-
Apresentação
Apresentação
Os produtos naturais são importantes fontes sustentáveis de ingredientes bioativos, com elevado potencial de aplicação, em produtos farmacêuticos, dermocosméticos e suplementos alimentares. Esta unidade curricular tem então como objetivo interrelacionar as áreas de conhecimento relativas à conceção e otimização de formulações para veicular bioativos de origem natural em função da via de administração a adotar. Tendo em conta as características particulares dos bioativos de origem natural, pretende-se ainda sistematizar o estado da arte dos sistemas de veiculação em utilização e em desenvolvimento na atualidade, com especial ênfase nas estratégias nanotecnológicas. Assim, esta unidade curricular é central para formar especialistas competitivos e orientados para a inovação, com perfil para o desenvolvimento e comercialização de produtos baseados em bioactivos de fontes naturais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6812-25377
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à conceção de sistemas de veiculação Estratégias nanotecnológicas para veiculação de bioativos naturais: Nanossistemas baseados em lípidos Nanossistemas poliméricos Nanossistemas metálicos Nanossistemas baseados em carbono Estratégias de veiculação em função da via de administração: Oral Parentérica Tópica e transdérmica Oftálmica, nasal, pulmonar e auricular Rectal e vaginal
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo interrelacionar as áreas de conhecimento relativas à conceção e otimização de formulações para veicular bioativos de origem natural em função da via de administração a adotar. Tendo em conta as características particulares dos bioativos de origem natural, pretende-se ainda sistematizar o estado da arte dos sistemas de veiculação em utilização e em desenvolvimento na atualidade, com especial ênfase nas estratégias nanotecnológicas. Após a frequência desta UC, pretende-se que os estudantes tenham adquirido os seguintes conhecimentos, aptidões e competências: - compreender quais as propriedades do sistema de veiculação a modular tendo em conta as propriedades do composto bioativo; - compreender quais as propriedades do sistema de veiculação a modular considerando a via de administração a adotar; - discernir as diversas estratégias nanotecnológicas disponíveis para as diversas vias de administração.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC é constituída por aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e laboratoriais (PL). As aulas T são magistrais seguindo o programa definido de acordo com os objetivos da unidade curricular. As aulas TP aprofundam os conteúdos lecionados, com a respetiva integração pelo recurso à estratégia de aprendizagem ativa baseada em problemas, com resolução de exercícios e discussão de casos práticos. As aulas PL contemplam ainda atividades laboratoriais quando à preparação e controlo de qualidade de sistemas de veiculação de bioativos de origem natural. A plataforma Moodle será o meio oficial de comunicação com os estudantes e de disponibilização de material didático.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aulton, M. E., Taylor. K. M. G. (2021) Aulton’s Pharmaceutics: The design and manufacture of medicines (6th Edition). Elsevier. Infarmed. (2008) Farmacopeia Portuguesa (IX Edição). Portugal. Allen, L., & Ansel, H. C. (2021). Ansel's Pharmaceutical Dosage Forms and Drug Delivery Systems. (12th Edition). London: Wolters Kluwer Health. Heredia, J. B., Gutiérrez-Grijalva, E. P., Licea-Claverie, A., Gutierrez-Uribe, J. A., Patra, J. K. (2023) Phytochemical Nanodelivery Systems as Potential Biopharmaceuticals. Elsevier.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição - Avaliação Contínua
Ponderação
Teste escrito
50%
Resolução, apresentação e discussão de casos práticos
30%
Desempenho e participação nas atividades laboratoriais
20%
Exame final: a avaliação incide sobre a totalidade dos conteúdos programáticos.
A melhoria de nota tem lugar através de prova oral.
Uso de Inteligência Artificial: As ferramentas de inteligência artificial (IA) para a realização de elementos de avaliação onde seja possível a sua utilização, como na resolução, apresentação e discussão de casos práticos, têm de ser reveladas pelos estudantes, identificando o propósito para a sua utilização. Na avaliação destes elementos de avaliação, os resultados serão aferidos através de elemento de avaliação complementar (oral presencial) com a ponderação de 60%. O uso responsável e ético da IA por parte dos alunos, com vista à integridade académica, será discutido em contexto de sala de aula.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




