Disciplina Formação e Coaching

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvimento organizacional mediante desenvolvimento de competências dos colaboradores. Ferramenta privilegiada de promoção da mudança organizacional para interação bem sucedida das organizações com o seu meio. Integra aspetos de Gestão e Psicologia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Evolução dos conceitos
    2. Aprendizagem e mudança
    3. Métodos e técnicas pedagógicas
    4. Ciclo estratégico de Formação e Desenvolvimento
    5. Coaching
    6. O estado da arte em matéria de formação e coaching
  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar fundamentos relativos aos conhecimentos teóricos e exigências práticas que os profissionais enfrentam atualmente para desenvolver eficazmente a atividade nas áreas em apreço.

    Desenvolver as seguintes competências:
    - Enquadrar o coaching e formação enquanto práticas de desenvolvimento individual dos colaboradores e do Talento organizacional
    - Identificar as características da aprendizagem dos adultos
    - Identificar os principais métodos e técnicas pedagógicas
    - Diagnosticar necessidades de formação, planeamento de programas de formação, aplicação dos programas e sua avaliação
    - Caracterizar os contextos de aplicação do coaching
    - Caracterizar as etapas constituintes do coaching
    - Descrever os principais modelos e técnicas de intervenção em coaching
    - Adquirir competências de análise crítica acerca da prática de coaching e uma atitude deontológica consciente

    - Identificar as novas tendências ou estado da arte em matéria de formação e coaching

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Transmissão teórica das diversas temáticas propostas, apresentação e discussão na aula de trabalhos individuais e de grupo, intercalando com exercícios práticos em grupo. 40% das horas de contacto será dedicada à exposição de conteúdos teóricos e os restantes 60%, à realização de actividades que visam o treino de competências.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Garrett, B. (2000). The Learning Organisation: Developing Democracy at Work. London: Harper Collins.

    Gibb, S. J. (2011). Human Resource Development; Process, Practices and Perspectives at Work, 2nd edition. Basingstoke: Palgrave.

    Harrison, R. (2009). Learning and Development. London: McGraw Hill.

    Kirkpatrick, Donald L., & Kirkpatrick, James D. (2006). Evaluating training programs: the four levels (3rd ed). S. Francisco: Berrett-Koehler.

    Klein, Stephen B. (2012). Learning: principles and applications (6th ed ). London: Sage.

    Marcus-Quinn, A., & Hourigan, T. (Eds.). (2021). Handbook for online learning contexts: digital, mobile and open 

    Smith, W.-A., Boniwell (2021). Positive psychology coaching in the workplace

    Pereira, Alexandra Barosa (2007). Coaching em Portugal: teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.

    Wilson, J.P. (2012). Human Resource Development. London: Kogan Page.

    Zeus, P., & Skiffington, S. (2003). The complete guide to coaching at work. New York: McGraw-Hill Education.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios