Novos Cursos
Os Nossos Cursos
Informações Académicas
O estacionamento é gratuito no campus da Universidade Lusófona para todos os alunos de pós-graduação, mestrado e doutoramento do período noturno. Ler mais
Formato do cursoÀ Distância
Horas135h
Créditos19 ECTS
-
Apresentação
Apresentação
O sucesso escolar da Matemática é uma condição sine qua non para lidar esta nova Era Tecnológica. Apresenta-se assim indispensável para os professores, estudantes e demais profissionais da educação compreender o processo de aprendizagem da Matemática e os diversos mecanismos cognitivos e de ensino que lhe são inerentes. Para além disso, procura-se que os formandos desenvolvam competências que lhes permitam sinalizar alunos com dificuldades, de modo a serem alvo de intervenção atempada. Tem como eixo a análise da aprendizagem e dos processos educativos a partir dos contributos da Psicologia Cognitiva, Educação Matemática e Artes Visuais, de modo a favorecer uma visão ampla e integradora do que significa aprender com sucesso a Matemática.
-
Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: - titulares de grau de licenciado, mestrado ou doutoramento ou equivalente legal; - titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo; - titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente. Metodologia de avaliação - Assiduidade mínima de 75%; - Trabalho grupo e/ou individual por UC; - Trabalho final, passível de ser publicado, em formato artigo/livro/guião/relatório sobre um ou mais temas dos blocos temáticos.
-
Competências
Competências
1. Identificar e intervir atempadamente nas dificuldades na aprendizagem da Matemática. 2. Utilizar materiais estruturados e não estruturados nos primeiros anos de ensino formal da Matemática. 3. Refletir criticamente sobre manuais escolares de matemática. 4. Identificar e ultrapassar dificuldades da linguagem matemática oral e escrita. 5. Utilizar referentes artísticos como suporte à aprendizagem da matemática.
-
Programa
Programa
- [Anual]
-
Aprendizagem da Matemática e Desenvolvimento da Competência Matemática
1.5 ects -
Arte e Matemática: Expressões Artísticas, Geometria e Aritmética
1.5 ects -
Descoberta da Matemática na Educação Pré-Escolar
1.5 ects -
Didática da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico
3.5 ects -
Dificuldades na Aprendizagem da Matemática - Avaliação e Intervenção
3.5 ects -
Linguagem Matemática: Definições e Interpretação de Problemas
1.5 ects -
Manuais Escolares: Análise Crítica dos Conteúdos Matemáticos
1.5 ects -
Seminário de Investigação (Trabalho Final)
5 ects
-
Saídas Profissionais
Saídas Profissionais
Mestrados em Psicologia e/ou Educação; Mestrado em Educação Especial; Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Outras áreas, cujo exercício profissional invoque, parcial ou totalmente, o plano curricular desta pós-graduação.
-
Observações
Observações
Razões para Frequentar o Curso: As baixas competências matemáticas têm um impacto negativo tanto a nível social como educacional. Apresenta-se assim indispensável para os professores e demais profissionais da educação compreender como se dá o processo de aprendizagem da Matemática e os diversos mecanismos cognitivos e de ensino que lhe são inerentes. Dos professores e educadores exige-se um conhecimento profundo da matemática elementar, bem como competências didáticas adequadas às faixas etárias em causa. Esta necessidade implica também a investigação e o conhecimento de teorias e processos de aprendizagem e desenvolvimento numérico, passando pelo conhecimento prático de métodos de ensino reconhecidos em estudos internacionais relevantes, como o Método Singapura. Procura-se que os professores, psicólogos e educadores: a) desenvolvam espírito crítico sobre manuais escolares; b) tenham formação para o uso de recursos didáticos manipuláveis/digitais/artísticos; c) adquiram o domínio da linguagem oral e escrita para o ensino e identificação de dificuldades; d) e desenvolvam competências para promover a aprendizagem da Matemática usando referentes artísticos variados no sentido de ajudar os estudantes a alargar horizontes na visão da matemática. Para além disso, procura-se que os formandos desenvolvam competências que lhes permitam sinalizar alunos com dificuldades, de modo a serem alvo de intervenção atempada. A capacidade de ação em casos de insucesso e dificuldades de aprendizagem da Matemática, incluindo o Baixo Rendimento na Matemática, a Ansiedade na Matemática e dificuldades específicas mais severas como a Discalculia, é fundamental que psicólogos, professores de educação especial e técnicos devem ter, de modo a efetuar o despiste, a avaliação e uma intervenção eficaz.
Centro Universitário
Lisboa | F. Ciências Sociais, Educação e Adm.