Disciplina Organizações e Psicologia no Contexto Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Os desafios atuais colocados às organizações pela globalização, troca de informação, internacionalização das organizações e livre circulação de trabalhadores no espaço europeu podem, por um lado, abrir vantagens competitivas para as empresas e profissionais, mas traduzem-se, por outro, em dificuldades associadas ao confronto entre diferentes padrões culturais e ao desenraizamento dos trabalhadores da sua própria cultura. Assim, a diversidade cultural presente nas organizações e entre organizações poderá ser uma mais-valia, mas apenas se for bem gerida.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Sociedade e globalização.

     

    • Conceito de globalização
    • Migração e processo de aculturação
    • Comunicação intercultural

    2. Fundamentos da relação entre organizações e cultura

    • Cultura e organização: culturas nacionais e organizacionais
    • Valores culturais e modelos de dimensões culturais
    • Dimensões culturais e implicações no contexto de trabalho

    3. O psicólogo no contexto internacional

    • Medidas globais e individuais sobre diferenças culturais
    • Training cultural
    • Valores culturais e processos de liderança
    • Outros impactos dos aspectos culturais: equipas de trabalho, questões de género, valores e ética
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem o objectivo de capacitar os alunos a aplicar a psicologia do trabalho aos contextos internacionais e multiculturais.


    No final, os estudantes deverão ser capazes de:

    • Introduzir e enquadrar a problemática da sociedade globalizada (O1);
    • Descrever o que é cultura e como esta influencia as relações entre pessoas em contexto organizacional (O2);
    • Descrever os principais processos de transição cultural (O3);
    • Explicar a aplicação da psicologia nos diversos campos das relações internacionais (O4);
    • Aplicar os conhecimentos na análise dos problemas psicológicos dos atores das relações internacionais, em diversos contextos organizacionais (O5); 
    • Sugerir formas de intervenção na gestão da diversidade cultural dentro das organizações e na integração de expatriados (O6).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Berry, J. W., Poortinga, Y. H., Brengelmaus, S. M., Athanasios (2011). Cross-cultural psychology: Research and applications . Thousand Oaks CA: Sage Publications.
    • Finuras, P. (2011). Gestão intercultural: Pessoas e carreiras na era da globalização. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Friedman, G. ( 2012). A próxima década. Onde temos estado e para onde nos dirigimos. Lisboa: D. Quixote.
    • Hofstede, G.J., Pedersen, P.B., Hofstede, G. (2002). Exploring culture. Yarmouth, ME: Intercultrual Press.
    • Silverthorne, C. (2005). Organizational psychology in cross-cultural perspective . New York: New York University Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR Logo UE Financed Logo PT Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios