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Apresentação
Apresentação
Nesta UC, pretende-se desenvolver nos estudantes competências de avaliação e intervenção psicológica forense com agressores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2203-23773
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. O processo de intervenção psicológica com agressores
1.1. Princípios das intervenções eficazes na intervenção com agressores
1.2. O processo de estruturação de programas e sessões de intervenção
1.3. Especificidades e questões éticas, de avaliação e formulação na intervenção com agressores juvenis e adultos
1.4. A intervenção psicológica com agressores no sistema de justiça juvenil e penal
CP2. Modalidades de intervenção psicológica com agressores
2.1. Intervenção individual e grupal com agressores
2.1.1. Entrevista motivacional
2.1.2. Intervenção cognitivo-comportamental (1ª, 2ª e 3ª geração)
2.1.3. Programas estruturados de intervenção e sua eficácia
CP3. Intervenção com diferentes tipologias de agressores
3.1. Agressores juvenis e adultos
3.1.1. Agressores conjugais
3.1.2. Agressores sexuais
3.1.3. Agressores com traços psicopáticos
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Objetivos
Objetivos
OA1: Demonstrar e aplicar conhecimentos teórico-práticos acerca dos princípios básicos, modelos e modalidades de intervenção psicológica com agressores;
OA2: Adquirir e desenvolver conhecimentos e competências acerca dos diferentes modelos, estratégias e técnicas de intervenção psicológica, atendendo às diferentes especificidades dos casos de agressão e violência;
OA3: Aplicar os diferentes modelos e modalidades de intervenção psicológica a diferentes tipologias de agressores;
OA4: Manifestar competências comunicacionais, orais e escritas, tecnicamente adequadas à descrição de casos e à sistematização da intervenção psicológica com agressores;
OA5: Compreender e refletir critica e aprofundadamente sobre as implicações éticas e deontológicas relacionadas com o exercício de intervenção psicológica com agressores.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os CP sera¿o lecionados atrave¿s do recurso a uma diversidade de metodologias, nomeadamente: ME1: Exposic¿a¿o oral com apoio de materiais audiovisuais; ME2: Dia¿logo interativo; ME3: atividades de pequeno grupo em sala de aula; ME4: aplicac¿a¿o de exerci¿cios e role-plays; ME5: feedback por pares e ME6: feedback pelo docente.
A avaliação será realizada mediante as seguintes modalidades, a optar pelos estudantes:
- Avaliação contínua: Teste escrito (50%); elaboração, em grupo, de um relatório escrito que pressupõe a planificação de uma sessão de intervenção psicológica com um agressor (30%), e simulação, em contexto de sala de aula, da implementação de uma parte dessa sessão num exercício de role-play (20%). Para aprovação na UC, a média final ponderada dos elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 valores.
- Avaliação em época de recurso ou época especial: Exame escrito (ponderação de 100%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, & D. Neto (Eds.), A Prática Profissional da Psicologia na Justiça. Ordem dos Psicólogos Portugueses
Beech, A. & Craig, L. (2009). Assessment and treatment of sex offenders: A handbook. Wiley-Blacwell.
Brazão, N., da Motta, C., & Rijo, D. (2013). From multimodal programs to a new cognitive-interpersonal approach in the rehabilitation of offenders. Aggression and Violent Behavior, 18, 636-643.
Gilbert, P. & Simos, G. (Eds.) (2022). Compassion Focused Therapy: Clinical practice and applications. Routledge.
Miller, W. & Rollnick, S. (2002). Motivational interviewing: Preparing people for change. Guilford Press.
Rijo, D., Brazão, N., Ribeiro da Silva, D. & Vagos, P. (2017). Intervenção psicológica com jovens agressores. PACTOR.
Tafrate, R. C. & Mitchell, D. (2014). Forensic CBT: A handbook for clinical practice. Wiley Blackwell.
Young, J., Klosko, J. & Weishaar, M. (2003). Schema Focused Therapy: A practitioner’s guide. The Guilford Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não