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Disciplina Formação e Coaching

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvimento organizacional mediante desenvolvimento de competências dos colaboradores. Ferramenta privilegiada de promoção da mudança organizacional para interação bem sucedida das organizações com o seu meio. Integra aspetos de Gestão e Psicologia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Storytelling da Formação e Desenvolvimento
    2. A aprendizagem como ferramenta de Gestão da Mudança - Ciclo Estratégico de Formação e Desenvolvimento Organizacional
    3. Métodos e técnicas de Formação
    4. Projetar materiais de formação com foco nas necessidades dos Formandos e usando o poder da IA
    5. Teorias fundamentais em design de aprendizagem digital
    6. Coaching – competências, objetivos e técnicas
    7. Formação e coaching de última geração - Gamificação, Sistema de L&D apoiado por IA, coaching orientado para pontos fortes, coaching psicológico
  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar fundamentos relativos aos conhecimentos teóricos e exigências práticas que os profissionais enfrentam atualmente para desenvolver eficazmente a atividade nas áreas em apreço.

    Desenvolver as seguintes competências:
    - Enquadrar o coaching e formação enquanto práticas de desenvolvimento individual dos colaboradores e do Talento organizacional
    - Identificar as características da aprendizagem dos adultos
    - Identificar os principais métodos e técnicas pedagógicas
    - Diagnosticar necessidades de formação, planeamento de programas de formação, aplicação dos programas e sua avaliação
    - Caracterizar os contextos de aplicação do coaching
    - Caracterizar as etapas constituintes do coaching
    - Descrever os principais modelos e técnicas de intervenção em coaching
    - Adquirir competências de análise crítica acerca da prática de coaching e uma atitude deontológica consciente

    - Identificar as novas tendências ou estado da arte em matéria de formação e coaching

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Transmissão teórica das diversas temáticas propostas, apresentação e discussão na aula de trabalhos individuais e de grupo, intercalando com exercícios práticos em grupo. 40% das horas de contacto será dedicada à exposição de conteúdos teóricos e os restantes 60%, à realização de actividades que visam o treino de competências.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Garrett, B. (2000). The Learning Organisation: Developing Democracy at Work. London: Harper Collins.

    Gibb, S. J. (2011). Human Resource Development; Process, Practices and Perspectives at Work, 2nd edition. Basingstoke: Palgrave.

    Harrison, R. (2009). Learning and Development. London: McGraw Hill.

    Kirkpatrick, Donald L., & Kirkpatrick, James D. (2006). Evaluating training programs: the four levels (3rd ed). S. Francisco: Berrett-Koehler.

    Klein, Stephen B. (2012). Learning: principles and applications (6th ed ). London: Sage.

    Marcus-Quinn, A., & Hourigan, T. (Eds.). (2021). Handbook for online learning contexts: digital, mobile and open 

    Smith, W.-A., Boniwell (2021). Positive psychology coaching in the workplace

    Pereira, Alexandra Barosa (2007). Coaching em Portugal: teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.

    Wilson, J.P. (2012). Human Resource Development. London: Kogan Page.

    Zeus, P., & Skiffington, S. (2003). The complete guide to coaching at work. New York: McGraw-Hill Education.

     

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