-
Apresentação
Apresentação
Esta UC debruça-se sobre os fundamentos conceptuais e legais que enquadram a Educação Especial e a Educação Inclusiva, para que possam ser interpretados à luz do contexto sócio-histórico-filosófico em que se situam e deem sustentação às práticas profissionais dos futuros docentes de Educação Especial. Pretende-se que estas potenciem o processo de aprendizagem e inclusão de todas as crianças e alunos com necessidades específicas de educação e, em particular, o dos alunos com perturbações do foro cognitivo e/ou motor, perturbações da personalidade ou de conduta, e multideficiência, tendo em conta que no quadro legal atual, a Educação para todas as crianças e alunos deve ser inclusiva e equitativa, de qualidade e processar-se ao longo da vida.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT7127-22231
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Dimensões sócio históricas da Educação, da Educação Especial e da Educação Inclusiva. 2. Marcos internacionais: - Decl Univ dos Direitos Humanos (1948), Convenç sobre os Direitos da Criança (1989), Decl de Salamanca (1994), Conv sobre os Direitos das P com Deficiência (2006), Decl de Lisboa, de Incheon e ODS4 (2015), Fórum de Cali (2019) e de Dakar (2000), Relatórios da UNESCO de 2019 (Manual para garantir inclusão e equidade na educação) e 2023 (Reimaginar os nossos futuros juntos) 3. Enquadramento legal nacional: - Constituição da República Portuguesa (1976) - PASEO - Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017) - DL 54/2018 (com as alterações da Lei n.º 116/2019), - Para uma Educação Inclusiva: Manual de apoio à prática (2018). 4. Princípios e valores educacionais. 5. Competências dos profissionais e dos docentes de Educação Especial nos domínios cognitivo e motor.
-
Objetivos
Objetivos
No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: -Entender a Educação Especial e a Educação Inclusiva no contexto sócio-histórico-cultural em que se inserem; -Compreender a evolução dos documentos norteadores internacionais e nacionais que fundamentam a integração e a inclusão; -Situar-se face a modelos de resposta a crianças e alunos com perturbações do foro cognitivo e/ou motor, perturbações da personalidade ou de conduta e multideficiência, tendo em conta os quadros conceptuais em que se fundamentam; -Conhecer o quadro legal que enquadra a inclusão educativa; -Conhecer e enquadrar as competências inerentes ao desempenho profissional dos professores de Educação Especial do grupo 910; -Incentivar e apoiar as escolas na implementação de projetos educativos que envolvam os alunos com necessidades educativas especiais e os contextos em que vivem; -Refletir sobre a Inclusão Educativa nas suas múltiplas dimensões.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Exposição para introdução e/ou sistematização de conceitos; Visionamento de documentários e debate sobre os mesmos; Trabalhos individuais e de grupo sobre as temáticas a abordar e abordadas; Problematização e reflexão sobre situações profissionais apresentadas pelos estudantes. Privilegiando metodologias ativas para as temáticas a abordar, os estudantes analisarão documentos e deixarão as suas reflexões nos fóruns criados para este fim. Em grupos de investigação, constroem um texto sobre Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva, conforme guião disponibilizado na plataforma Moodle. O trabalho de grupo é apresentado oralmente ao final da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ainscow, M. (2020). Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, 6(1), 7?16. Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Diário da República. (Consolidado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro). Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (2024). Políticas públicas e formação continuada de professores para a educação inclusiva: relatório da investigação. ALANA. Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva (2ª edição). PROFEDIÇÕES. UNESCO (2019). Manual para garantir inclusão e equidade na educação. UNESCO. Martins, G. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. DGE.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Entrega do texto produzido em grupos, segundo as orientações descritas no Moodle.
Até 23-10-2025
60%
Apresentação oral dos textos produzidos.
25-10-2025
40%
(...)
É disponibilizado na plataforma Moodle aos estudantes: bibliografia, documentários e vídeos sobre os quais incidiram trabalhos, links úteis.
Sempre que necessário, a docente está disponível para atender os estudantes e acompanhar o seu trabalho.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




