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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular pretende introduzir o aluno na problemática do conhecimento científico e da pesquisa. A verdade científica é provisória, o que nos obriga ter uma atitude de ponderação e de abertura ao diálogo. Neste sentido, pretende-se despertar o aluno para o perigo dos dogmatismo e levá-lo a entender o conhecimento científico como um processo de procura que devemos cultivar.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT774-10876
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Conhecimento científico
1.2 - A função dos obstáculos epistemológicos.
1.3 - O problema da objetividade e da subjetividade.
1.4 - O problema da objectividade e da subjectividade.
1.5 ¿ O pensar como recordar.
1.6 ¿ Pensar como memória e imaginação.
1.7 ¿ A especialização.
1.8 ¿ O relativismo das interpretações.
1. 9 ¿ O carácter ilusório do mundo.
2 - O método e a ética do conhecimento
2.1 - A ciência e a filosofia como práticas interrogativas.
2.2 - Conhecimento, informação, conhecimento científico, conhecimento filosófico, teoria
2.3 - As ciências da natureza e as ciências humanas
2.4 - O problema do método: reflexões epistemológicas
2.5 - A ética do conhecimento
2.6 - ética da compreensão
3 - Origem possibilidades do conhecimento
3.1 - Conhecimento como actividade
3.2 - A relação sujeito-objecto.
3.3 - A função da linguagem no processo de conhecimento
3.4 - Possibilidades do conhecimento
3.5 - Origem do conhecimento
3.6 - A verdade e o poder.
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Objetivos
Objetivos
Sabe posicionar-se face às problemáticas conceptuais da Teoria Científica.
Sabe argumentar relacionando as raízes históricas do conhecimento científico.
Discute de forma argumentativa o valor do conhecimento científico na sua relação com o desenvolvimento humano.
É capaz de interpretar a construção da ciência como um trabalho ético.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
I
Para a concretização da aprendizagem organizámos o processo integrando metodologias ativas. Todo este processo de ensino-aprendizagem está estruturado de modo a exigir dos alunos uma participação ativa na construção do seu processo de conhecimento.
A participação do aluno, envolve a realização de tarefas que solicita:
- Pesquisa individual. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade de saberem procurar responder individualmente às dúvidas que vão sendo colocadas ao longo das aulas;
- Pesquisa de grupo. Os alunos são confrontados com situações que apelam à necessidade da aprendizagem cooperativa.
- Debates. Os alunos são confrontados com situações que exigem o confronto de ideias, o desenvolvimento do espírito crítico.
Nas diferentes situações-problema, o aluno tem que expressar o seu conhecimento de forma oral e escrita.
ncluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Oliveira, L. (2013). Ética em investigação científica. Lisboa: LIDEL
Morin, E. (2005). O método VI. Mem Martins: Publicações Europa-América
Soares, M. (2004). O que é o conhecimento? Porto: Campo das Letras.
Stein, E. (1993). Seminário sobre a verdade. Pétropolis: Vozes
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não