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Apresentação
Apresentação
Desenvolvimento organizacional mediante desenvolvimento de competências dos colaboradores. Ferramenta privilegiada de promoção da mudança organizacional para interação bem sucedida das organizações com o seu meio. Integra aspetos de Gestão e Psicologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT1705-14088
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Evolução dos conceitos
- Aprendizagem e mudança
- Métodos e técnicas pedagógicas
- Ciclo estratégico de Formação e Desenvolvimento
- Coaching
- O estado da arte em matéria de formação e coaching
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Objetivos
Objetivos
Proporcionar fundamentos relativos aos conhecimentos teóricos e exigências práticas que os profissionais enfrentam atualmente para desenvolver eficazmente a atividade nas áreas em apreço.
Desenvolver as seguintes competências:
- Enquadrar o coaching e formação enquanto práticas de desenvolvimento individual dos colaboradores e do Talento organizacional
- Identificar as características da aprendizagem dos adultos
- Identificar os principais métodos e técnicas pedagógicas
- Diagnosticar necessidades de formação, planeamento de programas de formação, aplicação dos programas e sua avaliação
- Caracterizar os contextos de aplicação do coaching
- Caracterizar as etapas constituintes do coaching
- Descrever os principais modelos e técnicas de intervenção em coaching
- Adquirir competências de análise crítica acerca da prática de coaching e uma atitude deontológica consciente- Identificar as novas tendências ou estado da arte em matéria de formação e coaching
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Transmissão teórica das diversas temáticas propostas, apresentação e discussão na aula de trabalhos individuais e de grupo, intercalando com exercícios práticos em grupo. 40% das horas de contacto será dedicada à exposição de conteúdos teóricos e os restantes 60%, à realização de actividades que visam o treino de competências.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Garrett, B. (2000). The Learning Organisation: Developing Democracy at Work. London: Harper Collins.
Gibb, S. J. (2011). Human Resource Development; Process, Practices and Perspectives at Work, 2nd edition. Basingstoke: Palgrave.
Harrison, R. (2009). Learning and Development. London: McGraw Hill.
Kirkpatrick, Donald L., & Kirkpatrick, James D. (2006). Evaluating training programs: the four levels (3rd ed). S. Francisco: Berrett-Koehler.
Klein, Stephen B. (2012). Learning: principles and applications (6th ed ). London: Sage.
Marcus-Quinn, A., & Hourigan, T. (Eds.). (2021). Handbook for online learning contexts: digital, mobile and open
Smith, W.-A., Boniwell (2021). Positive psychology coaching in the workplace
Pereira, Alexandra Barosa (2007). Coaching em Portugal: teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Wilson, J.P. (2012). Human Resource Development. London: Kogan Page.
Zeus, P., & Skiffington, S. (2003). The complete guide to coaching at work. New York: McGraw-Hill Education.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não