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Disciplina Química Medicinal e Terapêutica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Química Medicinal e Terapêutica concentra-se no estudo detalhado dos alvos moleculares dos fármacos e na forma como estes interagem com o organismo para produzir efeitos terapêuticos mas também efeitos adversos. A UC explora a farmacodinâmica e farmacocinética, que explicam como os fármacos atuam e são metabolizados no corpo humano.   O estudo inclui tópicos específicos como agentes antimicrobianos, antitumorais, colinérgicos, acetilcolinesterásicos, analgésicos opióides e anti-ulcerosos. Aborda também o desenho e descoberta de novos fármacos, utilizando métodos como relações quantitativas estrutura-atividade (QSAR) e síntese combinatorial.  A UC fornece uma base sólida para a indústria farmacêutica e investigação científica, preparando os alunos para o desenvolvimento e inovação de novos medicamentos com base em  bioactivos naturais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução à química farmacêutica orgânica: fármacos, alvos de fármacos e interações intermoleculares. 2.Alvos de fármacos: estrutura e função. Farmacodinâmica e farmacocinética. 3.Descoberta, desenho e desenvolvimento de fármacos: protótipos e análogos, isolamento, purificação e determinação da estrutura, fontes de protótipos e de fármacos a partir de produtos naturais, plantas medicinais. Optimização de interacções de alvos moleculares. Optimização de acesso ao alvo molecular. 4.Ferramentas para a comercialização: ensaios clínicos e pré-clinicos, patentes, assuntos regulamentares e desenvolvimento de processos químicos 5.Ferramentas para em química medicinal: Química combinatorial e Relações Quantitativas de Estrutura-Atividade (QSAR). 6.Tópicos em química Medicinal: agentes antimicrobianos, antivirais, anticancerígenos, Fármacos que afectam a neurotransmissão (colinérgicos, adrenérgicos e dopaminérgicos). Analgésicos opióides e anti-ulcerosos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como objetivo o estudo da estrutura e a função dos alvos moleculares mais importantes de fármacos. São também importantes a farmacodinâmica e a farmacocinética, bem como os princípios e estratégias que envolvem a descoberta e desenho de novos fármacos para o desenvolvimento de medicamentos. O estudo do desenho de fármacos que envolve as relações QSAR (relações quantitativas de estrutura-atividade), a síntese combinatorial e a seleção de tópicos específicos que envolvem a química medicinal como o estudo de agentes antimicrobianos, antitumorais, colinérgicos, acetilcolinesterásicos, analgésicos opióides e agentes anti-ulcerosos.  
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para a Unidade Curricular de Química Medicinal e Terapêutica, as metodologias inovadoras de ensino incluem o uso da plataforma online Moodle para fornecer materiais didáticos e facilitar a comunicação. As aulas teóricas são interativas, com métodos ativos como estudos de caso e debates. O curso integra atividades práticas realizadas nos laboratórios, onde os alunos aplicam conceitos experimentais. A aprendizagem baseada em projetos envolve a realização de trabalhos escritos e apresentações sobre tópicos específicos. Discussões de artigos científicos e a criação de portfólios digitais para documentar experiências são incorporadas para aprofundar a compreensão. O feedback contínuo e exames práticos e teóricos online oferecem flexibilidade e avaliação constante do desempenho dos alunos.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Patrick, G. L. (2005). An Introduction to Medicinal Chemistry. Oxford: University Press. 2. Thomas, G. (2008). Medicinal Chemistry: An Introduction. New Jersey: John Wiley & sons. 3. Vollhardt, K. P. C., Schore, N. E. (2014). Organic Chemistry: structure and function. New York: Freeman and Company. 4. Clayden, J., Greeves, N., Warren, S., Wothers, P. (2001). Organic chemistry. Oxford; New York: Oxford University Press. 5. Foye, W.O., Lemke, T. L., Williams, D. A. (2012). Principles of Medicinal Chemistry. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A unidade curricular compreende aulas teóricas e laboratoriais. Os conteúdos programáticos são abordados nas aulas teóricas, valorizando os conceitos básicos da química medicinal. O material didático de apoio será disponibilizado na plataforma on-line Moodle.

    A avaliação contínua engloba: Participação e desempenho, 10% (A); um teste escrito, 30% (B); um trabalho escrito, 30 % (C); a apresentação e discussão de artigos científicos, 10% (D); a apresentação e discussão de cadernos de laboratório, 20% (E)

     

    (final = A (10%) + B (30%) + C (30%) + D (10%) + E (20%)).

     

    O aluno trabalhador-estudante que optar pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.

    A avaliação por exame final aplica-se aos alunos que por ele optem abrangendo a totalidade dos conteúdos programáticos (exame escrito e exame laboratorial).

    A melhoria de nota é realizada sob a forma de prova de avaliação oral, englobando a totalidade dos conteúdos programáticos. O aluno trabalhador-estudante que optar pela avaliação contínua deverá cumprir com os requisitos acima definidos.

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