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Disciplina Saúde e Sexualidade

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC está associada à compennete das Ciências da Saúde do Mestrado em sexologia, nomedamente com a  área da Medicina Sexual, e pretende colocar o grupo de estudantes em contactos com os principais temas da Saude e Sexualidade, assim como com o estado da arte anda investigação nestes temas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Modelos de compreensão da saúde sexual
    CP1.1. Abordagem biopsicossocial e avaliação holística das necessidades físicas, sociais e psicológicas do paciente e do bem-estar sexual
    CP1.2. Capacitação de utentes/clientes de serviços de saúde, que envolvem escolhas em saúde sexual e medicina sexual
    CP1.3. Saúde sexual baseada na evidência (e.g., redução da gravidez na adolescência)
    CP1.4. Gestão de problemas de saúde com impacto na saúde sexual, incluindo avaliação, planejamento e avaliação da prática
    CP2. Medicina sexual: Da caracterização ao aconselhamento e à intervenção
    CP2.1. Infeções sexualmente transmissíveis e sexualidade

    CP2.2. Contraceção e sexualidade
    CP2.3. Doença crónica e sexualidade (e.g., diabetes, doenças cardiorrespiratórias, cancro)
    CP 2.4. Substâncias e sexualidade (Toxicodependência e alcoolismo, medicação, chemsex)
    CP2.5. Processos cirúrgicos e pós-operatório e sexualidade

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Conhecer e enquadrar a saúde sexual no modelo biopsicossocial
    OA1.1. Aplicar e treinar abordagens aos utentes baseados na sua capacitação e no suporte à tomada de decisões baseados na evidência
    OA1.2. Elaborar e preparar os processos de avaliação, planeamento e aconselhamento em saúde e em medicina sexuais
    OA2. Identificar e compreender as dificuldades e condições de saúde mais comuns que afetam a sexualidade
    OA2.1. Aprender a avaliar de forma integrada, holística e rigorosa estes casos, nomeadamente conhecer as suas características e modelos
    de compreensão, impacto na sexualidade e saber selecionar e adequar boas práticas em saúde sexual
    OA2.2. Treinar competências de atendimento e aconselhamento em saúde sexual

    OA3.Demonstrar as aprendizagens adquiridas atrev´s de avaliação presencial.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Algumas aulas funcionarão como aulas abertas a toda a comunidade estudantil pela sua relevãncia social (e.g., IST).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Andrews, G. (2005). Women's Sexual Health. Elsevier.
      Aggleton, P.& Parker, R. (2012). Routledge Handbook of Sexuality, Health, and Rights. Routledge.
      Hensel, D. J., & Fortenberry, J. D. (2014). Life-span sexuality through a sexual health perspective. In D. L. Tolman, L. M. Diamond, J. A.
      Bauermeister, W. H. George, J. G. Pfaus, & L. M. Ward (Eds.), APA handbook of sexuality and psychology, Vol. 1: Person-based
      approaches. (pp. 385–413). American Psychological Association. 10.1037/14193-013
      Katz, A. (2022). Sexuality and Illness: A Guidebook for Health Professionals. Routledge.
      Everett (2020). Handbook of Contraception and Sexual Health. Routledge.
      Nelson, A, & Woodward, J. (2006). Sexual Transmitted Diseases: A practical Guide for Primary Care. Humana Press
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