filmeu

Disciplina Projeto de Dissertação em Psicologia Forense

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo o treino prático de conhecimentos sobre procedimentos de investigação, nomeadamente ao nível do planeamento, fundamentação e estruturação de um estudo empírico. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver uma dissertação de mestrado. Os mesmos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover o aprofundamento de conhecimento teórico, mas essencialmente o seu treino aplicado.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia Forense da ULHT

    CP2: Pesquisas em bases de dados

    CP3: Metodologias orientadas para a revisão de literatura

    CP4: Planos e procedimentos de investigação

    CP5: Técnicas de recolha e análise de dados

    CP6: Elaboração e escrita de projetos de investigação

     

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Definir um tema ou questão de investigação original em Psicologia Forense;

    OA2: Conduzir pesquisas bibliográficas sobre a temática selecionada;

    OA3: Realizar uma leitura crítica de artigos científicos relativos à temática selecionada e proceder à sua síntese e integração;

    OA4: Desenhar um projeto de investigação orientado e coerente com as questões de investigação e/ou hipóteses avançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os seminários estão construídos para fornecer ou aprofundar conhecimentos sobre métodos de investigação e de escrita científica que podem ser potencialmente utilizados no desenvolvimento do projeto de dissertação. Este projeto poderá ser introduzido em linhas de investigação atualmente em curso na instituição.

    Está prevista uma tarefa de avaliação no seminário de projeto: o feedback por pares da primeira revisão da literatura do tema do projeto. O objetivo desta tarefa é desenvolver pensamento crítico dos estudantes aplicado ao processo científico

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • American Psychological Association (2019). Publication manual of the American Psychological Association (7ª ed.). American Psychological Association.

       

      Field, A. (2013). Discovering statistics using SPSS. Sage.

       

      Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. Springer.

       

      Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. Wiley.

      McBride, D. (2016). The process of research in psychology. Sage.

       

      Silverman, D. (2013). Doing qualitative research: A practical handbook. Sage.

       

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios