-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem por objetivo o treino prático de conhecimentos sobre procedimentos de investigação, nomeadamente ao nível do planeamento, fundamentação e estruturação de um estudo empírico. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver uma dissertação de mestrado. Os mesmos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover o aprofundamento de conhecimento teórico, mas essencialmente o seu treino aplicado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2203-23774
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia Forense da ULHT CP2: Pesquisas em bases de dados CP3: Metodologias orientadas para a revisão de literatura CP4: Planos e procedimentos de investigação CP5: Técnicas de recolha e análise de dados CP6: Elaboração e escrita de projetos de investigação
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia Forense; OA2: Conduzir pesquisas bibliográficas sobre a temática selecionada; OA3: Realizar uma leitura crítica de artigos científicos relativos à temática selecionada e proceder à sua síntese e integração; OA4: Desenhar um projeto de investigação orientado e coerente com as questões de investigação e/ou hipóteses avançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os seminários estão construídos para fornecer ou aprofundar conhecimentos sobre métodos de investigação e de escrita científica que podem ser potencialmente utilizados no desenvolvimento do projeto de dissertação. Este projeto poderá ser introduzido em linhas de investigação atualmente em curso na instituição. Está prevista uma tarefa de avaliação no seminário de projeto: o feedback por pares da primeira revisão da literatura do tema do projeto. O objetivo desta tarefa é desenvolver pensamento crítico dos estudantes aplicado ao processo científico
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.). American Psychological Association. Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS. Sage. Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. Springer. Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. Wiley. McBride, D. (2016). The process of research in psychology. Sage. Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: A practical handbook. Sage.
-
Avaliação
Avaliação
Elementos de avaliação da UC
Avaliação Contínua:
Serão considerados três elementos:
(1) projeto de dissertação (ponderação de 70%)- O documento escrito será avaliado por um docente avaliador externo, indicado pelo/a orientador/a e aprovado pela direção de curso
(2) trabalho de orientação (ponderação de 20%)
- Classificação atribuída pelo docente orientador
(3) tarefa de seminário (ponderação de 10%)
- Classificação atribuída pelo docente responsável pelo seminário (10%).
Estudantes que excedam o limite de 30% de faltas, sem justificação ou estatuto especial, não serão elegíveis para avaliação contínua. A existência de mais de 30%
de faltas justificadas poderá implicar a realização de um momento complementar de avaliação.Estudantes com estatuto especial ou situações de isenção de assiduidade obrigatória, nos moldes do regulamento da Universidade, devem comunicar a sua situação e intenção de frequentarem a modalidade alternativa de avaliação contínua ao docente responsável pela unidade curricular até ao fim da 3ª semana a partir do início das aulas.
A avaliação alternativa se realiza nos seguintes moldes:
(1) projeto de dissertação (ponderação de 70%)- O projeto deverá incidir sobre um tema autoproposto, a ser enviado à docente responsável até a 3ª semana a partir do início do semestre, sempre que o(a) estudante não reúna os requisitos necessários para inscrição na UC de Dissertação em Psicologia Forense no ano letivo seguinte (e.g. estudantes de outros ciclos de estudo ou com UC de 1º ciclo não concluídas). O documento escrito será avaliado por um docente avaliador externo, indicado pelo/a orientador/a e aprovado pela direção de curso.
(2) Discussão oral do projeto (ponderação de 20%)
- Discussão do projeto com um docente designado pelo regente da UC, em data a designar.
(3) tarefa de peer-review (ponderação de 10%)
- Elaboração de uma peer-review de um manuscrito (pre-print) fornecido pela docente responsável pela UC.
As regras específicas para a realização desta modalidade de avaliação alternativa, incluindo prazos de entrega e materiais complementares serão disponibilizados aos estudantes. A avaliação alternativa garante o cumprimento dos objetivos da unidade curricular e a igualdade de tratamento dos estudantes, em conformidade com os instrumentos de avaliação definidos no artigo 14.º do Regulamento Geral de Avaliação, e os artigos 5º, 6º (nº 3, alíneas b), d) e e), 7º (n.º 5), 11º e 18º, do Regulamento Pedagógico - DESPACHO REITORAL Nº 24/2023).Avaliação por exame: Projeto de Dissertação - Ponderação 100% (elaboração e submissão de um projeto de dissertação em Psicologia Forense)
A adaptação dos procedimentos de avaliação em situações relacionadas com o plano de transição e de alunos finalistas inscritos na UC de Dissertação serão avaliados pontualmente pela direção do ciclo de estudos.
A utilização de IA nesta UC é limitada, sendo que o recurso a ferramentas de IA generativa não será permitido nesta UC nos momentos de avaliação pela impossibilidade de controlar (a qualidade d)as fontes que dá origem à informação gerada. Situações detectadas nos momentos de avaliação poderão levar à anulação do trabalho, podendo ainda haver lugar à calendarização de prova oral de avaliação, nas condições previstas nos Regulamentos em vigor.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





