filmeu

Disciplina Treino e Desenvolvimento de Competências Psicológicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Insere-se no âmbito do treino desportivo e tem em vista promover nos futuros treinadores competências que permitam auxiliar os atletas e/ou equipas a desenvolver capacidades de adaptação psicológica no sentido de melhorar o desempenho desportivo e a alcançar um estado mental óptimo.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. 1.- Metodologia Geral de Treino Psicológico: uma abordagem integrada.
      1.1.- Uma abordagem fenomenológica da prática desportiva.
    2. 2.- Os conceitos de preparação psicológica, treino psicológico e treino mental.
      2.1.- Definição e discussão sobre as diferenças dos conceitos
    3. 3.- Métodos, modelos e técnicas de treino da dimensão psicológica do atleta.
      3.1.As diferentes abordagens facilitadoras da adaptação psicológica dos atletas
      3,2,.- O planeamento do treino psicológico. 
      3.3..- O grupo desportivo e a sua gestão..
    4. - A abordagem psicológica dos talentos e da excelência desportiva.
    5. 4.1.- Diferernciação entre talento e sobredotado
      4.2.- Factores facilitadores do desenvolvimento dos talentos em desporto
  • Objetivos

    Objetivos

    Enquadrar o treino psicológico no desporto numa metodologia geral integradora das diferentes componentes psicológicas; Promover a compreensão dos pensamentos, emoções e comportamentos dos atletas

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão ministradas aulas teóricas nas quais se fará o enquadramento teórico e conceptual das temáticas a abordar no curso. Nas aulas teórico-práticas apresentar-se-ão temas e casos para discussão quer em pequenos grupos, quer na globalidade do grupo-turma, e serão trabalhadas metodologias psicológicas de avaliação e intervenção. A reflexão individual e colectiva permitirá a integração dos fundamentos teóricos respectivos. A avaliação será realizada por meio de um teste escrito no final do semestre. Adicionalmente, poderá ser considerada a realização de trabalhos facultativos solicitados especificamente com propósito avaliativo associado ao processo de aprendizagem, os quais terão, no conjunto, um peso máximo de 10%.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Bertollo,M., Filho,E. & Terry, P. (2020). Advancements in Mental Skills Training, London: Routlege. 
    - Tod,D., Hodge, K. & Krane, V.  (2023). Routledge Handbook of Applied Sport PsychologyA Comprehensive Guide for Students and Practitioners. New York: RoutledgeNew York: Routledge
    - Serpa, S. (2017). Mente, desporto e performance: o fator psi. Lisboa: Ed. Visão e Contextos

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios