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Disciplina Organizações e Psicologia no Contexto Internacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Os desafios atuais colocados às organizações pela globalização, troca de informação, internacionalização das organizações e livre circulação de trabalhadores no espaço europeu podem, por um lado, abrir vantagens competitivas para as empresas e profissionais, mas traduzem-se, por outro, em dificuldades associadas ao confronto entre diferentes padrões culturais e ao desenraizamento dos trabalhadores da sua própria cultura. Assim, a diversidade cultural presente nas organizações e entre organizações poderá ser uma mais-valia, mas apenas se for bem gerida.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Sociedade e globalização.   Conceito de globalização Migração e processo de aculturação Comunicação intercultural 2. Fundamentos da relação entre organizações e cultura Cultura e organização: culturas nacionais e organizacionais Valores culturais e modelos de dimensões culturais Dimensões culturais e implicações no contexto de trabalho 3. O psicólogo no contexto internacional Medidas globais e individuais sobre diferenças culturais Training cultural Valores culturais e processos de liderança Outros impactos dos aspectos culturais: equipas de trabalho, questões de género, valores e ética
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC tem o objectivo de capacitar os alunos a aplicar a psicologia do trabalho aos contextos internacionais e multiculturais. No final, os estudantes deverão ser capazes de: Introduzir e enquadrar a problemática da sociedade globalizada (O1); Descrever o que é cultura e como esta influencia as relações entre pessoas em contexto organizacional (O2); Descrever os principais processos de transição cultural (O3); Explicar a aplicação da psicologia nos diversos campos das relações internacionais (O4); Aplicar os conhecimentos na análise dos problemas psicológicos dos atores das relações internacionais, em diversos contextos organizacionais (O5);  Sugerir formas de intervenção na gestão da diversidade cultural dentro das organizações e na integração de expatriados (O6).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A UC adopta uma metodologia assente na exposição de conteúdos teóricos e na análise de textos teóricos ou empíricos, complementada ainda pela análise de casos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    •Berry, J. W., Poortinga, Y. H., Brengelmaus, S. M., Athanasios (2011). Cross-cultural psychology: Research and applications . Thousand Oaks CA: Sage Publications. •Den Hartog, D. N., & De Hoogh, A. H. (2024). Cross-Cultural Leadership: What We Know, What We Need to Know, and Where We Need to Go. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 11(1), 535-566.  •Finuras, P. (2011). Gestão intercultural: Pessoas e carreiras na era da globalização. Lisboa: Edições Sílabo. •Hofstede, G.J., Pedersen, P.B., Hofstede, G. (2002). Exploring culture. Yarmouth, ME: Intercultrual Press. Volckmar-Eeg, M. G., & Enoksen, E. (2020). Navigating the multifaceted landscape of culture and social work: A qualitative evidence synthesis of cultural competence and cultural sensitivity in practice. Journal of Comparative Social Work, 15(2), 101–126.  
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Trabalho de grupo com apresentação em sala de aula

    A agendar

    30%

    Dinâmica desenvolvida no trabalho de grupo apresentado

    A agendar

    20%

    Ficha de avaliação com consulta

    A agendar

    50%

     

     

     

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