-
Apresentação
Apresentação
Os conhecimentos a adquirir nesta UC, inserem-se, principalmente, no âmbito da Estatística e da metodologia de investigação científica que constituem conceitos essenciais para a validação da pesquisa quantitativa e qualitativa. Logo, os procedimentos básicos que a comunidade académica utiliza na recolha, tratamento, interpretação dos dados, bem como, na divulgação da informação científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
| Anual | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6028-13456
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Metodologia Científica: como fazer uma investigação e como apresentar um trabalho: 1.1 Preparação do seminário: debate, avaliação e sugestões; 1.2. Aplicação dos modelos de investigação; 1.3. Aplicação dos métodos e técnicas de investigação 1.4. Instrumentos de recolha de dados; 1.5. Tratamento e análise de dados; 1.6. Classificação das variáveis; 1.7. Conclusões/conclusão; 1.8. Citações e referências; 1.9. Normas da ULHT. 2. Estatística Descritiva: 2.1. Conceitos Básicos de Estatística; 2.2. Indicadores genéricos de medição; 2.2. Indicadores genéricos de medição; 2.3. Classificação de variáveis; 2.4. Análise descritiva univariada; 2.5. Análise descritiva bivariada; 2.6. Análise de observações ao longo do tempo; 2.7. Regressão linear simples e correlação. 3. Amostragem 4. Motivação e Incentivo: 4.1. Hierarquia das necessidades de Maslow; 4.2. Ciclo motivacional. 5. Administração: 5.1. Teoria de McGregor - x e y.
-
Objetivos
Objetivos
Levar os discentes a conhecer e a aplicar, na sua prática académica, o conhecimento científico e respetivos procedimentos. Sensibilizar os discentes para a vigilância epistemológica: contenção dos pré-juízos e juízos de valor que possam inviabilizar os objetivos da investigação. Desenvolver o sentido crítico na confrontação teórica concernente aos vários autores e/ou paradigmas. Treiná-los ao nível da metodologia e na opção dos vários métodos científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
M e t o d o l o g i a d e e n s i n o : - Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação: online/e-learning , via Moodle /Videoconferência/ ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT. - Q u e s t õ e s p a r a d i s c u s s ã o . - A n á l i s e d e c a s o s . - A c o m p a n h a m e n t o t u t o r i a l . M e t o d o l o g i a s d e a v a l i a ç ã o : Trabalho individual (produção e exposição oral ) Assiduidade e participação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BARAÑANO, Ana Maria, (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo. BENTO, Luís, (2008). Nova Gestão de Recursos Humanos: pessoas, conhecimento, valores, competências, processos e resultados. Lisboa: Edição do Autor. COELHO, José Dias (Coord.), (2007). Sociedade da Informação: o percurso português ? dez anos de sociedade da informação análise e perspetivas. Lisboa: Edições Sílabo. COSTA, C., (2005). A Cultura como Fator Dinamizador da Economia: os investimentos p o r t u g u e s e s n o B r a s i l . L i s b o a : I S C T E .
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não