-
Apresentação
Apresentação
Após a aquisição de conhecimentos e de competências nas diversas áreas da sexualidade humana após o primeiro ano do 2º ciclo de estudos, os alunos terão oportunidade de desenhar e implementar um projeto de investigação na área da psicologia da sexualidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 60
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT64-2-10538
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Revisão da literatura, com recurso a bases de dados e outras fontes bibliograficas cientificamente reconhecidas nacional e internacionalmente;
Formulação do problema e hipóteses de investigação, devidamente fundamentada no estado da arte e tendo por base a identificação das lacunas de conhecimento/necessidades de investigação com base na revisão da literatura;
Selecção/reflexão acerca das metodologias que mais se adequam às perguntas de investigação e aos requisitos éticos da investigação com seres humanos em sexologia;
Quando aplicável, contacto com a realização de um estudo empírico, nomeadamente através da recolha de dados
Quando aplicável, análise estatística dos dados; Interpretação dos resultados à luz da revisão da literatura efectuada;
Divulgação dos resultados de investigação à comunidade científica
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se acompanhar os estudantes no planeamento e concretização dos seus projectos de investigação, que culminarão na elaboração da dissertação final. Integrando-se em linhas e temas de investigação pré-definidos e/ou ajustados com as áreas de competência do/as orientadore/as, pretende-se que os estudantes desenvolvam, com acompanhamento tutorial, uma parte substancial do plano de trabalhos que sustenta a elaboração da dissertação: a revisão da literatura; a definição dos objectivos, das hipóteses de investigação e das opções metodológicas; a realização do estudo empírico e a interpretação dos resultados; e a redacção da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. Pretende-se igualmente proporcionar aos estudantes um contacto estruturado com temáticas aprofundadas de investigação que lhes permitam adquirir e desenvolver conhecimentos e competências sólidas em investigação científica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino será tutorial, com sessões semanais realizadas em pequenos grupos. Cada estudante tem espaço para avançar na elaboração do seu trabalho, tendo por base o acompanhamento do seu orientador, bem como para partilhar as suas dúvidas, dificuldades e sugestões com o grupo. Pretende-se que, partindo da reflexão em torno das questões específicas a cada projecto, possam aumentar os seus conhecimentos sobre questões transversais à elaboração de trabalhos científicos. Recorrer-se-á logo que possível aos métodos activos (e.g., exercícios práticos de análise de dados) que permitem adquirir conhecimentos e competências avançadas de investigação, que além de aplicáveis ao seu trabalho presente, são transversais e transferíveis para outros projectos futuros de investigação.A avaliação resulta da apresentação e defesa da dissertação de mestrado de acordo com o regulamento e grelha de avaliação em vigor na EPCV.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- American Psychological Association (2009). Publication manual of the American Psychological Association (6ª ed). Washington: American Psychological Association
- Comer, J. S., & Kendall, P. C. (2013). The Oxford handbook of research strategies for clinical psychology . New York, NY, US: Oxford University Press.
- Field , A. P. ( 2009 ). Discovering statistics using SPSS : and sex and drugs and rock 'n' roll ( third edition ). London : Sage publications.
- Wiederman, M. & Whitley, B. E. Jr. (2002). Handbook for conducting research on human sexuality (pp. 139-171). Mahwah, NJ, US: Lawrence Erlbaum Associates Publishers.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
-
Mobilidade
Mobilidade
Não