filmeu

Disciplina Métodos de Investigação em Psicologia Social e das Organizações II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular permite dotar os alunos de competências de análises de dados em investigação em Psicologia, incidindo sobre técnicas de análise de dados quantitativos no âmbito da psicometria e da estatística inferencial, e da análise de dados qualitativos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Métodos de análise de dados qualitativos: Análise temática 

    CP2. Métodos de análise de dados quantitativos: estatística descritiva e estatística inferencial

    CP3. Psicometria

    CP3.1. Conceito de escalas psicométricas e teoria da medida em psicometria

    CP3.2. Validação psicométrica de testes de medida: Análise Fatorial Exploratória e Análise Fatorial Confirmatória

    CP4. Estatística Inferencial: 

    CP4.1. Análise de Variância Univariada e Multivariada

    CP4.2 Análise de Variância com Medidas Repetidas

    CP4.3. Relação linear entre duas variáveis: Correlação, Regressão Linear Simples e Múltipla

    CP4.4. Modelos de Mediação

    CP4.5. Modelos de Moderação

     

    Nota: CP = Conteúdos Programáticos

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Conduzir uma análise de dados qualitativos

    OA2. Conhecer as teorias psicométricas e pressupostos subjacentes à construção de escalas

    OA3. Conduzir uma análise psicométrica de uma escala e interpretar os seus resultados

    OA4. Compreender a relação ente hipótese conceptual, design de um estudo, procedimento estatístico e hipótese estatística

    OA5. Aplicar as técnicas estatísticas de Análise de Variância e Multivarância a problemas no domínio da Psicologia com amostras intra e inter-sujeitos

    OA6. Aplicar modelos de Regressão Linear Simples, Múltipla, de Mediação e Moderação a problemas no domínio da Psicologia

    OA7. Escolher e aplicar os diferentes procedimentos estatísticos tendo em conta os objetivos de investigação e tipo de dados

    OA8. Apresentar e interpretar de forma clara os resultados obtidos na análise dos dados

    OA9. Utilizar de forma adequada e eficaz um software de análise estatística.

     

    Nota. OA = objetivos de aprendizagem

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas desta UC, de caráter teórico-prático (TP), têm uma componente essencialmente aplicada, na qual os alunos aplicam as competências teóricas adquiridas através de atividades práticas, como condução, análise e discussão dos procedimentos de análise de dados aplicados. A aplicação prática dos conceitos aprendidos será igualmente realizada utilizando os dados de um estudo desenvolvido pelos próprios alunos na disciplina de Métodos de Investigação I, possibilitando aos alunos explorar todas as fases de um processo de investigação ao longo dos dois semestres. 

    Para envolver os alunos na investigação desenvolvida na área da Psicologia, serão apresentados estudos publicados em revistas internacionais que utilizem os modelos e técnicas analíticas lecionadas. Além disso, sempre que possível, procurar-se-á envolver os estudantes nos projetos de investigação em curso na unidade de Investigação e Desenvolvimento (HEI-Lab).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    . Braun, V., & Clarke, V. (2023). Toward good practice in thematic analysis: Avoiding common problems and be (com) ing a knowing researcher. International Journal of Transgender Health24(1), 1-6. https://doi.org/10.1080/26895269.2022.2129597.

    . Field, A. (2017). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics (5 th Ed.) . London: Sage.

    . Flick, U. (2009). Introdução à Pesquisa Qualitativa (3.ª Ed.). Porto Alegre: Artmed.

    . Hayes, A. F. (2017). Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. New York:Guilford Publications.

    . Maroco, J. (2018). Análise estatística com o SPSS statistics ( 7ª Ed. ) Lisboa: ReportNumber.

    . Bardin,L. (2004). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

    . Tabachnick, B. & Fidell, L. (2006). Using multivariate statistics . USA: Pearson International.

    . Watt, R., & Collins, E. (2019). Statistics for Psychology: A Guide for Beginners (and everyone else). SAGE Publications Limited.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios