-
Apresentação
Apresentação
Esta UC constitui-se na confluência de três domínios muito relevantes da Educação: o Currículo, a Avaliação e a Inclusão. Uma Educação de qualidade é uma Educação inclusiva e equitativa de acordo com o ODS4 e com os principais documentos internacionais de referência. No seu decurso procurar-se-á, a partir dos principais modelos e conceitos teóricos destes três domínios, construir um pensamento reflexivo e crítico com os estudantes, atendendo às suas experiências e práticas, que responda à pertinência dos saberes e competências a desenvolver nesta Pó-Graduação de Educação Especial e Educação Inclusiva.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT7127-27164
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceções de Currículo e de Desenvolvimento Curricular 1.1. Modelos de organização do Currículo 1.2. Desenvolvimento curricular para a aprendizagem de todos e de cada um 2. Concepções de currículo, equidade e inclusão 2.1. Conceito de Currículo, autonomia e flexibilidade curricular 2.2. Concepção / Planeamento Universal da Aprendizagem 2.3. Abordagem multinível e Resposta à Intervenção 2.4. Adaptações curriculares e diferenciações pedagógicas 2.6. Contributos dos Docentes de Educação Especial para o desenvolvimento curricular 3. Avaliação pedagógica 3.1. A Avaliação como parte do currículo e do desenvolvimento curricular. 3.2. Modelos de avaliação pedagógica: avaliação diagnóstica, formativa e sumativa 4. Avaliação das e para as aprendizagens e instrumentos de apoio: 4.1. Avaliação compreensiva, processual, relacional e personalizada. 4.2. A avaliação como ação colaborativa e cooperativa 4.2. Construção coletiva do RTP e PEI no domínio cognitivo e motor.
-
Objetivos
Objetivos
Nesta UC pretende-se desenvolver os seguintes objetivos: - Compreender e refletir sobre a organização escolar e o currículo a partir de diferentes modelos teóricos e contributos das Ciências da Educação. (FCE) - Reconhecer a importância da investigação e inovação em Educação de modo a avaliar, intervir e a refletir, de forma fundamentada, sobre as mais adequadas atuações em contextos educativos equitativos e inclusivos; (FCE) Contribuir para a diferenciação pedagógica, visando a aprendizagem de todas e cada uma das crianças e os jovens em função das suas características específicas; (FE) Conhecer DUA e a aprendizagem multinível enquanto modelos essenciais para o desenvolvimento de práticas inclusivas. (FE) Participar colaborativamente na proposição de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão a alunos com necessidades educativas específicas no domínio cognitivo e motor. (FE)
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Serão promovidas, com base no DUA, múltiplas formas de apresentação dos conteúdos, de envolvimento dos estudantes e formas de expressão do saber. Os objetivos definidos serão alcançados através de uma apresentação dialogada dos conteúdos veiculados, os quais serão apresentados de forma expositiva e através de métodos ativos (trabalhos de grupo, gamificação, métodos expressivos, “world-cafe”, “fish-bowl”, entre outros) que permitam refletir sobre uma situação ou conceito segundo diversos pontos de vista. A mediação docente deverá garantir uma discussão baseada nos valores da inclusão, equidade e justiça social. Os materiais adotados ao longo da UC serão disponibilizados no Moodle, assim como e-atividades síncronas e assíncronas, tais como a participação em fóruns, a discussão de textos e a visualização vídeos e de webinars. As aulas síncronas desenvolvem-se no Zoom. .
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
A Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e Estratégias de Ação. Porto Editora. Direção-Geral da Educação. (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Ministério da Educação. Estrela, E., Lima, L. (2024). Towards a democratic curriculum: the narrative paradigm to achieve a state of viscosity. Curriculum Perspectives, 44, 155-165. https://doi.org/10.1007/s41297-024-00238-x Fernandes, D. (2021). Para uma Fundamentação e Melhoria das Práticas de Avaliação Pedagógica no Âmbito do Projeto MAIA (M. da E.-G. da Educação, Ed.). https://afc.dge.mec.pt/sites/default/files/2021-05/TextodeApoio1_Para%20uma%20Fundamentac%CC%A7a%CC%83o%20e%20Melhoria%20das%20Pra%CC%81ticas%20de%20Avaliac%CC%A7a%CC%83o%20Pedago%CC%81gica.pdf OECD (2021). Adapting Curriculum to Bridge Equity Gaps: Towards an Inclusive Curriculum. OECD Publishing. https://doi.org/10.1787/6b49e118-en.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação, numa perspetiva diagnóstica e formativa, ocorrerá nos diálogos em que os estudantes poderão expressar as suas aprendizagens e os docentes poderão ajustar as estratégias de ensino. Incluirá a participação dos estudantes nas atividades presenciais e online, síncronas e assíncronas.
A avaliação refletirá, também as exposições e diálogos, a análise de webinares e o estudo dos textos fundamentais sugeridos ao longo das sessões, sendo considerado para fins da classificação final:
1) narrativa registrada nos fóruns e espaços de discussão disponíveis no Moodle (30%);
2) um portfólio de aprendizagens, de formato livre, entregue no Moodle e apresentado presencialmente, evidenciando as aprendizagens construídas ou consolidadas ao longo da UC, e cujos critérios serão divulgados no Moodle (70%)
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




