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Disciplina Inovação e Sustentabilidade

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • A onipresença da inovação
    • Compreendendo a inovação: outcome, processo, mindset
    • Tática inovadora: 10 tipos de inovação
    • Inovação e sustentabilidade
    • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
    • Responsabilidade Social Corporativa: As B-Corp?s
    • Common Good HRM
  • Objetivos

    Objetivos

    • Compreender o conceito de inovação;
    • Compreender e identificar a onipresença da inovação;
    • Compreender e identificar as características da inovação como um outcome, um processo, e um mindset;
    • Compreender e identificar as principais táticas para implementar inovações nas organizações;
    • Compreender, identificar a relação entre a inovação e a sustentabilidade;
    • Conhecer os ODS;
    • Identificar as diferenças entre os ODS;
    • Compreender a continua relevância e importância da responsabilidade social corporativa;
    • Identificar diferentes práticas para uma Common Good HRM.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino: Método expositivo complementado com debate e clarificações, com vista à compreensão dos conceitos e teorias. Método demonstrativo, para que haja uma aplicação prática dos conceitos e teorias. Métodos ativos, com recurso a instrumentos utilizados na prática profissional e a estudos de caso para o desenvolvimento das competências técnicas na prática.
    Metodologias de avaliação : Trabalhos e Exercícos práticos, assiduidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alcover, C., Rico, R., & West, M. (2021). Struggling to Fix Teams in Real Work Settings: A Challenge Assessment and an Intervention Toolbox. The Spanish Journal of Psychology, 24 , E23.
    doi:10.1017/SJP.2021.21
    Aust, I., Matthews, B., & Muller-Camen, M. (2020). Common Good HRM: A paradigm shift in Sustainable HRM?. Human Resource Management Review , 30(3), 100705.
    Gomes, C., Curral, L., & Caetano, A. (2015). The mediating effect of work engagement on the relationship between self-leadership and individual innovation. International Journal of Innovation
    Management , 19
    (01), 1550009.
    Kahn, K. B. (2018). Understanding innovation. Business Horizons , 61(3), 453-460.
    Marques-Quinteiro, P., Curral, L., Passos, A., Lewis, K., & Gomes, C. (2019). How transactive memory systems and reflexivity relate with innovation in healthcare teams. Análise Psicológica , 37 (1), 41-51.

     

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