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Disciplina Teoria e Metodologia do Conhecimento Científico

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento científico e da pesquisa.  A verdade científica é provisória, o que nos obriga ter uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo. Neste sentido, pretende-se despertar o aluno para o perigo dos dogmatismo e levá-lo a entender o conhecimento científico como um processo de procura que devemos cultivar.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 - Conhecimento científico

    1.2 - A função dos obstáculos epistemológicos.

    1.3 - O problema da objetividade e da subjetividade.

    1.4 - O problema da objectividade e da subjectividade.

    1.5 ¿ O pensar como recordar.

    1.6 ¿ Pensar como memória e imaginação.

    1.7 ¿ A especialização.

    1.8 ¿ O relativismo das interpretações.

    1. 9 ¿ O carácter ilusório do mundo.

    2 - O método e a ética do conhecimento

    2.1 - A ciência e a filosofia como práticas interrogativas.

    2.2 - Conhecimento, informação, conhecimento científico, conhecimento filosófico, teoria

    2.3 - As ciências da natureza e as ciências humanas

    2.4 - O problema do método: reflexões epistemológicas

    2.5 - A ética do conhecimento

    2.6 -  ética da compreensão

    3 - Origem  possibilidades do conhecimento

    3.1 - Conhecimento como actividade

    3.2 - A relação sujeito-objecto.

    3.3 - A função da linguagem no processo de conhecimento

    3.4 - Possibilidades do conhecimento

    3.5 - Origem do conhecimento

    3.6 - A verdade e o poder.

  • Objetivos

    Objetivos

    Sabe posicionar-se face às problemáticas conceptuais da Teoria Científica.

    Sabe argumentar relacionando as raízes históricas do conhecimento científico.

    Discute de forma argumentativa o valor do conhecimento científico na sua relação com o desenvolvimento humano.

    É capaz de interpretar a construção da ciência como um trabalho ético.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    I

    Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento.

    A participação do aluno, envolve a realização de tarefas que solicita:

    - Pesquisa individual. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade de saberem procurar responder individualmente às dúvidas que vão sendo colocadas ao longo das aulas;

    - Pesquisa de grupo. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade da aprendizagem cooperativa. 

    - Debates. Os alunos são confrontados com situações que exigem o confronto de ideias, o desenvolvimento do espírito crítico.

    Nas diferentes situações-problema, o aluno tem que expressar o seu conhecimento de forma oral e escrita. 

    ncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lisboa: LIDEL

    Morin, E. (2005). O método VI. Mem Martins: Publicações Europa-América

    Soares, M. (2004). O que é o conhecimento? Porto: Campo das Letras.

    Stein, E. (1993). Seminário sobre a verdade. Pétropolis: Vozes

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