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Apresentação
Apresentação
Ao terminar esta UC, espera-se que os alunos tenham desnvolvido os seguintes conhecimentos e competencias: - Compreender o conceito de capital humano, enquadrá-lo numa perspectiva multidisciplinar e compreender os contributos da psicologia para o seu desenvolvimento: - Compreender e utlizar de forma integrada as metodlogias e técnicas no dominio da avaliação de competências e avaliação de desempenho, desnvolvimento de carreiras, assim como, recrutamento e seleção; - Compreender o contributo dos instrumentos de gestão do capital humano para a eficacia organizacional
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-14085
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
1 - A natureza do capital humano: uma perspectiva psicológica
2 - As organizações e a gestão do capital humano: o contributo para a eficácia organizacional
3- Com as organizações obtém o capital humano do que necessitam? Métodos e técnica de recrutamento e selecção:
a. Recrutamento on-line
b. Instrumentos de avaliação psicológica
c. Entrevistas provas de dinamica de grupo
d. Avaliação da motivação
4- Avaliaçõ e maximização do valor do capital humano
a. Avaliação e gestão de competencias
b. Avaliação quantitativa e qualitativa em recursos humanos
c. Avaliação do desempenho, culura e objectivos organizacionais
d. Desenvolvimento de carreiras
e. Outras metodologias de avaliação e seleção; assesment center, executive search.
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Objetivos
Objetivos
Transmitir conhecimentos sobre a gestão do fator humano nas organizações e desenvolver competências nos alunos a este nível
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Goldman, L. (1990). Qualitative Assessment. The Counseling Psychologist. 18, 205-213.
Câmara, P. B., Rodrigues, J. V., & Guerra, P.. B. (2007). Novo Humanatos. Recursos Humanos e sucesso empresarial. Lisboa: Publicações dom Quixote.
Ceitil, M. (2006). Gestão e desenvolvimento de competências. Lisboa: Edições Sílabo.
Cunha, M.P., & Colab (2006). Manual de comprtamento organizacional e Gestão. Lisboa: Editora RH.
Edar, W. & Harris, M. (Eds) (1999). The EmploymentInterview Handbook. Londres: Sage Publications, Inc.
Ferry, J., & Jansen. P. (1997). Assessment Centers. England: John Wiley & Sons.
Plumbley. P. (1991). Selecção e Recrutamento. Lisboa: Clássica Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não