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Disciplina Desenvolvimento e Comportamento Sexual II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC permitirá contribuir para a compreensão do desenvolvimento e comportamento nos seres humanos, na continuidade com o que foi lecionado no 1º semestre. Numa primeira fase, a UC procura proporcionar uma visão alargada das principais características do desenvolvimento sexual normativos e não-normativo na infância e adolescência ao longo do ciclo de vida, à luz do modelo biopsicossocial. Neste contexto, os estudanates poderão conhecer as variantes no desenvolvimento sexual típico, incluindo perturbações desenvolvimentais, disforia de género, entre outras.

    Numa 2ª fase, serão abordados conteúdos dedicados à resposta neurofisiológica, assim como os diferentes modelos que as explicam.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Desenvolvimento biopsicossocial e comportamento sexual ao longo do ciclo de vida

    1.1. Desenvolvimento sexual e sexualidade pré-pubertária

    1. Perturbações do desenvolvimento sexual e intersexualidade
    2. Desenvolvimento da identidade de género e da orientação sexual

    1.2. Sexualidade na adolescência

    1.3. Sexualidade na idade adulta

    1.4. Sexualidade na terceira idade

     CP 2. Neuropsicofisiologia da resposta sexual

     

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Conhecer o processo de desenvolvimento sexual e as principais especificidades da sexualidade ao longo das diferentes fases do ciclo de vida a partir de uma abordagem biopsicossocial

    OA1.1. Compreender, caracterizar e avaliar as principais alterações no desenvolvimento sexuais, nomeadamente as perturbações do desenvolvimento sexual

    OA1.2. Enquadrar a não-conformidade de género no desenvolvimento da identidade de género

    OA1.3. Enquadrar a orientação sexual no desenvolvimento da identidade

    OA2. Identificar os principais modelos neuropsicofisiológicos da resposta sexual e do funcionamento sexual

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, nomeadamente: ME1: Exposição oral com auxílio de materiais e recursos interativos; ME2: Diálogo interativo; M3: Exercícios de pesquisa, leitura, análise e discussão de artigos científicos; M4: Exercícios de aplicação em sala de aula, através da análise de casos práticos; ME5. Discussão em grupo, com feedback do docente; ME6. Exercícios de treino de competências (ex. role-playing).

     

    A avaliação será realizada mediante as seguintes modalidades:

    - Avaliação contínua: prova escrita (ponderação de 50%) e trabalho prático de grupo com apresentação (ponderação: componente escrita – 25%; componente oral – 25%). Para aprovação na UC, a média final ponderada dos elementos de avaliação terá de ser igual ou superior a 10 valores.

    - Avaliação final: Prova escrita de conhecimentos (ponderação de 100%).

     

    A presença nas aulas é obrigatória. Para aprovação à UC é necessário ter 10 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bancroft, J. (2000). The Role of Theory in Sex Research, Indiana University Press, 2000

    Janssen, E. (2007). Human sexual response. Indiana University Press, 2007

    Levin, R. J. (2008). Critically revisiting aspects of the human sexual response cycle of Masters and Johnson: correcting errors and suggesting modifications. Sexual & Relationship Therapy, 23(4), 393–399. https://doi.org/10.1080/14681990802488816
    Peterson (2007). Handbook of Sex Therapy. The Wiley-Blackwell.

    Rosenberg, J. (2009). Handbook of Women's Health. Cambridge University Press

    Toman, D. & Diamond, L. (2014).  APA Handbook of Sexuality and Psychology. APA Reference Books Collection.

     

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