filmeu
Aprendizagem da Matemática - Do Ensino às Dificuldades

Pós-Graduação Aprendizagem da Matemática - do ensino às dificuldades

Lisboa
O sucesso escolar da Matemática é uma condição sine qua non para lidar esta nova Era Tecnológica. Apresenta-se assim indispensável para os professores, estudantes e demais profissionais da educação compreender o processo de aprendizagem da Matemática e os ... Ler mais

Partilhar

Email

O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais
Formato do cursoA distância Horas135h Créditos19 ECTS
  • Apresentação

    Apresentação

    O sucesso escolar da Matemática é uma condição sine qua non para lidar esta nova Era Tecnológica. Apresenta-se assim indispensável para os professores, estudantes e demais profissionais da educação compreender o processo de aprendizagem da Matemática e os diversos mecanismos cognitivos e de ensino que lhe são inerentes. Para além disso, procura-se que os formandos desenvolvam competências que lhes permitam sinalizar alunos com dificuldades, de modo a serem alvo de intervenção atempada. Tem como eixo a análise da aprendizagem e dos processos educativos a partir dos contributos da Psicologia Cognitiva, Educação Matemática e Artes Visuais, de modo a favorecer uma visão ampla e integradora do que significa aprender com sucesso a Matemática.
  • Condições de Ingresso

    Condições de Ingresso

    Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: - titulares de grau de licenciado, mestrado ou doutoramento ou equivalente legal; - titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; - titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente.
  • Objetivos

    Objetivos

    Adquirir conhecimentos conceptuais sobre a aprendizagem da matemática e conceções teóricas do desenvolvimento numérico; - Identificar, avaliar e intervir atempadamente nos primeiros sinais de dificuldades; - Utilizar materiais estruturados e não estruturados nos primeiros anos de ensino formal da Matemática; - Refletir criticamente sobre manuais escolares de matemática; - Identificar e ultrapassar dificuldades da linguagem matemática oral e escrita; - Utilizar referentes artísticos como suporte à aprendizagem da matemática.
  • Programa

    Programa

    • [1º Semestre]
    • Aprendizagem da Matemática e Desenvolvimento da Competência Matemática 1.5 ects
    • Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar 1.5 ects
    • Didática da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico 3.5 ects
    • Dificuldades na Aprendizagem da Matemática - Avaliação e Intervenção 3.5 ects
    • Linguagem Matemática: Definições e Interpretação de Problemas 1.5 ects
    • Manuais Escolares: Análise Crítica dos Conteúdos Matemáticos 1.5 ects
    • [2º Semestre]
    • Arte e Matemática: Expressões Artísticas, Geometria e Aritmética 1.5 ects
    • Seminário de Investigação (Trabalho Final) 5 ects
  • Observações

    Observações

    O plano de estudos tem a duração de 8 meses para reduzir a carga horária semanal. Cruza conhecimentos da Psicologia, Neurociências, Educação Matemática, Artes Visuais e Aprendizagem baseada em Jogos e culmina com trabalhos finais de investigação

Centro Universitário

Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.
CANDIDATAR-ME

Fases de candidaturas a decorrer

Consulte abaixo as fases de candidaturas a decorrer para este curso.
Pode consultar todas as outras fases aqui.

Valores

A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.

Direção do Curso

Lília Marcelino

Secretariado

Alexandra Oliveira

Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios