filmeu

Disciplina Observação e Análise Técnico-Táctica

  • Apresentação

    Apresentação

    A observação e análise é um dos temas em foco em várias áreas da sociedade (treino, imprensa, universidade, formação de treinadores). Um profissional na área do Treino, quer seja de rendimento ou de formação, terá que ser capaz de conhecer e analisar criticamente que conceitos, procedimentos e tendências regem a sua modalidade. Conhecer estes aspetos é um caminho para garantir um melhor nível de preparação para as situações de competição: conhecer a sua equipa e o seu adversário. Uma das formas possíveis de obter esse conhecimento é através da observação e análise das situações de treino e de competição. Assim, observar e registar comportamentos individuais e coletivos para objetivamente medi-los e transformá-los em informação científica e simultaneamente relevante/útil para qualquer equipa técnica, torna-se fundamental. Conhecer e dominar métodos válidos neste contexto é a possibilidade de ter acesso a conhecimento que poderá fazer a diferença entre uma evidência e a...sorte.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Contextualização da observação e análise técnico-tática na análise do desempenho desportiva no processo de treino e competição.
    2. A construção de um sistema de observação: definição de sistema de categorias e o teste da fiabilidade.
    3. Elaboração de relatórios de observação e análise e comunicação da informação.
    4. Localização conceptual e métodos específicos de avaliação e análise por desenvolvimento de modelos biomecânicos.
    5. Padrões motores e variabilidade de parâmetros biomecânicos associados.
    6. Rigidez dinâmica articular como medida da estabilidade articular. Metodologia aplicada ao desenvolvimento laboratorial em estudos-caso.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Desenvolver instrumentos metodológicos adequados para aplicação como meio de diagnóstico em situação de treino ou competição.
    2. Conhecer as principais ferramentas e as novas tendências de mercado para a análise do desempenho desportivo.
    3. Definir e aplicar critérios para elaboração de relatórios de análise da técnica e da tática, para adequação de estratégias de intervenção nos processos de treino de acordo com os objetivos e informação recolhida.
    4. Fundamentar os métodos de análise específicos à Biomecânica do Movimento Humano do executante que se adapta às condições ambientais.
    5. Desenvolver capacidades de trabalhar com as funções biomecânicas através da adequada aplicação dos mesmos conceitos aplicados em situações laboratoriais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os estudantes realizarm trabalhos de cada um dos blocos aplicando os conhecimentos na modalidade na qual são especialistas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Abrantes, J. (2008). Fundamentos e Elementos de Análise em Biomecânica do Movimento Humano. E-book: MovLab - ULHT. Lisboa. Disponível em: www.movlab.ulusofona.pt
    • Alarcón, A. R.(2020). Fútbol. Análisis y Síntesis: Sistema de datos y referencias. ISBN: 979-8644258642. Espanha.
    • Garganta, J. (2001). A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. RPCD, 1(1), 57-64
    • Hernández-Mendo, A., Castellano, J., Jonsson, G., Lopes, A., & Anguera, M. T.(2014). Programas informáticos de registro, control de calidad del dato, y análisis de datos. RPD, 23(1), 111-121
    • Mesquita, I. (2017). Análise da performance desportiva. (IPDJ I.P.). Lisboa.
    • Nevill, A., Atkinson, G., & Hughes, M.(2008) Twenty-five years of sport performance research in the Journal of Sports Sciences, JSS, 26(4)
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios