filmeu

Disciplina Seminário I/ Seminário de Investigação, Liderança, Empreendedorismo e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conhecimentos a adquirir nesta UC, inserem-se, principalmente, no âmbito da Estatística e da metodologia de investigação científica que constituem conceitos essenciais para a validação da pesquisa quantitativa e qualitativa. Logo, os procedimentos básicos que a comunidade académica utiliza na recolha, tratamento, interpretação dos dados, bem como, na divulgação da informação científica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

       1. Metodologia Científica: como fazer uma investigação e como apresentar um trabalho:  1.1 Preparação do seminário: debate, avaliação e sugestões;  1.2. Aplicação dos modelos de investigação;  1.3. Aplicação dos métodos e técnicas de investigação  1.4. Instrumentos de recolha de dados;  1.5. Tratamento e análise de dados;  1.6. Classificação das variáveis;  1.7. Conclusões/conclusão;  1.8. Citações e referências;  1.9. Normas da ULHT.  2. Estatística Descritiva:  2.1. Conceitos Básicos de Estatística;  2.2. Indicadores genéricos de medição; 2.2. Indicadores genéricos de medição;  2.3. Classificação de variáveis;  2.4. Análise descritiva univariada;  2.5. Análise descritiva bivariada;  2.6. Análise de observações ao longo do tempo;  2.7. Regressão linear simples e correlação.  3. Amostragem  4. Motivação e Incentivo:  4.1. Hierarquia das necessidades de Maslow;  4.2. Ciclo motivacional.  5. Administração:  5.1. Teoria de McGregor - x e y. 
  • Objetivos

    Objetivos

      Levar os discentes a conhecer e a aplicar, na sua prática académica, o conhecimento científico e respetivos procedimentos. Sensibilizar os discentes para a vigilância epistemológica: contenção dos pré-juízos e juízos de valor que possam inviabilizar os objetivos da investigação. Desenvolver o sentido crítico na confrontação teórica concernente aos vários autores e/ou paradigmas. Treiná-los ao nível da metodologia e na opção dos vários métodos científicos. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

     M e t o d o l o g i a d e e n s i n o : - Aulas teórico-práticas com recurso às recentes tecnologias de informação e comunicação: online/e-learning , via Moodle /Videoconferência/ ZOOM, nos termos das normas vigentes na ULHT.  - Q u e s t õ e s p a r a d i s c u s s ã o .  - A n á l i s e d e c a s o s .  - A c o m p a n h a m e n t o t u t o r i a l .  M e t o d o l o g i a s d e a v a l i a ç ã o : Trabalho individual (produção e exposição oral ) Assiduidade e participação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      BARAÑANO, Ana Maria, (2004). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: manual de apoio à realização de trabalhos de investigação. Lisboa: Edições Sílabo.  BENTO, Luís, (2008). Nova Gestão de Recursos Humanos: pessoas, conhecimento, valores, competências, processos e resultados. Lisboa: Edição do Autor.  COELHO, José Dias (Coord.), (2007). Sociedade da Informação: o percurso português ? dez anos de sociedade da informação análise e perspetivas. Lisboa: Edições Sílabo.  COSTA, C., (2005). A Cultura como Fator Dinamizador da Economia: os investimentos p o r t u g u e s e s n o B r a s i l . L i s b o a : I S C T E .
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios