenção psicológica com vítimas.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Componente teorica-prática, com análise e discussão de casos práticos. Realização de exercícios práticos em pequeno e grande grupos (ex.: role-plays, demonstrações, simulações). Análise de artigos em pequeno grupo e posterior discussão em grande grupo
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cohen, J. A., Mannarino, A. P., & Deblinger, E. (Eds.). (2012). Trauma-focused CBT for children and adolescents: Treatment applications. The Guilford Press. Eifert, G. H., & Forsyth, J. P. (2005). Acceptance and commitment therapy for anxiety disorders: A practitioner's treatment guide to using mindfulness, acceptance, and values-based behavior change strategies . New Harbinger Publications. Feather, J., Ronan, K., & Innes, D. (2010). Cognitive behavioural therapy for child trauma and abuse: A step-by-step approach . Jessica Kingsley Publishers. Matos, M. & Machado, A. (2011). Violência Doméstica: Intervenção em grupo com mulheres vítimas. Manual para profissionais. Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Matos, M. (Coord.) (2014). Vítimas de crime e violência. Práticas de intervenção . Psiquilíbrios Edições. Sani, A., & Caridade, S. (2018). Violência, agressão e vitimação: práticas para a intervenção (2ª ed.). Almedina.
  • Avaliação

    Avaliação

    Atendendo à natureza teórico-prática da UC, a presença nas aulas é obrigatória. A avaliação contínua consiste em dois testes escritos (25% cada um; 50% no total), dois exercícios individuais (10% cada um; 20% no total) e um trabalho de grupo (30% no total), com três componentes: (1) relatório escrito (10%), (2) apresentação oral (10%) e (3) discussão e defesa do trabalho (10%). Para a aprovação à UC, o/a estudante deverá obter uma nota média mínima de 10 valores e a avaliação final consiste numa prova individual escrita (100%).

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação (2x)

    a definir

    50%

    Exercícios em aula (2x)

    Trabalhadores-estudantes (3x)*

    a definir

    20%

    Trabalho de grupo**

    - Componente oral*** (10%)

    - Defesa do trabalho*** (10%)

    - Componente escrita (10%)

    a definir

    30%

    Exame final a definir 100%

     

    • *Os estudantes em regime de trabalhador-estudante, com mais de 30% de faltas, poderão ter que realizar um exercício individual complementar aos realizados em sala de aula, a submeter via Moodle em data a definir pelas docentes.
    • **A avaliação dos trabalhos de grupo implica obrigatoriamente a realização das três componentes: componente escrita, componente de apresentação oral e componente de discussão oral.
    • ***Na avaliação das componentes de apresenção e discussão oral do trabalho de grupo, os diferentes elementos/estudantes podem obter notas distintas em função do seu desempenho.

     

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