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Disciplina Gestão do Capital Humano

  • Apresentação

    Apresentação

    A intervenção da Psicologia nos contextos de trabalho – através da análise, implementação, desenvolvimento e avaliação das várias atividades de gestão das pessoas – assume um papel fundamental na prossecução do bem-estar e da promoção do trabalho digno. Esta Unidade Curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências que permitam em contexto profissional, de forma autónoma e com sucesso, levar a cabo diferentes tarefas de Gestão do Capital Humano, assumindo um papel estratégico na gestão das empresas e instituições.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    (CP1) A natureza do capital humano: uma perspetiva psicológica, (CP2) As organizações e a gestão do capital humano: contributos para a eficácia organizacional, (CP3) As tendências atuais e o futuro do trabalho (CP4) Processos e atividades da GCH: como as organizações obtém o Capital Humano que necessitam?       (CP4.1) Análise e descrição de funções       (CP4.2) Planeamento de Capital Humano       (CP4.3) Recrutamento e seleção       (CP4.4) Acolhimento, integração e socialização (CP5) Avaliação, desenvolvimento e capacitação do Capital Humano       (CP5.1) Políticas de formação e desenvolvimento       (CP5.2) Gestão e avaliação do desempenho       (CP5.3) Desenvolvimento e gestão de carreiras       (CP5.4) Políticas de remuneração e recompensas (CP = Conteúdos programáticos)
  • Objetivos

    Objetivos

    Ao terminar esta UC, espera-se que os/as estudantes tenham desenvolvido os seguintes conhecimentos e competências: (OA1) Compreender o conceito e objetivos da Gestão do Capital Humano, enquadrá-lo numa perspetiva multidisciplinar e compreender os contributos da Psicologia para o seu desenvolvimento, (OA2) Conhecer e utilizar de forma integrada as metodologias, técnicas e ferramentas relacionadas com o planeamento, recrutamento, seleção e integração de trabalhadores, (OA3) Conhecer e aplicar os pressupostos e modelos de definição das políticas de formação, gestão de carreiras e de gestão e avaliação do desempenho, (OA4) Aplicar os conceitos e princípios de eficácia na definição de políticas de remunerações, (OA5) Compreender os conceitos teóricos e desenvolver as atividades de Gestão do Capital Humano em vários contextos empresariais. (OA = Objetivos de aprendizagem)
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O processo de ensino-aprendizagem privilegiará a adoção de metodologias ativas que permitam a apropriação de consolidação dos conteúdos, nomeadamente por via da promoção do debate e discussão em subgrupos, trabalho autónomo em cooperação e tarefas de cocriação de produtos originais na área temática da Unidade Curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Caetano, A. & Vala,  J. (2007) Gestão de recursos humanos: contextos, processos e técnicas. RH Editora. Cascio, W. (2005). Applied Psychology in Human Resource Management. Prentice-Hall. Dessler, G. (2018). Fundamentals of Human Resource Management. Pearson Duarte, A., Nascimento, G., Almeida, F. (2019). Gestão de pessoas 4.0: Entre a continuidade e a ceinvenção. In C. Machado, J. Davim, J. (Eds.). Organização e Políticas Empresariais. Almedina. Edar, W. & Harris, M. (1999). The Employment Interview Handbook. Sage. Ferreira, A. I., Nunes, F. G., Duarte, H., & Martinez, L. F. (2015). GRH para gestores. Editora RH. Ferry, J., & Jansen. P. (1997). Assessment Centers. John Wiley & Sons. Neves, J. G., Garrido, M. V., & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, Interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Edições Sílabo. Pina e Cunha, M., Rego, A. Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Editora RH.
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação desta UC contempla 2 elementos de avaliação: 1 elemento de avaliação individual que corresponde à submissão de 1 recensão crítica e um elemento de avaliação de grupo que corresponde à construção e apresentação oral de um portfólio dos conteúdos lecionados na UC.

     

    Elemento de avaliação individual (60% da classificação final)

    1. Uma recensão crítica de um artigo científico na área temática da Gestão do Capital Humano

    O/A estudante deverá selecionar um artigo científico publicado de 2020 em diante em revistas científicas de 1.º e 2.º quartil (Q1 e Q2) a partir da consulta das bases de artigos científicos (e.g., B-on, EBSCO). Sobre esse artigo realizará uma recensão crítica, não ultrapassando as 5 páginas escritas (exclui-se identificação e referências), com espaçamento de 1,5, letra Times New Roman (12 pt.) e margens verticais e laterais de 2,54 cm. As interpretações e afirmações deverão ser completamente suportadas. Nas citações e lista de referências recomenda-se o uso do estilo APA 7.ª Edição. As citações devem ser inseridas no texto e não em notas de rodapé.

    A recensão crítica deverá ser submetida em formato PDF, acompanhada do artigo, na plataforma Moodle. Nenhum outro meio de entrega será aceite. O ficheiro PDF com a recensão deverá ter a designação “RC1a_[nome do/a estudante]”, e o artigo que serviu de base à recensão deverá ter a designação “RC1b_[nome do/a aluno/a]. As orientações para a realização da recensão crítica encontram-se disponíveis na plataforma Moodle.

    Elemento de avaliação de grupo (30% + 10% da avaliação final)

    Os/As estudantes, organizados em grupos (min = 3; máx = 5) deverão construir, a partir do trabalho desenvolvido em aula, um portfólio. Cada conteúdo lecionado corresponde a entrada no portfólio, a qual, resulta do trabalho original desenvolvido por cada grupo. Cada portfólio deverá conter 8 entradas e cada elemento do grupo será avaliado em função da sua participação no desenvolvimento do trabalho em aula. (30% da classificação final) Para tal, cada grupo manterá um registo das presenças dos membros. A avaliação desta componente é ponderada individualmente e determinada pelo mapa de avaliação que os grupos devem anexar ao portfólio.

    Exemplo:
    Cada entrada vale 12,5% da nota final.
    No caso de um portfólio que tenha obtido a classificação de 17 valores, um elemento que tenha participado em todas as entradas será classificado com a nota de 17 valores. Um elemento que tenha participado apenas em 6 entradas (75% do trabalho total), obterá a nota de 12,75 (17*0,75 = 12,75).

    Esta componente da avaliação implica ainda a apresentação oral do portfólio (10% da classificação final)

     

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